O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63846 |
Resumo: | Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas. |
id |
UFSP_0b01d224787b1b8595bd4ce98869e670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63846 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da ArteThe circus and the memory of the circus: narratives from Art HistoryAntropologia e ArteCirco de LonaCirco no ModernismoCirco na PinturaEstratégia EtnográficaMemória do CircoAnthropology and ArtCircus MemoryCircus in ModernismCircus in PaintingEthnographic StrategyTent CircusEm um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas.At a macro level, the research proposes a reflection on different representations of the traveling canvas circus, also known as traditional circus, cultural practice that encompasses various languages and techniques, including design, visual arts, dance, body language, oral narratives, mime and music, performed by itinerant artists, who live in rolling houses. It is an artistic modality that has been inheriting and transforming cultural values over time and in the places it passes through, and in which aesthetics and the plastic dimension play a fundamental role, from the colorful canvas and the masts, to the details of this universe that touches people so much. The circus has been portrayed by renowned artists of other languages, including Brazilian modernist painters, thus inspiring other forms of art. But it also receives influences from other arts, which help shape it, in a two-way relationship. In this sense, the present work studies the circus as a confluence of several arts, challenging the barrier between erudite and popular art, between the traditional and the contemporary. Prepared by a researcher who is also an artist born and raised in the circus, the work seeks to integrate interpretations, memories and comments of current circus artists about and from the pictorial representation of some modernists about the circus. The interlocutors are from circuses that, at the time of the research, were performing in the State of São Paulo, and to whom reproductions of the paintings were shown. The research intends to help fill a gap, given the scarcity of research on the circus in the field of Art History, while drawing on anthropological approaches.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGoldstein, Ilana SeltzerJardim, Marta Denise da Rosahttp://lattes.cnpq.br/2834185689970646http://lattes.cnpq.br/6111344079768148http://lattes.cnpq.br/6090816823208760Marambio, Ramon Eduardo Moreira2022-05-19T17:41:16Z2022-05-19T17:41:16Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion185 f.application/pdfMARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63846porGuarulhos - online.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T21:53:03Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63846Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T21:53:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte The circus and the memory of the circus: narratives from Art History |
title |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
spellingShingle |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte Marambio, Ramon Eduardo Moreira Antropologia e Arte Circo de Lona Circo no Modernismo Circo na Pintura Estratégia Etnográfica Memória do Circo Anthropology and Art Circus Memory Circus in Modernism Circus in Painting Ethnographic Strategy Tent Circus |
title_short |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
title_full |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
title_fullStr |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
title_full_unstemmed |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
title_sort |
O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte |
author |
Marambio, Ramon Eduardo Moreira |
author_facet |
Marambio, Ramon Eduardo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldstein, Ilana Seltzer Jardim, Marta Denise da Rosa http://lattes.cnpq.br/2834185689970646 http://lattes.cnpq.br/6111344079768148 http://lattes.cnpq.br/6090816823208760 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marambio, Ramon Eduardo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia e Arte Circo de Lona Circo no Modernismo Circo na Pintura Estratégia Etnográfica Memória do Circo Anthropology and Art Circus Memory Circus in Modernism Circus in Painting Ethnographic Strategy Tent Circus |
topic |
Antropologia e Arte Circo de Lona Circo no Modernismo Circo na Pintura Estratégia Etnográfica Memória do Circo Anthropology and Art Circus Memory Circus in Modernism Circus in Painting Ethnographic Strategy Tent Circus |
description |
Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-19T17:41:16Z 2022-05-19T17:41:16Z 2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. https://hdl.handle.net/11600/63846 |
identifier_str_mv |
MARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
185 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos - online. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1824718217740812288 |