Análise do Ecossistema Empreendedor Universitário da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Gabriel Carvalho dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63367
Resumo: Atualmente é uma realidade para jovens estudantes universitários a necessidade de buscar alternativas de inserção no mercado que vão além dos trabalhos tradicionais, sendo o empreendedorismo uma opção cada vez mais relevante. Havendo a demanda de um Ecossistema Empreendedor (EE) Universitário de qualidade para apoiar os jovens empreendedores. Este estudo identifica as instituições do EE da Unifesp, fazendo uma análise sistêmica de suas inter-relações. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 16 participantes de 14 instituições inseridas no EE da Unifesp, as entrevistas foram gravadas e transcritas. As transcrições serviram como base para a análise usando a metodologia Dynamics Systems, metodologia criada no MIT, que busca temas-chave e suas relações sistêmicas. Foram encontrados sete ciclos relacionadas às instituições analisadas: (1) ciclo de vendas; (2) ciclo de reconhecimento do cliente; (3) ciclo de atração de talentos; (4) ciclo de apoio institucional; (5) ciclo de desenvolvimento profissional; (6) ciclo de cultivo da cultura empreendedora e de inovação; (7) ciclo de apoio do corpo docente. É um possível interesse da Unifesp gerar ciclos virtuosos em seu EE ajudando o desenvolvimento econômico e social. Ao compreender os problemas do empreendedorismo (falácias, mitos e paradoxo) chegamos na necessidade de políticas estruturantes do EE universitário, apoiando empreendedores movidos a uma visão de futuro para aproveitar oportunidades de impacto. Sendo que precisamos de um EE de qualidade e estruturado na Unifesp, este estudo mapeou metas políticas baseadas nas ideias de Mason & Brown (2014) e Guerrazi (2018): (1) conectores empreendedores; (2) fontes de recursos empreendedores; (3) atores empreendedores); (4) orientação empreendedora.
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