Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles.
id UFSP_0d8d9a8d909e85d945f3c306d5f6fcbc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65602
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnicoProblem Based Learning: a path to meaningful learning in technical high schoolAprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)Aprendizagem significativaPensamento reflexivoEnsino médio técnicoEssa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4696157162108125http://lattes.cnpq.br/5686596718815634Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]2022-09-23T16:51:20Z2022-09-23T16:51:20Z2022-08-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion144application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T23:03:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65602Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T23:03:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
Problem Based Learning: a path to meaningful learning in technical high school
title Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
spellingShingle Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Aprendizagem significativa
Pensamento reflexivo
Ensino médio técnico
title_short Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
title_full Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
title_fullStr Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
title_sort Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
author Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4696157162108125
http://lattes.cnpq.br/5686596718815634
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Aprendizagem significativa
Pensamento reflexivo
Ensino médio técnico
topic Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Aprendizagem significativa
Pensamento reflexivo
Ensino médio técnico
description Essa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T16:51:20Z
2022-09-23T16:51:20Z
2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268464413540352