Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545 |
Resumo: | Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção. |
id |
UFSP_093fce1d8071e773086aa6f8ab1bb34a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/63545 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6279349067132645http://lattes.cnpq.br/3500335089443803http://lattes.cnpq.br/7652473355973378Lachat, MarceloNogueira, ÉricoUniversidade Federal de São Paulo2022-03-15T20:08:15Z2022-03-15T20:08:15Z2022-02-16https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção.En las sociedades del Antiguo Régimen, estructuradas alrededor de una concepción corporativa, es fundamental que el rey ejecute la justicia y, en determinados casos, la clemencia, para asegurar la paz, traducida, agustianamente, como la tranquilidad del orden. La centralidad de la actividad justiciera, pero también clemente, del rey para asegurar el orden propasa, en el siglo XVII, la esfera política. En el tractado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por ejemplo, poeta, rey y Dios alrededor del mismo oficio justiciero: premiar a los buenos (justicia distributiva), castigar a los malos (justicia punitiva), y ejecutar la clemencia, virtud que camina al lado de la justicia. Esta tesis de maestría pretende demostrar, por medio del análisis de las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que en ellas poeta, rey y Dios son responsables, cada uno a su manera, por realizar la justicia (distributiva y/o punitiva) y/o la clemencia. Para la organización de la argumentación, así como para fines didácticos, este trabajo hace, en sus análisis, una separación entre justicia poética, política y divina. Aunque realice esta división, esta tesis de maestría demuestra que estas esferas no constituyen dominios aislados, pero, en la verdad, ellas son desdoblamientos de una poética de la justicia que tiene como fin mantener el orden terreno del reino el cual reproduce el orden celeste elaborado por Dios. Para realizar estos objetivos, este estudio adopta una metodología bibliográfica y analítica, que consiste en reconstruir, principalmente, los preceptos poéticos, retóricos, políticos y teológicos vigentes en España del siglo XVII a fin de proponer interpretaciones de las obras a partir de las convenciones contemporáneas a su momento de producción.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)304 f.porUniversidade Federal de São PauloPoéticaTeologia-política católicaJustiçaTeatroLope de VegaPoéticaTeología-política católicaJusticiaTeatroLope de VegaPoética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de VegaPoética de la justicia: el orden teológico-político en las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosQuestões de Representação: formas estéticas, práticas retórico-poéticas e suas (re) apropriaçõesORIGINALDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdfDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdfapplication/pdf3294130${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf19539004797af871985960c62dfb1230MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85939${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/2/license.txt553d8f9d677ff0b1e7f7e7a03ae6c1ccMD52open accessTEXTDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.txtDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.txtExtracted texttext/plain832965${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.txt2eb1b390e7454baaa0a1ee0a709650abMD59open accessTHUMBNAILDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.jpgDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3647${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.jpge22607690ea35f85b2542ad5358c69ceMD511open access11600/635452023-05-17 01:10:00.324open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-17T04:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Poética de la justicia: el orden teológico-político en las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega. |
title |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
spellingShingle |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP] Poética Teologia-política católica Justiça Teatro Lope de Vega Poética Teología-política católica Justicia Teatro Lope de Vega |
title_short |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
title_full |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
title_fullStr |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
title_full_unstemmed |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
title_sort |
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega |
author |
Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP] |
author_facet |
Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6279349067132645 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3500335089443803 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7652473355973378 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lachat, Marcelo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nogueira, Érico |
contributor_str_mv |
Lachat, Marcelo Nogueira, Érico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poética Teologia-política católica Justiça Teatro Lope de Vega Poética Teología-política católica Justicia Teatro Lope de Vega |
topic |
Poética Teologia-política católica Justiça Teatro Lope de Vega Poética Teología-política católica Justicia Teatro Lope de Vega |
description |
Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-15T20:08:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-15T20:08:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
304 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19539004797af871985960c62dfb1230 553d8f9d677ff0b1e7f7e7a03ae6c1cc 2eb1b390e7454baaa0a1ee0a709650ab e22607690ea35f85b2542ad5358c69ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764185803685888 |