Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000081j1
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
id UFSM_f9be4cc9045723e0ee36246e320832c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13042
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiaisAssistive technologies and software for people with disabilitiesSoftwaresTecnologia assistivaPortadores de necessidades especiaisProfessorAssistive technologyPeople with disabilitiesTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This article discusses the factors that influence the classes taught by teachers who work in PNEs training of students, beyond the aim of analyzing the Assistive Technologies and identify what is the software used in the school context. Since the participants in the survey received an online questionnaire out the questions which a term of informed consent, information consisting of identification, thus answering the open questions applied to their subject content. Then, the captured data had grounded the appraisal procedure and subjected to a descriptive analysis in a qualitative way to explain the process of observation, which were grouped by topics and by proximity to the subject. In short, the theory of the analysis caused by these mechanisms allow us to infer that given the context set, we believe in the relevance of this article, to examine and demonstrate the benefits of development, requirements and practice it was agreed that a new area for TICs and need to search within the range of conditional field.Este artigo aborda os fatores que influenciam nas aulas ministradas pelos professores que atuam na formação dos alunos PNEs, além do intuito de analisar as Tecnologias Assistivas e identificar quais são os Softwares utilizados no contexto escolar. Visto que os partícipes da pesquisa receberam um questionário online para a realização das perguntas com um termo de consentimento livre e esclarecido, composta por informativo de identificação, deste modo, responderam as respectivas perguntas abertas aplicadas sobre o conteúdo temático. Em seguida, os dados captados tiveram a apreciação de procedimento embasado e submetido a uma análise descritiva de forma qualitativa, para explicar o processo de observação, os quais foram agrupados por temas abordados e por proximidade de assunto. Em suma, a teorização da análise originada por estes mecanismos permitiu inferir que diante do contexto caracterizado, acredita-se na relevância deste artigo, a fim de examinar e comprovar os benefícios do desenvolvimento, exigências e prática, sendo acordado que é uma área nova em TICs e precisa de pesquisa dentro da variedade condicional desse campo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaNuglisch, Leonice Elci Rehfeld2018-04-23T15:51:23Z2018-04-23T15:51:23Z2011-10-082011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042ark:/26339/00130000081j1porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-23T15:51:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-23T15:51:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
Assistive technologies and software for people with disabilities
title Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
spellingShingle Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
Softwares
Tecnologia assistiva
Portadores de necessidades especiais
Professor
Assistive technology
People with disabilities
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
title_full Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
title_fullStr Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
title_sort Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
author Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
author_facet Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mussoi, Eunice Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuglisch, Leonice Elci Rehfeld
dc.subject.por.fl_str_mv Softwares
Tecnologia assistiva
Portadores de necessidades especiais
Professor
Assistive technology
People with disabilities
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Softwares
Tecnologia assistiva
Portadores de necessidades especiais
Professor
Assistive technology
People with disabilities
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-08
2011
2018-04-23T15:51:23Z
2018-04-23T15:51:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000081j1
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13042
identifier_str_mv ark:/26339/00130000081j1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172301809778688