Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000018fpd
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72010
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a investigação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental analisando o caso da Resolução de Problemas. O presente trabalho considera a construção histórica das propostas curriculares no Brasil para compreender que os PCN se constituíram como documentos elaborados pelo Ministério da Educação que se propunham a apresentar orientações para a atualização e reorganização das propostas curriculares através de ações educativas e estimular um debate nacional sobre o documento. Os PCN de Matemática, em questão, destacaram a importância da resolução de problemas como um dos eixos centrais da Educação Matemática, o que torna possível que se coloque em discussão os saberes para ensinar e os saberes a ensinar. Para contribuir com a análise, também são levantados dados de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos PCN de Matemática elaborados pelo próprio autor deste trabalho. Dessa forma, a análise da pesquisa contribui para a discussão sobre a concepção de Resolução de Problemas proposta no documento oficial, tendo em mente os vários significados atribuídos à problemas, analisando o seu contexto histórico, importância como metodologia no ensino de Matemática e como um elemento da matemática do ensino. Ao analisar a versão final dos PCN, conclui-se que diversas críticas dos pareceristas foram consideradas e com isso o documento passa a abordar sutilmente a proposta de Resolução de Problemas como a metodologia preconizada no Brasil por Lourdes de la Rosa Onuchic, indicando uma prática de ensino e de aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.
id UFSP_07f8af7af882fb15d59efb9a92ccb25c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72010
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemasThe National Curriculum Parameters of mathematics: the case of problem solvingEducação matemáticaParâmetros Curriculares Nacionais de MatemáticaResolução de problemasMathematics educationNational Curriculum Parameters of MathematicsProblem solvingEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a investigação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental analisando o caso da Resolução de Problemas. O presente trabalho considera a construção histórica das propostas curriculares no Brasil para compreender que os PCN se constituíram como documentos elaborados pelo Ministério da Educação que se propunham a apresentar orientações para a atualização e reorganização das propostas curriculares através de ações educativas e estimular um debate nacional sobre o documento. Os PCN de Matemática, em questão, destacaram a importância da resolução de problemas como um dos eixos centrais da Educação Matemática, o que torna possível que se coloque em discussão os saberes para ensinar e os saberes a ensinar. Para contribuir com a análise, também são levantados dados de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos PCN de Matemática elaborados pelo próprio autor deste trabalho. Dessa forma, a análise da pesquisa contribui para a discussão sobre a concepção de Resolução de Problemas proposta no documento oficial, tendo em mente os vários significados atribuídos à problemas, analisando o seu contexto histórico, importância como metodologia no ensino de Matemática e como um elemento da matemática do ensino. Ao analisar a versão final dos PCN, conclui-se que diversas críticas dos pareceristas foram consideradas e com isso o documento passa a abordar sutilmente a proposta de Resolução de Problemas como a metodologia preconizada no Brasil por Lourdes de la Rosa Onuchic, indicando uma prática de ensino e de aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.This Undergraduate Thesis’ main objective is the investigation of the National Curriculum Parameters - PCN of Mathematics for Elementary Education, analyzing Problem Solving. This research considers the historical construction of educational curriculum proposals in Brazil to understand that the PCN were constituted as documents prepared by the Ministry of Education that proposed to present guidelines for the updating and reorganization of curriculum proposals through educational actions and to stimulate a national debate on the document. The PCN of Mathematics in question highlighted the importance of problem solving as one of the central axes of Mathematics Education, which makes it possible to discuss the knowledge for teaching and the knowledge to teach. To contribute to the analysis, data was also collected from an analytical inventory of the opinions in the production process of the preliminary version of the PCN of Mathematics prepared by the author of this thesis. Therefore, the analysis of the research contributes to the discussion on the conception of Problem Solving proposed in the official document, bearing in mind the various meanings attributed to problems, analyzing their historical context, its importance as a methodology in Mathematics teaching and as an element of mathematics of teaching. When analyzing the final version of the PCN, it is concluded that several criticisms from the reviewers were considered and due to this, the document begins to subtly present the Problem Solving proposal as the methodology proposed in Brazil by Lourdes de la Rosa Onuchic, indicating a practice of teaching and learning mathematics through problem solving.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7883451343333340http://lattes.cnpq.br/2165854955415323Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]2024-09-26T13:16:04Z2024-09-26T13:16:04Z2024-09-02info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion71 f.application/pdfLUCAS, Jessica Ramos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas. Diadema, 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72010ark:/48912/0013000018fpdporDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-27T04:01:46Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72010Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T21:03:39.555750Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
The National Curriculum Parameters of mathematics: the case of problem solving
title Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
spellingShingle Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]
Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Resolução de problemas
Mathematics education
National Curriculum Parameters of Mathematics
Problem solving
title_short Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
title_full Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
title_fullStr Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
title_full_unstemmed Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
title_sort Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas
author Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]
author_facet Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7883451343333340
http://lattes.cnpq.br/2165854955415323
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Resolução de problemas
Mathematics education
National Curriculum Parameters of Mathematics
Problem solving
topic Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Resolução de problemas
Mathematics education
National Curriculum Parameters of Mathematics
Problem solving
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a investigação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental analisando o caso da Resolução de Problemas. O presente trabalho considera a construção histórica das propostas curriculares no Brasil para compreender que os PCN se constituíram como documentos elaborados pelo Ministério da Educação que se propunham a apresentar orientações para a atualização e reorganização das propostas curriculares através de ações educativas e estimular um debate nacional sobre o documento. Os PCN de Matemática, em questão, destacaram a importância da resolução de problemas como um dos eixos centrais da Educação Matemática, o que torna possível que se coloque em discussão os saberes para ensinar e os saberes a ensinar. Para contribuir com a análise, também são levantados dados de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos PCN de Matemática elaborados pelo próprio autor deste trabalho. Dessa forma, a análise da pesquisa contribui para a discussão sobre a concepção de Resolução de Problemas proposta no documento oficial, tendo em mente os vários significados atribuídos à problemas, analisando o seu contexto histórico, importância como metodologia no ensino de Matemática e como um elemento da matemática do ensino. Ao analisar a versão final dos PCN, conclui-se que diversas críticas dos pareceristas foram consideradas e com isso o documento passa a abordar sutilmente a proposta de Resolução de Problemas como a metodologia preconizada no Brasil por Lourdes de la Rosa Onuchic, indicando uma prática de ensino e de aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-26T13:16:04Z
2024-09-26T13:16:04Z
2024-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCAS, Jessica Ramos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas. Diadema, 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/72010
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000018fpd
identifier_str_mv LUCAS, Jessica Ramos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas. Diadema, 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2024.
ark:/48912/0013000018fpd
url https://hdl.handle.net/11600/72010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602594894872576