Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Ana Paula
Data de Publicação: 2006
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004cs1
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.
id UFSM_df534a084a2651ef84b1b3456d0aa45d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1126
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantilEducaçãoEducação física escolarEducação de criançasAprendizado infantilProfessoresSaberes do docenteArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.The investigation seeks to analyze how physical education teachers structure their lecturer’s knowledge on child education and how are organized, pedagogically instructed, the physical education classes. The investigation assumes a qualitative boarding with a phenomenological approach. The participants are three physical education teachers who work with child education classes. To collect the data a semi-structured interview was used. The interpretation of the data was made by the analysis of the content. The lecturer’s knowledge is acquired by the teacher during his professional formation; it’s throughout it that the teacher seeks subsidies to build himself professor, in a certain amount of space and time, having ample relation with his work environment. These principles learned through time can be adapted or rebuilt, or even deconstructed when they make contact with the educational reality. The relation between the pedagogical instruction organization of the physical education classes for child education and the lecturer’s knowledge emerge from the teacher’s daily, in his relation with his planning, objectives, contents and strategies which are used to solve problematic subjects on class, through educational concepts that are adopted and reflect all the teacher’s understanding related to the educational and learning process. When trying approach, necessary to the understanding of the focused subjects, there were characteristics of each participant teacher, as how, in the perception of each one of them over their professional formation, about the acting context and the lecturer’s experiences, on which they could build in contact with their own reality.A investigação busca analisar como os professores de Educação Física estruturam os saberes docentes na Educação Infantil; e como são organizadas, didático-pedagogicamente, as aulas de Educação Física. A investigação assume uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Os participantes são três professores de Educação Física que trabalham com turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os saberes docentes são conhecimentos adquiridos pelo professor durante sua formação profissional, é através deles que o professor busca subsídios para constituir-se professor, em determinado espaço e tempo, tendo ampla relação com o seu local de trabalho. A relação da organização didático-pedagógica das aulas de Educação Física para a Educação Infantil com os saberes docentes emergem do cotidiano do professor, na sua relação com o seu planejamento, objetivos, conteúdos e estratégias as quais lança mão para solucionar questões problemáticas da sua aula, através das concepções de ensino que adota e que refletem todo o entendimento do professor em relação a Educação e ao aprendizado. Os saberes da experiência do professor, aos quais ele constrói na sua relação com a sua realidade, vem atender às necessidades formativas, lacunas deixadas pela sua formação inicial, assim tendo uma grande importância no momento de rever estes conhecimentos iniciais de forma a estar avaliando-os e validando-os na sua ação docente, objetivando estabelecer uma Educação Física voltada à infância, e não aplicada à infância.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosKrug, Hugo NorbertoBernardi, Ana Paula2015-11-13T13:31:39Z2015-11-13T13:31:39Z2006-08-292006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126ark:/26339/0013000004cs1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-03-10T15:46:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-03-10T15:46:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
title Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
spellingShingle Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
Bernardi, Ana Paula
Educação
Educação física escolar
Educação de crianças
Aprendizado infantil
Professores
Saberes do docente
title_short Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
title_full Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
title_fullStr Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
title_full_unstemmed Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
title_sort Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
author Bernardi, Ana Paula
author_facet Bernardi, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física escolar
Educação de crianças
Aprendizado infantil
Professores
Saberes do docente
topic Educação
Educação física escolar
Educação de crianças
Aprendizado infantil
Professores
Saberes do docente
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-29
2006
2015-11-13T13:31:39Z
2015-11-13T13:31:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004cs1
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004cs1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172281046925312