Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545
Resumo: Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção.
id UFSP_093fce1d8071e773086aa6f8ab1bb34a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/63545
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6279349067132645http://lattes.cnpq.br/3500335089443803http://lattes.cnpq.br/7652473355973378Lachat, MarceloNogueira, ÉricoUniversidade Federal de São Paulo2022-03-15T20:08:15Z2022-03-15T20:08:15Z2022-02-16https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção.En las sociedades del Antiguo Régimen, estructuradas alrededor de una concepción corporativa, es fundamental que el rey ejecute la justicia y, en determinados casos, la clemencia, para asegurar la paz, traducida, agustianamente, como la tranquilidad del orden. La centralidad de la actividad justiciera, pero también clemente, del rey para asegurar el orden propasa, en el siglo XVII, la esfera política. En el tractado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por ejemplo, poeta, rey y Dios alrededor del mismo oficio justiciero: premiar a los buenos (justicia distributiva), castigar a los malos (justicia punitiva), y ejecutar la clemencia, virtud que camina al lado de la justicia. Esta tesis de maestría pretende demostrar, por medio del análisis de las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que en ellas poeta, rey y Dios son responsables, cada uno a su manera, por realizar la justicia (distributiva y/o punitiva) y/o la clemencia. Para la organización de la argumentación, así como para fines didácticos, este trabajo hace, en sus análisis, una separación entre justicia poética, política y divina. Aunque realice esta división, esta tesis de maestría demuestra que estas esferas no constituyen dominios aislados, pero, en la verdad, ellas son desdoblamientos de una poética de la justicia que tiene como fin mantener el orden terreno del reino el cual reproduce el orden celeste elaborado por Dios. Para realizar estos objetivos, este estudio adopta una metodología bibliográfica y analítica, que consiste en reconstruir, principalmente, los preceptos poéticos, retóricos, políticos y teológicos vigentes en España del siglo XVII a fin de proponer interpretaciones de las obras a partir de las convenciones contemporáneas a su momento de producción.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)304 f.porUniversidade Federal de São PauloPoéticaTeologia-política católicaJustiçaTeatroLope de VegaPoéticaTeología-política católicaJusticiaTeatroLope de VegaPoética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de VegaPoética de la justicia: el orden teológico-político en las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosQuestões de Representação: formas estéticas, práticas retórico-poéticas e suas (re) apropriaçõesORIGINALDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdfDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdfapplication/pdf3294130${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf19539004797af871985960c62dfb1230MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85939${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/2/license.txt553d8f9d677ff0b1e7f7e7a03ae6c1ccMD52open accessTEXTDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.txtDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.txtExtracted texttext/plain832965${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.txt2eb1b390e7454baaa0a1ee0a709650abMD59open accessTHUMBNAILDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.jpgDissertação de Mestrado_Versão Final_Gabriel Furine Contatori.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3647${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.jpge22607690ea35f85b2542ad5358c69ceMD511open access11600/635452023-05-17 01:10:00.324open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-17T04:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Poética de la justicia: el orden teológico-político en las obras teatrales Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) y El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega.
title Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
spellingShingle Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]
Poética
Teologia-política católica
Justiça
Teatro
Lope de Vega
Poética
Teología-política católica
Justicia
Teatro
Lope de Vega
title_short Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
title_full Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
title_fullStr Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
title_full_unstemmed Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
title_sort Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
author Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]
author_facet Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6279349067132645
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3500335089443803
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7652473355973378
dc.contributor.author.fl_str_mv Contatori, Gabriel Furine [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lachat, Marcelo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nogueira, Érico
contributor_str_mv Lachat, Marcelo
Nogueira, Érico
dc.subject.por.fl_str_mv Poética
Teologia-política católica
Justiça
Teatro
Lope de Vega
Poética
Teología-política católica
Justicia
Teatro
Lope de Vega
topic Poética
Teologia-política católica
Justiça
Teatro
Lope de Vega
Poética
Teología-política católica
Justicia
Teatro
Lope de Vega
description Nas sociedades do Antigo Regime, estruturadas em torno de uma concepção corporativa, é de fundamental importância que o rei exerça a justiça e, em casos específicos, a clemência, para assegurar a paz, entendida, agostianamente, como a tranquilidade da ordem, do corpo político. A centralidade da atividade justiceira, mas também clemente, do rei para assegurar a ordem do reino extrapola, no século XVII, a esfera política. No tratado Cisne de Apolo (1602), Luis Alfonso de Carvallo une, por exemplo, poeta, rei e Deus em torno do mesmo ofício justiceiro: premiar os bons (justiça distributiva), punir os maus (justiça punitiva) ou ainda exercer a clemência, virtude que caminha ao lado da justiça. Assim, esta dissertação pretende demonstrar, a partir da análise das peças Peribáñez y el Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Félix Lope de Vega y Carpio (1562-1635), que nessas obras teatrais poeta, rei e Deus são responsáveis, cada um à sua maneira, por exercer a justiça (distributiva e/ou punitiva) e/ou a clemência. Para a organização da argumentação, bem como para fins didáticos, este trabalho faz, durante as análises, uma separação entre justiça poética, política e divina. Embora opere essa divisão, esta dissertação visa a demonstrar que esses campos não constituem domínios isolados; na verdade, eles são desdobramentos de uma poética da justiça que tem como fim manter a ordem terrena do reino, a qual reproduz a ordem celeste elaborada por Deus. Tendo em vista tal propósito, este estudo adota uma metodologia de pesquisa bibliográfica e analítica, que consiste em reconstruir, sobremaneira, concepções poéticas, retóricas, políticas e teológicas em vigência na Espanha seiscentista a fim de propor interpretações das peças a partir de convenções contemporâneas ao seu momento de produção.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T20:08:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-15T20:08:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 304 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63545/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Vers%c3%a3o%20Final_Gabriel%20Furine%20Contatori.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19539004797af871985960c62dfb1230
553d8f9d677ff0b1e7f7e7a03ae6c1cc
2eb1b390e7454baaa0a1ee0a709650ab
e22607690ea35f85b2542ad5358c69ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764185803685888