Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Neiva Pohlmann
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000009bk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_e93fa2b5466373490fcc35cfbdd0079b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12877
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação públicaGestão democráticaConselhos escolaresEducaçãoParticipaçãoComunidadeDemocratic managementSchool boardsEducationParticipationComunityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.The present paper aims to verify the importance of School Boards as a strategy for democratic management of public education. This essay proposes a reflection regarding participation of the school comunity in the School Board of Local School of Early Childhood Education Santa Rita de Cássia from Sobradinho-RS. More specifically, the goal is to investigate whether such Board is an instrument in favor of a participatory and democratic management. This paper was developed considering principles by Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina Klippel, as well as theory from Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). Concerning methodology, there was early search for literature in the area, followed by documents and questionnaires analysis. The questionnaires were previously applied to the student advisors containing seven objective test questions, what could provide comparisons among answers and, consequently, satisfying conclusions. Related to the findings, it is clear that everyone is aware of the importance of the School Board for an effective participation because it supports a greater quality for education. The Board members are active and, if they need to absent, they present justification for that, besides looking for details on the subjects discussed during their absences. The process of members’ selection takes place through a meeting and invitation to the school comunity (80% are female). Furthermore, it is evident that every person involved takes into account matters which aim more democracy and transparency to the development of administrative and pedagogical activities.O presente trabalho tem como finalidade verificar a importância dos Conselhos Escolares como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Visa promover uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar no Conselho Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia de Sobradinho-RS, no sentido de verificar se este colegiado se constitui em um instrumento de gestão democrática e participativa. Está centrada nas proposições de Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina Klippele, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas e leituras, análises de documentos e dos questionários que foram aplicados aos conselheiros utilizando sete questões objetivas que permitiram comparar as respostas dos segmentos pesquisados para as conclusões necessárias. O resultado da pesquisa evidenciou que todos estão cientes da importância do Conselho para uma participação efetiva, o que contribui para a qualidade da educação. Seus membros são atuantes e quando faltam justificam e procuram informações dos assuntos tratados. O processo de escolha dos membros é realizado em reunião e convite à comunidade escolar, sendo que 80% é do sexo feminino. É notável que todos consideram que os assuntos tratados visam mais democracia e transparência no desenvolvimento das atividades administrativopedagógicas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPereira, Sueli MenezesCarniel, Neiva Pohlmann2018-04-05T13:03:59Z2018-04-05T13:03:59Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877ark:/26339/00130000009bkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-05T13:03:59Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-05T13:03:59Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
title Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
spellingShingle Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
Carniel, Neiva Pohlmann
Gestão democrática
Conselhos escolares
Educação
Participação
Comunidade
Democratic management
School boards
Education
Participation
Comunity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
title_full Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
title_fullStr Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
title_full_unstemmed Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
title_sort Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
author Carniel, Neiva Pohlmann
author_facet Carniel, Neiva Pohlmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Neiva Pohlmann
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselhos escolares
Educação
Participação
Comunidade
Democratic management
School boards
Education
Participation
Comunity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Conselhos escolares
Educação
Participação
Comunidade
Democratic management
School boards
Education
Participation
Comunity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
2014
2018-04-05T13:03:59Z
2018-04-05T13:03:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000009bk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877
identifier_str_mv ark:/26339/00130000009bk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172255892635648