Evgen Bavcar: autorretratos e as imagens-mancha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163196 |
Resumo: | Este artigo apresenta a leitura de quatro autorretratos feitos pelo fotógrafo e filósofo cego Evgen Bavcar, os quais se encontram reunidos em seu livro Memória do Brasil, na tentativa de compreender como o fotógrafo constrói uma figura ou persona do “fotógrafo cego”. Ao analisar o primeiro desses autorretratos, levanto a hipótese de que Bavcar apresenta um caráter de manifesto em seu livro e proponho pensar nessas fotografias enquanto imagens-mancha, as quais, ao dirigirmos nosso olhar esperando encontrar nelas imagens feitas por um cego, são capazes de devolver uma imagem de nossa própria cegueira comum, já que, situadas no liminar da visibilidade, questionam e colocam em disputa nosso imaginário acerca da cegueira. |
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Evgen Bavcar: autorretratos e as imagens-manchaEvgen Bavcar: self-portraits and the "images-stain"Evgen BavcarPhotographyImageSelf-portraitBlindnessEvgen BavcarImagemAutorretratoCegueiraFotografiaEste artigo apresenta a leitura de quatro autorretratos feitos pelo fotógrafo e filósofo cego Evgen Bavcar, os quais se encontram reunidos em seu livro Memória do Brasil, na tentativa de compreender como o fotógrafo constrói uma figura ou persona do “fotógrafo cego”. Ao analisar o primeiro desses autorretratos, levanto a hipótese de que Bavcar apresenta um caráter de manifesto em seu livro e proponho pensar nessas fotografias enquanto imagens-mancha, as quais, ao dirigirmos nosso olhar esperando encontrar nelas imagens feitas por um cego, são capazes de devolver uma imagem de nossa própria cegueira comum, já que, situadas no liminar da visibilidade, questionam e colocam em disputa nosso imaginário acerca da cegueira.In this article, the reading of four self-portraits made by Evgen Bavcar, a blind photographer and philosopher, is presented with the purpose of trying to figure out how he creates the character, or persona, of a ‘blind photographer’. Published in his book Memória do Brasil (Memory from Brazil), the first of these self-portraits is analyzed leading me to put forward the hypothesis that Bavcar presents a kind of manifest in his book. I also suggest that we could think about these photographs as “images-stain”, meaning that, when we look at them in the hopes of finding images made by a blind man, they give us back the image of our own prevailing blindness since, by being situated on the liminal of visibility, they question and dispute our own assumptions about blindness.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/16319610.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163196GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 5 n. 1 (2020)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 5 No. 1 (2020)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163196/162872https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163196/162873Copyright (c) 2020 Rodrigo Frare Baroniinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaroni, Rodrigo Frare2020-09-24T14:29:51Zoai:revistas.usp.br:article/163196Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2020-09-24T14:29:51GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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