Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004cs1 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006. |
id |
UFSM_df534a084a2651ef84b1b3456d0aa45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1126 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantilEducaçãoEducação física escolarEducação de criançasAprendizado infantilProfessoresSaberes do docenteArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.The investigation seeks to analyze how physical education teachers structure their lecturer’s knowledge on child education and how are organized, pedagogically instructed, the physical education classes. The investigation assumes a qualitative boarding with a phenomenological approach. The participants are three physical education teachers who work with child education classes. To collect the data a semi-structured interview was used. The interpretation of the data was made by the analysis of the content. The lecturer’s knowledge is acquired by the teacher during his professional formation; it’s throughout it that the teacher seeks subsidies to build himself professor, in a certain amount of space and time, having ample relation with his work environment. These principles learned through time can be adapted or rebuilt, or even deconstructed when they make contact with the educational reality. The relation between the pedagogical instruction organization of the physical education classes for child education and the lecturer’s knowledge emerge from the teacher’s daily, in his relation with his planning, objectives, contents and strategies which are used to solve problematic subjects on class, through educational concepts that are adopted and reflect all the teacher’s understanding related to the educational and learning process. When trying approach, necessary to the understanding of the focused subjects, there were characteristics of each participant teacher, as how, in the perception of each one of them over their professional formation, about the acting context and the lecturer’s experiences, on which they could build in contact with their own reality.A investigação busca analisar como os professores de Educação Física estruturam os saberes docentes na Educação Infantil; e como são organizadas, didático-pedagogicamente, as aulas de Educação Física. A investigação assume uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Os participantes são três professores de Educação Física que trabalham com turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os saberes docentes são conhecimentos adquiridos pelo professor durante sua formação profissional, é através deles que o professor busca subsídios para constituir-se professor, em determinado espaço e tempo, tendo ampla relação com o seu local de trabalho. A relação da organização didático-pedagógica das aulas de Educação Física para a Educação Infantil com os saberes docentes emergem do cotidiano do professor, na sua relação com o seu planejamento, objetivos, conteúdos e estratégias as quais lança mão para solucionar questões problemáticas da sua aula, através das concepções de ensino que adota e que refletem todo o entendimento do professor em relação a Educação e ao aprendizado. Os saberes da experiência do professor, aos quais ele constrói na sua relação com a sua realidade, vem atender às necessidades formativas, lacunas deixadas pela sua formação inicial, assim tendo uma grande importância no momento de rever estes conhecimentos iniciais de forma a estar avaliando-os e validando-os na sua ação docente, objetivando estabelecer uma Educação Física voltada à infância, e não aplicada à infância.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosKrug, Hugo NorbertoBernardi, Ana Paula2015-11-13T13:31:39Z2015-11-13T13:31:39Z2006-08-292006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126ark:/26339/0013000004cs1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-03-10T15:46:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-03-10T15:46:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
title |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
spellingShingle |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil Bernardi, Ana Paula Educação Educação física escolar Educação de crianças Aprendizado infantil Professores Saberes do docente |
title_short |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
title_full |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
title_fullStr |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
title_sort |
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil |
author |
Bernardi, Ana Paula |
author_facet |
Bernardi, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação física escolar Educação de crianças Aprendizado infantil Professores Saberes do docente |
topic |
Educação Educação física escolar Educação de crianças Aprendizado infantil Professores Saberes do docente |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-29 2006 2015-11-13T13:31:39Z 2015-11-13T13:31:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004cs1 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004cs1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172281046925312 |