A estética de Schiller: o problema da ação recíproca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/65166 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo iluminar uma dimensão do estado estético em Friedrich Schiller por meio do exame da noção de ação-recíproca; precisamente, busca-se investigar de que modo essa noção opera como um fio condutor que atravessa boa parte do seu pensamento filosófico. Para tal empreendimento, a dissertação articula quatro momentos do pensamento schilleriano. A primeira parte apresenta a tradução e análise das Cartas filosóficas, de 1786, na qual surge um esboço da noção de ação-recíproca, no formato de uma filosofia do amor, figurada, como metáfora, na lei da gravidade. Na segunda parte, tal noção é examinada n’A educação estética do homem, de 1795, em duas etapas: primeiro, quando o termo opera na articulação entre o bárbaro e o selvagem, no contexto histórico da Revolução Francesa, como análise social e política; segundo, quando a noção é empregada, por meio do método transcendental, na apresentação da teoria dos impulsos. Na terceira parte, no diálogo entre Fichte e Schiller, sublinha-se a dimensão prática da ação-recíproca em analogia à categoria de comunidade, n’O destino do Erudito, de 1794. Por fim, na última parte examina-se como a ação-recíproca pode ajudar na formulação da diferença filosófica entre Schiller e Fichte, na disputa das Horas, em Sobre o espírito e a letra na filosofia, de 1794. |
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A estética de Schiller: o problema da ação recíprocaSchillers Ästhetik: Das Problem der WechselwirkungFriedrich SchillerEstéticaAção recíprocaFormaçãoEsta dissertação tem como objetivo iluminar uma dimensão do estado estético em Friedrich Schiller por meio do exame da noção de ação-recíproca; precisamente, busca-se investigar de que modo essa noção opera como um fio condutor que atravessa boa parte do seu pensamento filosófico. Para tal empreendimento, a dissertação articula quatro momentos do pensamento schilleriano. A primeira parte apresenta a tradução e análise das Cartas filosóficas, de 1786, na qual surge um esboço da noção de ação-recíproca, no formato de uma filosofia do amor, figurada, como metáfora, na lei da gravidade. Na segunda parte, tal noção é examinada n’A educação estética do homem, de 1795, em duas etapas: primeiro, quando o termo opera na articulação entre o bárbaro e o selvagem, no contexto histórico da Revolução Francesa, como análise social e política; segundo, quando a noção é empregada, por meio do método transcendental, na apresentação da teoria dos impulsos. Na terceira parte, no diálogo entre Fichte e Schiller, sublinha-se a dimensão prática da ação-recíproca em analogia à categoria de comunidade, n’O destino do Erudito, de 1794. Por fim, na última parte examina-se como a ação-recíproca pode ajudar na formulação da diferença filosófica entre Schiller e Fichte, na disputa das Horas, em Sobre o espírito e a letra na filosofia, de 1794.Diese Dissertation zielt darauf ab, eine Dimension des ästhetischen Zustands bei Friedrich Schiller aufzuklären. Dafür wird den Begriff der Wechselwirkung untersucht; genau genommen beabsichtigt man zu verstehen, wie dieser Begriff als Leitfaden eines Großteiles seines philosophischen Denkens fungiert. Die Dissertation artikuliert vier Momente von Schillers Denken. Der erste Teil führt die Übersetzung und Analyse der Philosophischen Briefe (1786) ein, in denen ein Umriss des Begriffes der Wechselwirkung als Liebephilosophie sich zeigt, dargestellt als Metapher durch die Schwerkraft. Im zweiten Teil wird die Wechselwirkung in der Über die Ästhetische Erziehung des Menschen (1795) in zwei Stufen untersucht: erstens, wenn der Begriff auf die Artikulation zwischen dem Barbaren und dem Wilden im Kontext der Französischen Revolution als soziale und politische Analyse wirkt; zweitens, wenn der Begriff durch die transzendentale Methode in der Darstellung der Trieblehre verwendet wird. Durch die Auseinandersetzung zwischen Fichte und Schiller wird im dritten Teil die praktische Dimension der Wechselwirkung in Analogie zur Kategorie der Gemeinschaft in den Einige Vorlesungen über die Bestimmung des Gelehrten (1794) hervorgehoben. Schließlich wird in dem letzten Teil entfaltet, wie die Wechselwirkung unterstützen kann, den philosophischen Unterschied zwischen Schiller und Fichte auszuformulieren, besonders im Horenstreit (Über Geist und Buchstabe in der Philosophie - In einer Reihe von Briefen, 1794).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloSilva, Arlenicehttp://lattes.cnpq.br/6263926440172895http://lattes.cnpq.br/6076963322454348Maximiano, Lucas2022-08-10T17:14:46Z2022-08-10T17:14:46Z2022-05-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion237 f.application/pdfMAXIMIANO, Lucas. A estética de Schiller: o problema da ação recíproca. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2022https://hdl.handle.net/11600/65166porPlataforma Google Meetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T06:07:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65166Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T06:07:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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