Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823 |
Resumo: | Boa parte dos desafios resulta de avanços importantes que ocorreram no Ensino Superior brasileiro nas últimas décadas, sobretudo na última década. Prova disso são os verbos usados para anunciá-los: manter, dar continuidade, ampliar, aprimorar. Com base em algum conhecimento da literatura internacional nesse campo de estudos podemos constatar, também, que alguns desses desafios são comuns a vários sistemas educacionais que ampliaram o acesso a esse nível de ensino no caso dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e França. A expansão de seus respectivos sistemas de Ensino Superior ocorreu em meados do século passado. Em outros países, como Brasil e alguns outros latino-americanos, China, Índia e Coreia do Sul somente neste século os sistemas de Ensino Superior experimentaram crescimento significativo. Portanto, os desafios de Ensino Superior, por mais específicos e conjunturais que pareçam, ocorrem em boa parte dos sistemas nacionais que realizaram a transição de sistemas de elite, voltados para formação de uma pequena parcela de jovens bem nascidos, para sistemas de massa, que atendem a um contingente maior e mais diversificado de estudantes. |
id |
UFJF-7_a5e883cd54b77fe893e0d2a06f2d1b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31823 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no BrasilEnsino SuperiorPROUNIREUNIFIESBoa parte dos desafios resulta de avanços importantes que ocorreram no Ensino Superior brasileiro nas últimas décadas, sobretudo na última década. Prova disso são os verbos usados para anunciá-los: manter, dar continuidade, ampliar, aprimorar. Com base em algum conhecimento da literatura internacional nesse campo de estudos podemos constatar, também, que alguns desses desafios são comuns a vários sistemas educacionais que ampliaram o acesso a esse nível de ensino no caso dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e França. A expansão de seus respectivos sistemas de Ensino Superior ocorreu em meados do século passado. Em outros países, como Brasil e alguns outros latino-americanos, China, Índia e Coreia do Sul somente neste século os sistemas de Ensino Superior experimentaram crescimento significativo. Portanto, os desafios de Ensino Superior, por mais específicos e conjunturais que pareçam, ocorrem em boa parte dos sistemas nacionais que realizaram a transição de sistemas de elite, voltados para formação de uma pequena parcela de jovens bem nascidos, para sistemas de massa, que atendem a um contingente maior e mais diversificado de estudantes.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 1 (2017): Desafios da educação no século XXI; 340-3482237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823/21104Meneghel, Stela Maria info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-29T13:00:48Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31823Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:31.317673Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
title |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
spellingShingle |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil Meneghel, Stela Maria Ensino Superior PROUNI REUNI FIES |
title_short |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
title_full |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
title_fullStr |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
title_sort |
Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil |
author |
Meneghel, Stela Maria |
author_facet |
Meneghel, Stela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghel, Stela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior PROUNI REUNI FIES |
topic |
Ensino Superior PROUNI REUNI FIES |
description |
Boa parte dos desafios resulta de avanços importantes que ocorreram no Ensino Superior brasileiro nas últimas décadas, sobretudo na última década. Prova disso são os verbos usados para anunciá-los: manter, dar continuidade, ampliar, aprimorar. Com base em algum conhecimento da literatura internacional nesse campo de estudos podemos constatar, também, que alguns desses desafios são comuns a vários sistemas educacionais que ampliaram o acesso a esse nível de ensino no caso dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e França. A expansão de seus respectivos sistemas de Ensino Superior ocorreu em meados do século passado. Em outros países, como Brasil e alguns outros latino-americanos, China, Índia e Coreia do Sul somente neste século os sistemas de Ensino Superior experimentaram crescimento significativo. Portanto, os desafios de Ensino Superior, por mais específicos e conjunturais que pareçam, ocorrem em boa parte dos sistemas nacionais que realizaram a transição de sistemas de elite, voltados para formação de uma pequena parcela de jovens bem nascidos, para sistemas de massa, que atendem a um contingente maior e mais diversificado de estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823/21104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 1 (2017): Desafios da educação no século XXI; 340-348 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123428806656 |