Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49162
Resumo: O trabalho busca uma reflexão sobre o cinema de animação Disney a partir da análise dos longas-metragens Pinóquio (Pinocchio, 1940), Bambi (1942) e Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967). Intende-se, especificamente, pensar suas elaborações imagéticas, com base no trabalho de decupagem dos filmes e na pesquisa bibliográfica sobre as iconografias e demais repertórios visuais por eles referenciados. A análise opta, portanto, por uma reflexão dos cartoons como produções de imagem, para além de suas narrativas, e para tanto mobiliza a fortuna crítica da história da arte e de outros campos que pensam e estudam a imagem. O texto demonstrará as profundas relações dos desenhos Disney com o repertório imagético e conceitual da história da arte e as subsequentes implicações disso nas avaliações usuais feitas acerca da indústria cultural. Hollywood, como tentaremos expor, possui um amplo domínio e compreensão da imagem, o que torna imprescindível a reflexão sobre a imagem na mídia caso se deseje compreender o fenômeno da dita cultura de massas em toda a sua complexidade.
id UFSP_008b07aabdccd4bf380c0848dd3b4093
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49162
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria culturalDisney animation cinema : a relation between art history and industry cultureCinema de animaçãoWalt Disney PicturesHistória da arteIndústria culturalO trabalho busca uma reflexão sobre o cinema de animação Disney a partir da análise dos longas-metragens Pinóquio (Pinocchio, 1940), Bambi (1942) e Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967). Intende-se, especificamente, pensar suas elaborações imagéticas, com base no trabalho de decupagem dos filmes e na pesquisa bibliográfica sobre as iconografias e demais repertórios visuais por eles referenciados. A análise opta, portanto, por uma reflexão dos cartoons como produções de imagem, para além de suas narrativas, e para tanto mobiliza a fortuna crítica da história da arte e de outros campos que pensam e estudam a imagem. O texto demonstrará as profundas relações dos desenhos Disney com o repertório imagético e conceitual da história da arte e as subsequentes implicações disso nas avaliações usuais feitas acerca da indústria cultural. Hollywood, como tentaremos expor, possui um amplo domínio e compreensão da imagem, o que torna imprescindível a reflexão sobre a imagem na mídia caso se deseje compreender o fenômeno da dita cultura de massas em toda a sua complexidade.Universidade Federal de São PauloMatos, Yanet Aguilera Viruez Franklin de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0964792926987907Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]2019-01-09T19:51:35Z2019-01-09T19:51:35Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion126 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49162porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T23:28:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49162Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T23:28:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
Disney animation cinema : a relation between art history and industry culture
title Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
spellingShingle Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]
Cinema de animação
Walt Disney Pictures
História da arte
Indústria cultural
title_short Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
title_full Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
title_fullStr Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
title_full_unstemmed Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
title_sort Cinema de animação Disney : uma relação entre história da arte e indústria cultural
author Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]
author_facet Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Yanet Aguilera Viruez Franklin de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0964792926987907
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Luís Fernando Beloto [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema de animação
Walt Disney Pictures
História da arte
Indústria cultural
topic Cinema de animação
Walt Disney Pictures
História da arte
Indústria cultural
description O trabalho busca uma reflexão sobre o cinema de animação Disney a partir da análise dos longas-metragens Pinóquio (Pinocchio, 1940), Bambi (1942) e Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967). Intende-se, especificamente, pensar suas elaborações imagéticas, com base no trabalho de decupagem dos filmes e na pesquisa bibliográfica sobre as iconografias e demais repertórios visuais por eles referenciados. A análise opta, portanto, por uma reflexão dos cartoons como produções de imagem, para além de suas narrativas, e para tanto mobiliza a fortuna crítica da história da arte e de outros campos que pensam e estudam a imagem. O texto demonstrará as profundas relações dos desenhos Disney com o repertório imagético e conceitual da história da arte e as subsequentes implicações disso nas avaliações usuais feitas acerca da indústria cultural. Hollywood, como tentaremos expor, possui um amplo domínio e compreensão da imagem, o que torna imprescindível a reflexão sobre a imagem na mídia caso se deseje compreender o fenômeno da dita cultura de massas em toda a sua complexidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2019-01-09T19:51:35Z
2019-01-09T19:51:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49162
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268300906987520