Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/ |
Resumo: | Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem. |
id |
USP_2bbb3c1e164cbec866e58fae19c9b68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19052008-134942 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empíricoApplying Problem Based Learning (PBL) teaching method in the Accounting course: an empiric studyAccountingContabilidadeMétodo de Ensino / AprendizagemPBLPBLTeaching-Learning MethodMudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.Changes have been happening in the profile of exit accounting students, requiring from them not only specific knowledge of accounting techniques, but also the development of multiple competences and a holistic view of the business world. Research, however, has shown that the students do not feel well prepared when they finish their Accounting course. The PBL method proposes to stimulate critical thought, develop skills for the solution of problems, and also encourage students to learn concepts of their area. This method is different from conventional approaches because the teaching is student-centered; it begins with the use of problems to address, to motivate, and to focus the learning process. Nevertheless, the use of PBL is still incipient in the accounting area. The aim of this work is to verify the effectiveness of the PBL method in the Accounting course of FEA-RP/USP. The statistical results found through factorial analysis, alpha of Cronbach, and regression allowed us to verify that, when students adhere to the method, they gain knowledge in the area; they acquire the ability to solve problems; they improve their communication skills; they develop abilities; and they become more self-confident. These results are consonant with Kanet and Barut\'s (2003) work, and they also corroborate with goal-analysis carried out in the medical area by Norman and Schmidt (2000) and Albanese and Michell (1993). However, there is no method that solves all teaching-learning problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deSoares, Mara Alves2008-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-19052008-134942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico Applying Problem Based Learning (PBL) teaching method in the Accounting course: an empiric study |
title |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
spellingShingle |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico Soares, Mara Alves Accounting Contabilidade Método de Ensino / Aprendizagem PBL PBL Teaching-Learning Method |
title_short |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
title_full |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
title_fullStr |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
title_full_unstemmed |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
title_sort |
Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico |
author |
Soares, Mara Alves |
author_facet |
Soares, Mara Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Adriana Maria Procopio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mara Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting Contabilidade Método de Ensino / Aprendizagem PBL PBL Teaching-Learning Method |
topic |
Accounting Contabilidade Método de Ensino / Aprendizagem PBL PBL Teaching-Learning Method |
description |
Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19052008-134942/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257168012640256 |