Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000012dnj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/419
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.
id UFSM_fa072c64f1708de1046c6198cfff0052
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/419
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escolaEnvironmental education, developing activities to minimize noise at schoolRuídoEducação ambientalSaúdeEnsino e aprendizagemMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.This paper presents strategies and environmental education acts to try combating a quiet contaminant, but very effective in the impairment of health the individuals, the noise. Knowing that it goes unnoticed by individuals, but it causes several damages to human health and also learning process, where often with impaired hearing the task is not realized or understood the way it should be, resolved give attention to this contaminant that leaves no odour or color, but it is equally or more damaging than others. In an attempt to minimize this problem, first do training on the influence of noise on learning and health of human beings. After training strategies were outlined to be implemented in schools in order to raise awareness, then to minimize the problem. The strategies and actions put in place the quest for resolution of the problem were informative videos, music and calm games in the playground, competition of the posters and videos about the theme and monitoring constant of all. The sound pressure levels were measured in school before and after of the realization of the work. The reduction was between 2 and 3 dB in just all of the sector, average 41%, considering this reduction significant, principally to have been gotten through of educational actions without physics alterations. Now that everyone knows the importance of noise reduction not only in school, but everywhere, teachers and students, where possible, promote speeches and actions according to the cause.O presente trabalho apresenta estratégias e ações de educação ambiental na tentativa de combate a um contaminante silencioso, porém muito eficaz no prejuízo da saúde dos indivíduos, o ruído. Sabendo-se que o mesmo passa despercebido pelos indivíduos, mas que acarreta diversos prejuízos para a saúde humana e também no processo ensino-aprendizagem, onde muitas vezes com a audição prejudicada a tarefa não é realizada ou entendida da forma que deveria ser, resolveu-se chamar à atenção para esse contaminante que não deixa odor nem cor, mas que é tão ou mais prejudicial que os outros. Na tentativa de minimizar este problema, inicialmente realizou-se uma formação sobre a influência do ruído na aprendizagem e na saúde do ser humano. Após a formação foram traçadas estratégias para serem aplicadas na escola com o intuito de conscientizar, para então minimizar o problema. As estratégias e ações colocadas em prática na busca da resolução do problema foram vídeos informativos, música e jogos calmos no recreio, concursos de cartazes e vídeos sobre o tema e constante monitoramento de todos. Os índices de pressão sonora na escola foram medidos antes e depois da realização do trabalho. A redução do mesmo foi entre 2 a 3 dB em quase todos os setores, em média 41%, considerando-se esta redução significativa, principalmente por ter sido conseguida através de ações educativas sem alterações físicas. Agora que todos os envolvidos sabem da importância da redução do ruído, não só na escola, mas em todos os lugares, professores e alunos, dentro do possível, promovem discursos e ações em função da causa.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisSilveira, Djalma Dias daLourenço, Giane Margarete Scarpatto2014-09-03T14:21:00Z2014-09-03T14:21:00Z2010-122010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/419ark:/26339/0013000012dnjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
Environmental education, developing activities to minimize noise at school
title Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
spellingShingle Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
Ruído
Educação ambiental
Saúde
Ensino e aprendizagem
title_short Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
title_full Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
title_fullStr Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
title_full_unstemmed Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
title_sort Educação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escola
author Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
author_facet Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Djalma Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Giane Margarete Scarpatto
dc.subject.por.fl_str_mv Ruído
Educação ambiental
Saúde
Ensino e aprendizagem
topic Ruído
Educação ambiental
Saúde
Ensino e aprendizagem
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2010
2014-09-03T14:21:00Z
2014-09-03T14:21:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/419
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000012dnj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/419
identifier_str_mv ark:/26339/0013000012dnj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172436162772992