Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Trindade, Mylena Carla Lima Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467
Resumo: ARTIGO
id UFAL_edf795eb83d3611c94ff0a79a0691c94
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7467
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicasCriançaEducação InfantilPedagogia da InfânciaInfânciaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARARTIGOA condição da Educação Infantil no Brasil na atualidade mostra, cada vez mais, a necessidade da construção de conhecimentos relativos à Pedagogia que é projetada no cotidiano das instituições de ensino do país. Dentro desse contexto, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscamos neste artigo, intitulado “CAMINHOS TEÓRICOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INF NCIA: um estudo das bases epistemológicas”, evidenciar, a partir de fundamentações teóricas e legais caminhos para a construção de uma Pedagogia da infância transformadora. Em que a criança seja reconhecida como um sujeito de direitos e protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Partindo do pressuposto da relevância da compreensão de criança e infância para uma melhor atuação nas práticas pedagógicas, onde de fato, suas necessidades sejam atendidas, trazemos concepções referentes à temática em questão. Serão abordados também conceitos de estudiosos renomados da área que surgem como contribuições para a construção de uma nova Pedagogia para a infância, favorecendo deste modo conquistas no âmbito da Educação Infantil. Ademais, discorre-se acerca dos documentos de referência do MEC, uma vez que, se a proposta trazida por eles for adotada, haverá a possibilidade de ser estabelecida uma prática da EI voltada para uma visão da criança como ser ativo, construtor de conhecimentos, referente ao mundo e a si própria. Logo, considera-se que os componentes analisados ao longo do texto são imprescindíveis para a construção de uma Pedagogia para a infância, de fato, significativa, consequentemente, uma Educação Infantil de qualidade.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Pedagogia Ensino a DistânciaUFALAderne, Aline da Silva Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3404963120157104Silva, Bruno Rogério Duarte dahttp://lattes.cnpq.br/2223311469523027Cardoso, Lilian Barbara Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/4753188012681943Dias, Amanda da Silva Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9875735621053140Silva, Elidyane Verçosa de OliveiraTrindade, Mylena Carla Lima Santos2021-01-21T04:03:16Z2021-01-212021-01-21T04:03:16Z2020-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-01-21T04:03:16Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7467Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-01-21T04:03:16Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
title Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
spellingShingle Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
Criança
Educação Infantil
Pedagogia da Infância
Infância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
title_full Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
title_fullStr Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
title_full_unstemmed Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
title_sort Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
author Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
author_facet Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
Trindade, Mylena Carla Lima Santos
author_role author
author2 Trindade, Mylena Carla Lima Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aderne, Aline da Silva Ferreira
http://lattes.cnpq.br/3404963120157104
Silva, Bruno Rogério Duarte da
http://lattes.cnpq.br/2223311469523027
Cardoso, Lilian Barbara Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/4753188012681943
Dias, Amanda da Silva Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9875735621053140
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
Trindade, Mylena Carla Lima Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação Infantil
Pedagogia da Infância
Infância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Criança
Educação Infantil
Pedagogia da Infância
Infância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description ARTIGO
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
2021-01-21T04:03:16Z
2021-01-21
2021-01-21T04:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467
identifier_str_mv SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233743832711168