Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7717651
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59439
Resumo: This research aims to explore and problematize the political and multisensorial dimensions of the photographic image through the case study of the photographs and texts of blind photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the considerations made by Bruno Latour (2008) and Jaques Rancière (2017), I propose to think of photography as a machine of affections (that is, as a way of producing and engendering differences in the world that produces both a sensory environment and a sensitive medium based on collective assemblages that involve both human and non-human actors, in a process that produces simultaneously: bodies, desires, affections and policies) able to transit between different regimes of visibility.
id UFSP_055a4af8ebc3271ab4b6e472e2e3e93d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/59439
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen BavcarVisual AnthropologyBodyPhotographyEvgen BavcarAntropologia VisualCorpoFotografiaEvgen BavcarThis research aims to explore and problematize the political and multisensorial dimensions of the photographic image through the case study of the photographs and texts of blind photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the considerations made by Bruno Latour (2008) and Jaques Rancière (2017), I propose to think of photography as a machine of affections (that is, as a way of producing and engendering differences in the world that produces both a sensory environment and a sensitive medium based on collective assemblages that involve both human and non-human actors, in a process that produces simultaneously: bodies, desires, affections and policies) able to transit between different regimes of visibility.Esta pesquisa almeja explorar e problematizar as dimensões políticas e multissensoriais da imagem fotográfica por meio do estudo de caso das fotografias e textos do fotógrafo e filósofo cego Evgen Bavcar. Partindo das considerações feitas por Bruno Latour (2008) e Jaques Rancière (2017) proponho pensar a fotografia como uma máquina de afetos, isto é: como uma forma de produzir e engendrar diferenças no mundo, que produz ao mesmo tempo um meio sensorial e um meio sensível a partir de agenciamentos coletivos que envolvem tanto atores humanos como não humanos. Em um processo que produz simultaneamente: corpos, desejos, afetos e políticas capazes de transitar entre diferentes regimes de visibilidade.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]2021-01-19T16:32:21Z2021-01-19T16:32:21Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion170 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7717651RODRIGO FRARE BARONI.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T01:43:19Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/59439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T01:43:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
title Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
spellingShingle Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]
Visual Anthropology
Body
Photography
Evgen Bavcar
Antropologia Visual
Corpo
Fotografia
Evgen Bavcar
title_short Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
title_full Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
title_fullStr Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
title_full_unstemmed Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
title_sort Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar
author Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]
author_facet Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Visual Anthropology
Body
Photography
Evgen Bavcar
Antropologia Visual
Corpo
Fotografia
Evgen Bavcar
topic Visual Anthropology
Body
Photography
Evgen Bavcar
Antropologia Visual
Corpo
Fotografia
Evgen Bavcar
description This research aims to explore and problematize the political and multisensorial dimensions of the photographic image through the case study of the photographs and texts of blind photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the considerations made by Bruno Latour (2008) and Jaques Rancière (2017), I propose to think of photography as a machine of affections (that is, as a way of producing and engendering differences in the world that produces both a sensory environment and a sensitive medium based on collective assemblages that involve both human and non-human actors, in a process that produces simultaneously: bodies, desires, affections and policies) able to transit between different regimes of visibility.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2021-01-19T16:32:21Z
2021-01-19T16:32:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7717651
RODRIGO FRARE BARONI.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59439
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7717651
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59439
identifier_str_mv RODRIGO FRARE BARONI.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268279253893120