Análise dos Impactos Técnicos na Inserção de Carregadores de Veículos Elétricos Plug-in em um Alimentador Real de Distribuição
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Resumo: | O contexto atual de transição energética traz consigo o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias cada vez mais baseadas em eletrônica de potência, aplicadas aos sistemas de energia elétrica. Neste cenário, a mobilidade elétrica é um dos temas debatidos atualmente e traz consigo benefícios, desafios técnicos e regulatórios. Neste contexto, esse artigo demonstra uma análise técnica sobre a influência de carregadores de veículos elétricos plug-in nos limites operativos e na qualidade da energia elétrica em um alimentador real de distribuição. É realizado uma modelagem do sistema elétrico em um cenário proposto de inserção de carregadores veiculares, utilizando o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS), com controle realizado via linguagem Python. Os resultados demonstram que, a inserção de postos de recarga rápida na rede secundária de distribuição representa um aumento expressivo na demanda dos transformadores de distribuição, considerando o cenário proposto. Além disso, é constatado também violação da tensão nas barras de conexão desses postos de recarga. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.051 |
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Análise dos Impactos Técnicos na Inserção de Carregadores de Veículos Elétricos Plug-in em um Alimentador Real de DistribuiçãoVeículos Elétricos Plug-inCarregadoresQualidade da Energia ElétricaLimites OperativosOpenDSSCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAO contexto atual de transição energética traz consigo o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias cada vez mais baseadas em eletrônica de potência, aplicadas aos sistemas de energia elétrica. Neste cenário, a mobilidade elétrica é um dos temas debatidos atualmente e traz consigo benefícios, desafios técnicos e regulatórios. Neste contexto, esse artigo demonstra uma análise técnica sobre a influência de carregadores de veículos elétricos plug-in nos limites operativos e na qualidade da energia elétrica em um alimentador real de distribuição. É realizado uma modelagem do sistema elétrico em um cenário proposto de inserção de carregadores veiculares, utilizando o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS), com controle realizado via linguagem Python. Os resultados demonstram que, a inserção de postos de recarga rápida na rede secundária de distribuição representa um aumento expressivo na demanda dos transformadores de distribuição, considerando o cenário proposto. Além disso, é constatado também violação da tensão nas barras de conexão desses postos de recarga. https://doi.org/10.53316/sepoc2023.051Brasil2023-11-21T15:05:17Z2023-11-21T15:05:17Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30598ark:/26339/001300000t8kkpor15TH SEMINAR ON POWER ELECTRONICS AND CONTROL (SEPOC 2023)Lima, Paulo Raimundo Gomes deSilva, Sidelmo Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-11-21T15:05:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/30598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-11-21T15:05:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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