Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles. |
id |
UFSP_0d8d9a8d909e85d945f3c306d5f6fcbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65602 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnicoProblem Based Learning: a path to meaningful learning in technical high schoolAprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)Aprendizagem significativaPensamento reflexivoEnsino médio técnicoEssa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4696157162108125http://lattes.cnpq.br/5686596718815634Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]2022-09-23T16:51:20Z2022-09-23T16:51:20Z2022-08-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion144application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T23:03:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65602Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T23:03:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico Problem Based Learning: a path to meaningful learning in technical high school |
title |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP] Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Aprendizagem significativa Pensamento reflexivo Ensino médio técnico |
title_short |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
title_full |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
title_sort |
Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico |
author |
Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP] |
author_facet |
Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/4696157162108125 http://lattes.cnpq.br/5686596718815634 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Aprendizagem significativa Pensamento reflexivo Ensino médio técnico |
topic |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Aprendizagem significativa Pensamento reflexivo Ensino médio técnico |
description |
Essa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23T16:51:20Z 2022-09-23T16:51:20Z 2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268464413540352 |