Vestuário e Maneiras de agir: A moda feminina no Brasil (1950-1959) representada pelas revistas “Jornal da Moças” e “Capricho”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Nathalia de Amaral [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67661
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar duas revistas femininas brasileiras intituladas “Jornal das Moças” e “Capricho” no período de 1950 a 1959. Primeiramente estabelecerei um panorama histórico de cada revista identificando o primeiro ano de publicação de cada uma delas e inserindo-as no contexto de mudanças econômicas, sociais e urbanas do período em questão. O foco da análise está nas seções de moda de cada um delas, considerando a forma e o conteúdo destas publicações e incluindo aspectos como diagramação de páginas, formatação, fonte e número de páginas de seção de moda, além disso, o teor das publicações como as fotografias de moda (idade, aparência e poses das manequins e o vestuário em si) os textos que acompanhavam as imagens e os anúncios de moda e beleza. Através da análise destes itens evidencia-se o ideário que as revistas femininas buscavam-se incutir em seu público alvo, definindo os papéis de uma mulher brasileira da década de 50 e suas prioridades. No entanto, o recorte não irá tratar da questão do gênero em si, mas sim utilizá-lo apenas como suporte para análise, desta forma, a intenção deste trabalho não é afirmar que todas as mulheres agiam e pensavam de acordo com todos os preceitos estabelecidos pelas revistas, mas que em certa medida seu conteúdo mostrava as expectativas sociais do período e que até certo ponto pesavam no ponto de vista e comportamento de suas leitoras.
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