Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bob, Isorobete Moreira
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000174vb
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_fe439e90162d1cb0565a6398714167c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1214
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PRInclusive education in a society exclusive: challenges of management education in public schools Cruise West – PREducaçãoEscola inclusivaGestão educacionalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.The work is developed from the motivation of the author, who entered as an educator in public schools teaching of Cruzeiro do Oeste - PR, seeks to know the reality of inclusive education through the recognition of individuals who work in education, training and their views on inclusion. To this end, we opted for a case study with qualitative and quantitative approach. First, it seeks to approach the issue of inclusion for the construction of quality education for all, which is inclusive education in the current context marked significantly by the exclusion. In this sense, the social function of schools, inclusion, exclusion and prejudice that can occur in their environment are discussed in an attempt to elucidate the theme. Next, we seek to understand the principles of an inclusive school, considering the need to rethink the practices of everyday school life in order to strengthen the educational management in the face of new paradigms which act against the law and educational experiences. Finally we present the research data held in the municipal school, when twenty educators expose the reality of inclusion and his views are discussed in order to understand the proposal of inclusive education and the advance / decline in the current policies for inclusion of people with SEN. It is considered that given the current scenario, in which teacher training still does not cover the proposed inclusion and the precariousness of ordinary schools, which do not have structural or pedagogical standards for inclusive education, there is a very great resistance by from educators to understand how the inclusion task to be undertaken by the regular school. Urge us to rethink the policies of inclusion within the Government and the whole school community in order to effect a quality education for all.O trabalho desenvolve-se a partir da motivação da autora, que inserida como educadora na rede municipal ensino de Cruzeiro do Oeste – PR, busca conhecer a realidade da educação inclusiva, através do reconhecimento dos sujeitos que atuam no ensino, sua formação e concepções sobre a inclusão. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, busca-se uma aproximação da temática da inclusão para a construção da educação de qualidade para todos, na qual se situa a educação inclusiva em um contexto atual marcado significativamente pela exclusão. Neste sentido, a função social da escola, a inclusão, a exclusão e o preconceito que podem acontecer em seu meio são debatidos na tentativa de elucidar a temática investigativa. Em seguida, procura-se perceber os princípios de uma escola inclusiva, considerando a necessidade de repensar as práticas do cotidiano escolar de modo a fortalecer a gestão educacional frente aos novos paradigmas que se configuram frente à legislação e às experiências educativas. Finalmente apresentam-se os dados da pesquisa realizada na rede municipal de ensino, quando, vinte educadores expõem a realidade da inclusão e suas concepções são discutidas no intuito de compreender a proposta da educação inclusiva e o avanço/retrocesso das atuais políticas para inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais. Considera-se que, diante do quadro atual, na qual a formação dos professores ainda não abarca a proposta de inclusão bem como da precariedade das escolas regulares, que não possuem condições estruturais ou pedagógicas mínimas para uma educação inclusiva, há uma resistência muito grande por parte dos educadores em compreender a inclusão como tarefa a ser desenvolvida pela escola regular. Urge que repensemos as políticas de inclusão, no âmbito do Poder Público e de toda a comunidade escolar de modo a efetivar uma educação de qualidade para todos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Oséias Santos deBob, Isorobete Moreira2016-01-19T13:47:33Z2016-01-19T13:47:33Z2009-12-182009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214ark:/26339/00130000174vbporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
Inclusive education in a society exclusive: challenges of management education in public schools Cruise West – PR
title Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
spellingShingle Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
Bob, Isorobete Moreira
Educação
Escola inclusiva
Gestão educacional
title_short Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
title_full Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
title_fullStr Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
title_full_unstemmed Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
title_sort Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
author Bob, Isorobete Moreira
author_facet Bob, Isorobete Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bob, Isorobete Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola inclusiva
Gestão educacional
topic Educação
Escola inclusiva
Gestão educacional
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
2009
2016-01-19T13:47:33Z
2016-01-19T13:47:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000174vb
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214
identifier_str_mv ark:/26339/00130000174vb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172464631611392