Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP], Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP], Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021
Resumo: Even severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients.
id UFSP_045673350a28cbab1ce2772671449afa
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/1021
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de casoContributions of implicit memory strategies to the rehabilitation of an amnesic patient: case reportimplicit memoryrehabilitationcognitionamnesiacerebral anoxiadomain-specific knowledgememória implícitareabilitaçãocogniçãoamnésiaanóxia cerebralaprendizagem de conhecimentos específicosEven severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients.Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de PsicobiologiaUNIFESP, EPM, Depto. de PsicobiologiaSciELOAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP]Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP]Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]2015-06-14T13:25:06Z2015-06-14T13:25:06Z2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion924-930application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000.10.1590/S0004-282X2000000500023S0004-282X2000000500023.pdf0004-282XS0004-282X2000000500023http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021porArquivos de Neuro-Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T12:01:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/1021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T12:01:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
Contributions of implicit memory strategies to the rehabilitation of an amnesic patient: case report
title Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
spellingShingle Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]
implicit memory
rehabilitation
cognition
amnesia
cerebral anoxia
domain-specific knowledge
memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
title_short Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_full Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_fullStr Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_full_unstemmed Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
title_sort Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
author Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]
author_facet Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]
Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP]
Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author_role author
author2 Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP]
Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]
Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP]
Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv implicit memory
rehabilitation
cognition
amnesia
cerebral anoxia
domain-specific knowledge
memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
topic implicit memory
rehabilitation
cognition
amnesia
cerebral anoxia
domain-specific knowledge
memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
description Even severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
2015-06-14T13:25:06Z
2015-06-14T13:25:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000.
10.1590/S0004-282X2000000500023
S0004-282X2000000500023.pdf
0004-282X
S0004-282X2000000500023
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021
url http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021
identifier_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000.
10.1590/S0004-282X2000000500023
S0004-282X2000000500023.pdf
0004-282X
S0004-282X2000000500023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 924-930
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268434881445888