Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000081j1 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_f9be4cc9045723e0ee36246e320832c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13042 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiaisAssistive technologies and software for people with disabilitiesSoftwaresTecnologia assistivaPortadores de necessidades especiaisProfessorAssistive technologyPeople with disabilitiesTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This article discusses the factors that influence the classes taught by teachers who work in PNEs training of students, beyond the aim of analyzing the Assistive Technologies and identify what is the software used in the school context. Since the participants in the survey received an online questionnaire out the questions which a term of informed consent, information consisting of identification, thus answering the open questions applied to their subject content. Then, the captured data had grounded the appraisal procedure and subjected to a descriptive analysis in a qualitative way to explain the process of observation, which were grouped by topics and by proximity to the subject. In short, the theory of the analysis caused by these mechanisms allow us to infer that given the context set, we believe in the relevance of this article, to examine and demonstrate the benefits of development, requirements and practice it was agreed that a new area for TICs and need to search within the range of conditional field.Este artigo aborda os fatores que influenciam nas aulas ministradas pelos professores que atuam na formação dos alunos PNEs, além do intuito de analisar as Tecnologias Assistivas e identificar quais são os Softwares utilizados no contexto escolar. Visto que os partícipes da pesquisa receberam um questionário online para a realização das perguntas com um termo de consentimento livre e esclarecido, composta por informativo de identificação, deste modo, responderam as respectivas perguntas abertas aplicadas sobre o conteúdo temático. Em seguida, os dados captados tiveram a apreciação de procedimento embasado e submetido a uma análise descritiva de forma qualitativa, para explicar o processo de observação, os quais foram agrupados por temas abordados e por proximidade de assunto. Em suma, a teorização da análise originada por estes mecanismos permitiu inferir que diante do contexto caracterizado, acredita-se na relevância deste artigo, a fim de examinar e comprovar os benefícios do desenvolvimento, exigências e prática, sendo acordado que é uma área nova em TICs e precisa de pesquisa dentro da variedade condicional desse campo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaNuglisch, Leonice Elci Rehfeld2018-04-23T15:51:23Z2018-04-23T15:51:23Z2011-10-082011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042ark:/26339/00130000081j1porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-23T15:51:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-23T15:51:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais Assistive technologies and software for people with disabilities |
title |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
spellingShingle |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld Softwares Tecnologia assistiva Portadores de necessidades especiais Professor Assistive technology People with disabilities Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
title_full |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
title_fullStr |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
title_sort |
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais |
author |
Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld |
author_facet |
Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mussoi, Eunice Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Softwares Tecnologia assistiva Portadores de necessidades especiais Professor Assistive technology People with disabilities Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Softwares Tecnologia assistiva Portadores de necessidades especiais Professor Assistive technology People with disabilities Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-08 2011 2018-04-23T15:51:23Z 2018-04-23T15:51:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000081j1 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000081j1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172301809778688 |