Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021 |
Resumo: | Even severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients. |
id |
UFSP_045673350a28cbab1ce2772671449afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/1021 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de casoContributions of implicit memory strategies to the rehabilitation of an amnesic patient: case reportimplicit memoryrehabilitationcognitionamnesiacerebral anoxiadomain-specific knowledgememória implícitareabilitaçãocogniçãoamnésiaanóxia cerebralaprendizagem de conhecimentos específicosEven severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients.Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de PsicobiologiaUNIFESP, EPM, Depto. de PsicobiologiaSciELOAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP]Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP]Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP]Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]2015-06-14T13:25:06Z2015-06-14T13:25:06Z2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion924-930application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000.10.1590/S0004-282X2000000500023S0004-282X2000000500023.pdf0004-282XS0004-282X2000000500023http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021porArquivos de Neuro-Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T12:01:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/1021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T12:01:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso Contributions of implicit memory strategies to the rehabilitation of an amnesic patient: case report |
title |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
spellingShingle |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP] implicit memory rehabilitation cognition amnesia cerebral anoxia domain-specific knowledge memória implícita reabilitação cognição amnésia anóxia cerebral aprendizagem de conhecimentos específicos |
title_short |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
title_full |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
title_fullStr |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
title_full_unstemmed |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
title_sort |
Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso |
author |
Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP] |
author_facet |
Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP] Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP] Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP] Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolognani, Silvia Adriana Prado [UNIFESP] Gouveia, Paula A. R. [UNIFESP] Brucki, Sonia M. D. [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
implicit memory rehabilitation cognition amnesia cerebral anoxia domain-specific knowledge memória implícita reabilitação cognição amnésia anóxia cerebral aprendizagem de conhecimentos específicos |
topic |
implicit memory rehabilitation cognition amnesia cerebral anoxia domain-specific knowledge memória implícita reabilitação cognição amnésia anóxia cerebral aprendizagem de conhecimentos específicos |
description |
Even severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-01 2015-06-14T13:25:06Z 2015-06-14T13:25:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023 Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000. 10.1590/S0004-282X2000000500023 S0004-282X2000000500023.pdf 0004-282X S0004-282X2000000500023 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021 |
identifier_str_mv |
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000. 10.1590/S0004-282X2000000500023 S0004-282X2000000500023.pdf 0004-282X S0004-282X2000000500023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Arquivos de Neuro-Psiquiatria |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
924-930 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268434881445888 |