Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Valmer dos Santos
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rmwx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18829
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.
id UFSM_f3e0eed88b17f1bca76bfadfaff307df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18829
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.GêneroDocênciaEscola não sexistaGenderTeachingNon-sexist schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.This work of conclusion of the Course of Pedagogy (Night) of the Federal University of Santa Maria addresses the theme of relations between education and gender. It presents as a research problem: "In what way can teaching contribute to a non-sexist school?". It aims to: Establish a dialogue between education and gender in view of a non-sexist school. And as specific objectives: 1) systematize the dialogue between gender studies and education 2) promote reflection on non-sexist education. With this, begins the process of writing, memories, constructions and dreams of a narrative that is based on sowing hope. Throughout the research, I restate memories of my personal trajectory that were fundamental to the elaboration of this work, making a connection between theory and practice in order to establish a dialogue between the challenges faced by me and the challenges to non-sexist education. From this, I rewrite theories and draw inspiration from different authors to support my research, such as: Marie Chistine Josso (2004), Christine Delory-Momberger (2014), Paulo Freire (1996), Guacira Lopes Louro . In the course of my research, I bring situations in which it took courage to follow and reminisce, situations that generated the theme proposed here, trying to understand the reasons why some things happen. From this I bring suggestions and questions to a non-sexist education, seeking to understand the process of identity and gender construction, proposing that the school be an environment of learning and permanent searches for knowledge without labels and without prejudice. The research showed that the search for a non-sexist education is real, seeking to establish practices that do not separate men and women by color or gender, but that unite for being people, hence the importance of reflection about our position in the world and our posture as creators of opinion and able to transform the world through our opinions and actions, making the act of educating an act empowered, serious and meaningful.Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir com uma escola não sexista?”. Traz como objetivo geral: Compreender a relação entre educação e gênero na perspectiva de uma escola não sexista. E como objetivos específicos: 1) Identificar as relações entre gênero e educação; 2) Investigar possibilidades de uma educação não sexista. Com isso, inicia-se o processo de escrita, memórias, construções e sonhos de uma narrativa que tem como base semear a esperança. Ao longo da pesquisa ressignifico lembranças de minha trajetória pessoal que foram base fundamental para a elaboração desse trabalho, fazendo uma ligação entre teoria e prática a fim de estabelecer um diálogo entre os desafios enfrentados por mim e os desafios para uma educação não sexista. A partir disso, reescrevo teorias e me inspiro em diferentes autores para fundamentar minha pesquisa, tais como: Marie Chistine Josso (2004), Christine Delory-Momberger (2014), Paulo Freire (1996), Guacira Lopes Louro (2007), entre outros. No decorrer de minha pesquisa trago situações que foram geradoras do tema aqui proposto, buscando compreender os motivos pelos quais algumas coisas acontecem. A partir disso, trago sugestões e questionamentos para uma educação não sexista, buscando compreender o processo de construção de identidade e de gênero, propondo que a escola seja um ambiente de aprendizados e de buscas permanentes por conhecimento sem rótulos e sem preconceitos. A pesquisa mostrou que a busca por uma educação não sexista é real, buscando estabelecer práticas que não separem homens e mulheres por cor ou gênero, mas que se unam por serem pessoas, daí a importância da reflexão acerca de nosso posicionamento no mundo e de nossa postura enquanto seres formadores de opiniões e capazes de transformar o mundo através de nossas opiniões e ações, fazendo do ato de educar um ato empoderado, sério e significativo. Finalizo com a sensação de que é possível uma educação que não discrimina, que é humana, crítica e justa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPaixão, Márcia Eliane Leindcker daNascimento, Valmer dos Santos2019-11-07T12:20:18Z2019-11-07T12:20:18Z2019-07-112019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfNASCIMENTO, V. S. Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18829ark:/26339/001300000rmwxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-07-29T21:09:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-07-29T21:09:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
title Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
spellingShingle Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
Nascimento, Valmer dos Santos
Gênero
Docência
Escola não sexista
Gender
Teaching
Non-sexist school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
title_full Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
title_fullStr Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
title_full_unstemmed Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
title_sort Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
author Nascimento, Valmer dos Santos
author_facet Nascimento, Valmer dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Valmer dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Docência
Escola não sexista
Gender
Teaching
Non-sexist school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gênero
Docência
Escola não sexista
Gender
Teaching
Non-sexist school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07T12:20:18Z
2019-11-07T12:20:18Z
2019-07-11
2019
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, V. S. Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18829
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rmwx
identifier_str_mv NASCIMENTO, V. S. Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
ark:/26339/001300000rmwx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172385641332736