FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60412
Resumo: A presente monografia apresenta os resultados de um estudo desenvolvido sobre as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal Brasileiro entre os anos de 2000 e 2018, voltadas à expansão do ensino superior, bem como sobre a possibilidade de impactos diretos desses programas na inclusão social dos estudantes que são o público-alvo desses programas, visto o poder de transformação socioeconômica atribuído ao acesso à educação superior. Por meio de análises de dados estatísticos para o perfil demográfico e socioeconômico dos ingressantes no ensino superior via essas políticas, este estudo visa fazer inferências sobre as chances de mobilidade social desses jovens, utilizando para tal as informações disponibilizadas pelos Censos do Ensino Superior do INEP para os anos de 2009, 2013 e 2017 no estado de Minas Gerais. Destas informações, aplicam-se análises estatísticas descritivas, além de testes t de diferença de média.
id UFSP_0cc7a8283d4c82e65ad5df659ba9d77c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60412
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiroEducação superiorREUNIPROUNIInclusão socialFIESA presente monografia apresenta os resultados de um estudo desenvolvido sobre as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal Brasileiro entre os anos de 2000 e 2018, voltadas à expansão do ensino superior, bem como sobre a possibilidade de impactos diretos desses programas na inclusão social dos estudantes que são o público-alvo desses programas, visto o poder de transformação socioeconômica atribuído ao acesso à educação superior. Por meio de análises de dados estatísticos para o perfil demográfico e socioeconômico dos ingressantes no ensino superior via essas políticas, este estudo visa fazer inferências sobre as chances de mobilidade social desses jovens, utilizando para tal as informações disponibilizadas pelos Censos do Ensino Superior do INEP para os anos de 2009, 2013 e 2017 no estado de Minas Gerais. Destas informações, aplicam-se análises estatísticas descritivas, além de testes t de diferença de média.This paper presents the results of a study about the public policies adopted by the Brazilian government between 2000 and 2018 towards the higher education expansion, as well as its possible direct impact in the social inclusion of its target students, since the consensus about the possibility of social and economic transformation through education. Analysis of demographic and economic profile of the students benefited by the programs and their family are performed. Thus, this study tries to infer about the possible social mobility of these beneficiaries, observing the census for the superior education (Censo da Educação Superior) in Minas Gerais, Brazil, for 2009, 2013 e 2017. From these data, it was applied descriptive statistics analysis, besides t tests for average values.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGonçalves, Solange Ledi [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1110771571585328http://lattes.cnpq.br/5135074729761511Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]2021-03-12T17:11:30Z2021-03-12T17:11:30Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion57application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60412porOsascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T20:15:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60412Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T20:15:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
title FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
spellingShingle FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
Educação superior
REUNI
PROUNI
Inclusão social
FIES
title_short FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
title_full FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
title_fullStr FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
title_sort FIES, PROUNI e REUNI: uma análise sobre o papel dessas políticas públicas na inclusão social de jovens no ensino superior brasileiro
author Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
author_facet Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Solange Ledi [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1110771571585328
http://lattes.cnpq.br/5135074729761511
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltar, Karla Damasceno [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
REUNI
PROUNI
Inclusão social
FIES
topic Educação superior
REUNI
PROUNI
Inclusão social
FIES
description A presente monografia apresenta os resultados de um estudo desenvolvido sobre as políticas públicas adotadas pelo Governo Federal Brasileiro entre os anos de 2000 e 2018, voltadas à expansão do ensino superior, bem como sobre a possibilidade de impactos diretos desses programas na inclusão social dos estudantes que são o público-alvo desses programas, visto o poder de transformação socioeconômica atribuído ao acesso à educação superior. Por meio de análises de dados estatísticos para o perfil demográfico e socioeconômico dos ingressantes no ensino superior via essas políticas, este estudo visa fazer inferências sobre as chances de mobilidade social desses jovens, utilizando para tal as informações disponibilizadas pelos Censos do Ensino Superior do INEP para os anos de 2009, 2013 e 2017 no estado de Minas Gerais. Destas informações, aplicam-se análises estatísticas descritivas, além de testes t de diferença de média.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T17:11:30Z
2021-03-12T17:11:30Z
2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60412
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Osasco
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268386800041984