Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Lenise Pozzobon de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000002c5r
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25605
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017
id UFSM_dd63ed5fc57d2d4cfb5726853f738a41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/25605
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSMProblem Based Learning - PBL: practical application of the methodology in the Accounting Discipline of the Rural Activity of the course of Accounting Sciences of UFSMPBLTeachingAccountingMetodologia PBLEnsinoContabilidade ruralCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017The Problem Based Learning (PBL) methodology is based on teaching by solving the problems of everyday life, in which the student is encouraged to use his previous knowledge together with research conducted with the help and guidance of the teacher. It is known, however, that the activities carried out by professionals in the accounting area require more and more capacity to solve the problems faced by clients, such as to analyze and interpret tax laws, which are constantly changing, with efficiency and speed. In order to contribute to the teaching of the accounting students of UFSM, the present paper has the objective of analyzing the application of the PBL in the discipline of Rural Activity Accounting. Initially, the PBL methodology was introduced to the students, seeking acceptance and identifying the perception of the application of the PBL methodology regarding its dynamics and potentiality. It was then verified and compared to the students' perception of the traditional teaching method. This study was carried out in order to elucidate the problem, the achievement of the objectives with a deductive, qualitative and quantitative, descriptive, action-research-based approach. In the development of the research it was used as a data collection instrument a questionnaire, developed from the Study of Rodrigues and Araújo (2006). As to the results, it was inferred that there was acceptance on the part of the students regarding the application of the PBL methodology. The students' perception of the dynamics and potentiality of the methodology can be verified by the main characteristics chosen: dynamics of the method and stimulation of self-learning. In addition, 64% of the respondents revealed that they learned more easily through the PBL methodology. In the students' preference for methodology, 45% of the students preferred the PBL methodology, 14% opted for the traditional method and 41% considered both methods to be good. It is important to highlight that the majority of students attributed a score between 7 and 10 to the efficiency of the PBL method, which is an evidence of an opportunity for replication of future research, contributing to bring together theory and practice. Finally, it was verified that the PBL method is useful for training the future accounting professional, preparing him for the market through the development of their skills.A metodologia Problem Based Learning – PBL é fundamentada no ensino pela solução dos problemas do cotidiano, na qual o aluno é incentivado a utilizar seus conhecimentos prévios, juntamente com pesquisas realizadas com o auxílio e orientação do professor. Em contraponto, sabe-se que as atividades realizadas pelos profissionais da área contábil exigem cada vez mais preparo na solução dos problemas enfrentados pelos clientes, como por exemplo, analisar e interpretar legislações tributárias, que estão em constante mudança, com eficiência e rapidez. No intuito de contribuir para o ensino dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFSM, no presente estudo objetivou-se analisar a aplicação da metodologia PBL na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural. Inicialmente apresentou-se a metodologia PBL aos alunos, buscou-se a aceitação e identificou-se a percepção da aplicação da metodologia PBL quanto a sua dinâmica e potencialidade. Em seguida foi verificada e comparada a percepção dos alunos em relação ao método tradicional de ensino. O presente estudo foi realizado de forma a elucidar o problema, o alcance dos objetivos, com abordagem dedutiva, quantitativa e quantitativa, descritiva, baseada em pesquisa-ação. No desenvolvimento da pesquisa se utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, desenvolvido a partir do estudo de Rodrigues e Araújo (2006). Quanto aos resultados infere-se que houve aceitação por parte dos alunos quanto a aplicação da metodologia PBL. A percepção dos alunos quanto a dinâmica e potencialidade da metodologia pode ser verificada pela escolha das principais características: dinâmica do método e estímulo a autoaprendizagem. Além disso, 64% dos respondentes revelaram que aprenderam com maior facilidade por meio da metodologia PBL. Na preferência dos alunos quanto a metodologia, 45% dos alunos preferiram a metodologia PBL, 14% optaram pelo método tradicional e 41% consideraram ambos os métodos bons. É importante destacar que a maioria dos alunos atribuiu nota entre 7 e 10 quanto a aquisição de conhecimentos por meio do método PBL, o que evidência uma oportunidade para a replicação de pesquisas futuras, contribuindo para aliar teoria e prática. Por fim, verificou-se que o método PBL é profícuo para capacitação do futuro profissional contábil, preparando-o para o mercado de trabalho por meio do desenvolvimento das suas competências.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasKrüger, CristianeMatos, Lenise Pozzobon de2022-07-19T19:29:55Z2022-07-19T19:29:55Z2017-07-042017Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25605ark:/26339/0013000002c5rporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-19T19:29:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/25605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-19T19:29:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
Problem Based Learning - PBL: practical application of the methodology in the Accounting Discipline of the Rural Activity of the course of Accounting Sciences of UFSM
title Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
spellingShingle Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
Matos, Lenise Pozzobon de
PBL
Teaching
Accounting
Metodologia PBL
Ensino
Contabilidade rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
title_full Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
title_fullStr Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
title_full_unstemmed Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
title_sort Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
author Matos, Lenise Pozzobon de
author_facet Matos, Lenise Pozzobon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Lenise Pozzobon de
dc.subject.por.fl_str_mv PBL
Teaching
Accounting
Metodologia PBL
Ensino
Contabilidade rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic PBL
Teaching
Accounting
Metodologia PBL
Ensino
Contabilidade rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04
2017
2022-07-19T19:29:55Z
2022-07-19T19:29:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25605
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000002c5r
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25605
identifier_str_mv ark:/26339/0013000002c5r
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172269241008128