Contextos educativos na infância I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzetti, Cleonice Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000010r93
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18306
Resumo: Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia
id UFSM_ff2a2f1aef14a8a249d7f1d24c938bbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18306
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Contextos educativos na infância IEducaçãoEducação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura PedagogiaA disciplina Contextos Educativos na Infância I, será abordada na perspectiva da integração dos conhecimentos científico-tecnológicos-educacionais. A lógica de sua produção seguiu os objetivos e o programa que constam no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFSM e segue a mesma proposta da disciplina do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Visa a contemplar a discussão inicial sobre a infância e os contextos do atendimento institucional segundo uma abordagem sócio-histórica. Dessa forma, contemplamos os elementos históricos que configuraram o surgimento da infância na Europa e no Brasil, enfocando seus condicionantes políticos, sociais e antropológicos. Além disso, é enfatizada a natureza do trabalho educacional previsto para as crianças dos zero aos seis anos de idade pelas políticas públicas educacionais, ou seja, as orientações contidas na Política Nacional da Educação Infantil e pelos Parâmetros Nacionais para a Qualidade em Educação Infantil, dentre outros. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo (leitura e resolução das tarefas propostas). Todas as aulas estão organizadas em três etapas: Desafio Inicial (DI), Melhor Solução Escolar no Momento (MSEM) e Desafio mais Amplo (DA). Nos desafios esperamos que o aluno escreva suas respostas no próprio material escrito. É fundamental perceber a ligação entre estes três momentos do material didático. Só assim, o aluno perceberá as orientações didático-metodológicas e a organização conceitual. Lembre-se: não é suficiente apenas ler o material. É indispensável a realização das atividades propostas (desafio inicial, exercícios de compreensão, atividades e desafio mais amplo), comunicar-se a distância pelo ambiente virtual e comparecer nos momentos presenciais agendados. Ao final das aulas, sempre serão propostos “exercícios de compreensão” (centrados na idéia central do texto) para serem resolvidos. Os objetivos gerais da disciplina são de analisar e discutir materiais didáticos; elaborar, implementar, avaliar e redimensionar propostas didático-metodológicas para a Educação Infantil. A carga horária destinada à teoria e à prática é de sessenta horas (60h) semestrais, ou seja, equivalente a quatro créditos semanais, podendo haver a necessidade de atividades práticas em escolas de Educação Infantil que atendam crianças na faixa etária prevista constitucionalmente. Algumas diretrizes gerais para a condução da disciplina: é essencial o material didático escrito. Ele foi elaborado como suporte principal para a aprendizagem a distância; potencializará interatividades com o ambiente virtual de ensino-aprendizagem (através de seu computador pessoal ou do polo conectado na Internet) e interação (mesmo virtual e a distância) entre os sujeitos escolares; é fundamental que o processo escolar seja orientado pelas atividades de estudo contidas neste material. Consequentemente, os mecanismos de avaliação serão dois tipos de avaliações escritas e ocorrerão: a distância, no ambiente virtual de ensino-aprendizagem (através da participação nos fóruns da disciplina, elaboração de diário eletrônico, envio de tarefas – desafios inicial e mais amplo, exercício de compreensão e atividades contidas no material didático escrito) e presencial (previamente agendada) no polo. Por fim, a referência ao cronograma da disciplina a ser acessado via Internet será apresentada no início do semestre letivo com o conjunto de atividades escolares a distância, proposta juntamente com os respectivos períodos de realização esperados.Brasil2019-09-19T17:27:47Z2019-09-19T17:27:47Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfTOMAZZETTI, Cleonice Maria et al. Contextos educativos na infância I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18306ark:/26339/0013000010r93porAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTomazzetti, Cleonice Mariareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-09-20T06:07:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-09-20T06:07:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos educativos na infância I
title Contextos educativos na infância I
spellingShingle Contextos educativos na infância I
Tomazzetti, Cleonice Maria
Educação
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Contextos educativos na infância I
title_full Contextos educativos na infância I
title_fullStr Contextos educativos na infância I
title_full_unstemmed Contextos educativos na infância I
title_sort Contextos educativos na infância I
author Tomazzetti, Cleonice Maria
author_facet Tomazzetti, Cleonice Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Educação
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2019-09-19T17:27:47Z
2019-09-19T17:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMAZZETTI, Cleonice Maria et al. Contextos educativos na infância I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18306
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000010r93
identifier_str_mv TOMAZZETTI, Cleonice Maria et al. Contextos educativos na infância I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009.
ark:/26339/0013000010r93
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172426003120128