Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mara Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/
Resumo: Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.
id USP_2bbb3c1e164cbec866e58fae19c9b68a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19052008-134942
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empíricoApplying Problem Based Learning (PBL) teaching method in the Accounting course: an empiric studyAccountingContabilidadeMétodo de Ensino / AprendizagemPBLPBLTeaching-Learning MethodMudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.Changes have been happening in the profile of exit accounting students, requiring from them not only specific knowledge of accounting techniques, but also the development of multiple competences and a holistic view of the business world. Research, however, has shown that the students do not feel well prepared when they finish their Accounting course. The PBL method proposes to stimulate critical thought, develop skills for the solution of problems, and also encourage students to learn concepts of their area. This method is different from conventional approaches because the teaching is student-centered; it begins with the use of problems to address, to motivate, and to focus the learning process. Nevertheless, the use of PBL is still incipient in the accounting area. The aim of this work is to verify the effectiveness of the PBL method in the Accounting course of FEA-RP/USP. The statistical results found through factorial analysis, alpha of Cronbach, and regression allowed us to verify that, when students adhere to the method, they gain knowledge in the area; they acquire the ability to solve problems; they improve their communication skills; they develop abilities; and they become more self-confident. These results are consonant with Kanet and Barut\'s (2003) work, and they also corroborate with goal-analysis carried out in the medical area by Norman and Schmidt (2000) and Albanese and Michell (1993). However, there is no method that solves all teaching-learning problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deSoares, Mara Alves2008-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-19052008-134942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
Applying Problem Based Learning (PBL) teaching method in the Accounting course: an empiric study
title Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
spellingShingle Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
Soares, Mara Alves
Accounting
Contabilidade
Método de Ensino / Aprendizagem
PBL
PBL
Teaching-Learning Method
title_short Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
title_full Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
title_fullStr Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
title_full_unstemmed Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
title_sort Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
author Soares, Mara Alves
author_facet Soares, Mara Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Adriana Maria Procopio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mara Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Contabilidade
Método de Ensino / Aprendizagem
PBL
PBL
Teaching-Learning Method
topic Accounting
Contabilidade
Método de Ensino / Aprendizagem
PBL
PBL
Teaching-Learning Method
description Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257168012640256