Gêneros do discurso e letramentos possíveis: um estudo dos cadernos escolares nas turmas de alfabetização de Jovens e Adultos no município de Guarulhos/SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lays [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67926
Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo sobre como se materializa a oferta educativa para jovens e adultos não ou pouco escolarizados. Em pesquisa anterior, nos detivemos em identificar os materiais, artefatos culturais e didáticos utilizados em turmas de alfabetização de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Guarulhos (SP). Tendo em vista a constatação do potencial informativo dos cadernos escolares, por constituírem-se em formas privilegiadas de registro do ensino (GIRVITZ, 2008), propusemo-nos a dar continuidade à pesquisa, assumindo o objetivo de inventariar gêneros do discurso e atividades de ensino de leitura e escrita focalizadas nesta modalidade de ensino por meio da análise destas fontes. Especialmente, nos interessa inventariar as coletâneas de gêneros do discurso que circulam no processo de alfabetização, avaliando-as em relação a sua variedade e relevância frente às múltiplas exigências que o mundo contemporâneo coloca para as pessoas jovens e adultas e para a escola como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995). Dirigimos nossa atenção a essa modalidade de ensino pelo fato de que, apesar dos esforços em torno da democratização da educação básica, persiste no Brasil um enorme contingente de pessoas que não sabem ler e escrever ou que não finalizaram seus estudos no ensino fundamental (PNAD, 2010). Nossa investigação é de natureza qualitativa (MARTINS, 2004; KNOBEL e LANKHSHEAR, 2008), realizamos dois estudos em turmas de alfabetização de jovens e adultos. Um deles no Movimento de Alfabetização – MOVA Guarulhos e o outro no Programa de Ensino Fundamental Regular com Educação Profissional ambos de iniciativa do governo municipal. Buscamos verificar indícios das práticas de letramento nos cadernos, tomando-os como suporte físico das coletâneas de gêneros e de atividades usadas na alfabetização e como dispositivo escolar, como define Girvitz (2008). Além disso, lançamos mão de um conjunto específico de procedimentos: a aplicação de entrevistas semi-estruturadas com a seção técnica do MOVA (SME/Guarulhos), gestora e alfabetizadoras responsáveis pelas turmas em questão. Durante o campo, coletamos cadernos dos estudantes, assim como, portfólios e cadernos de planejamento das alfabetizadoras. Com base nos dados e materiais coletados constatamos a pouca variedade de gêneros discursivos que circulam nesses contextos e de situações nas quais a leitura é praticada, isso quando há textos perpassando os indícios de eventos analisados nos cadernos. Os traços de práticas de leitura que observamos a partir da análise dos cadernos não abarcam os múltiplos letramentos necessários a inserção de pessoas em sociedades letradas e grafocêntricas como a nossa, tampouco os letramentos que Rojo (2010) define como fundamentais na escolarização tais como os multissemióticos. Isso se torna preocupante quando observamos a posição de desvantagem de jovens e adultos não ou pouco escolarizados em sociedades letradas. A meta de alfabetizar e promover práticas de letramento, propiciando aprendizagens por meio de situações que estejam relacionadas às práticas sociais vividas pelos sujeitos envolvidos, parece prejudicada nos contextos analisados.
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Tendo em vista a constatação do potencial informativo dos cadernos escolares, por constituírem-se em formas privilegiadas de registro do ensino (GIRVITZ, 2008), propusemo-nos a dar continuidade à pesquisa, assumindo o objetivo de inventariar gêneros do discurso e atividades de ensino de leitura e escrita focalizadas nesta modalidade de ensino por meio da análise destas fontes. Especialmente, nos interessa inventariar as coletâneas de gêneros do discurso que circulam no processo de alfabetização, avaliando-as em relação a sua variedade e relevância frente às múltiplas exigências que o mundo contemporâneo coloca para as pessoas jovens e adultas e para a escola como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995). Dirigimos nossa atenção a essa modalidade de ensino pelo fato de que, apesar dos esforços em torno da democratização da educação básica, persiste no Brasil um enorme contingente de pessoas que não sabem ler e escrever ou que não finalizaram seus estudos no ensino fundamental (PNAD, 2010). Nossa investigação é de natureza qualitativa (MARTINS, 2004; KNOBEL e LANKHSHEAR, 2008), realizamos dois estudos em turmas de alfabetização de jovens e adultos. Um deles no Movimento de Alfabetização – MOVA Guarulhos e o outro no Programa de Ensino Fundamental Regular com Educação Profissional ambos de iniciativa do governo municipal. Buscamos verificar indícios das práticas de letramento nos cadernos, tomando-os como suporte físico das coletâneas de gêneros e de atividades usadas na alfabetização e como dispositivo escolar, como define Girvitz (2008). Além disso, lançamos mão de um conjunto específico de procedimentos: a aplicação de entrevistas semi-estruturadas com a seção técnica do MOVA (SME/Guarulhos), gestora e alfabetizadoras responsáveis pelas turmas em questão. Durante o campo, coletamos cadernos dos estudantes, assim como, portfólios e cadernos de planejamento das alfabetizadoras. Com base nos dados e materiais coletados constatamos a pouca variedade de gêneros discursivos que circulam nesses contextos e de situações nas quais a leitura é praticada, isso quando há textos perpassando os indícios de eventos analisados nos cadernos. Os traços de práticas de leitura que observamos a partir da análise dos cadernos não abarcam os múltiplos letramentos necessários a inserção de pessoas em sociedades letradas e grafocêntricas como a nossa, tampouco os letramentos que Rojo (2010) define como fundamentais na escolarização tais como os multissemióticos. Isso se torna preocupante quando observamos a posição de desvantagem de jovens e adultos não ou pouco escolarizados em sociedades letradas. A meta de alfabetizar e promover práticas de letramento, propiciando aprendizagens por meio de situações que estejam relacionadas às práticas sociais vividas pelos sujeitos envolvidos, parece prejudicada nos contextos analisados.This research refers to the study of the materialization of educational provision for non or poor schooled young people and adults. In previous research, we focused at identifying the material, cultural and didactic artifacts used for literacy classes for young people and adults in municipal schools from Guarulhos (SP). In view of the finding of informative potential of school notebooks, for they are constituted into privileged forms of teaching register (GIRVITZ, 2008), we set ourselves to continue the research, assuming the objective of inventorying speech genres and activities of reading and writing focused in this teaching modalities by analyzing this scope. We are especially interested inventory the compilation of speech genres that circulate in the literacy process, evaluating their relation with the variety and relevance before the multiple exigencies that contemporary world puts for young people and adults, and for school as the main literacy agency (KLEIMAN, 1995). We turn our attention to this teaching modality because it persists in Brazil a huge contingent of people who don’t know how to read and write or who didn’t finish their study in regular school (PNAD, 2010), despite the efforts for democratization of basic education. Our research has a qualitative nature (MARTINS, 2004; KNOBEL e LANKHSHEAR, 2008), since we made two studies in young people and adults’ literacy classes. One of them at “Movimento de Alfabetização” – MOVA Guarulhos; the other at “Programa de Ensino Fundamental Regular com Educação Profissional”, both iniciatives by the municipal government. We attempted to verify indications of literacy practices in the notebooks, assuming them as physical support of genres’ compilations and literacy activities and as social device, as defined by Girvitz (2008). Besides, we used some specific procedures: application of semi-structured interviews with MOVA’s technical section (SME/Guarulhos), school manager and teachers responsible for those classes. During the field research, we collected students’ notebooks, as well as teachers’ portfolios and planning notebooks. Based on the data and the collected material we saw little variety of speech genres and situations of reading practices, and sometimes texts were not even used in the events analyzed in the notebooks. The examples of reading practices we observed through analysis of the notebooks don’t cover the necessary literacy to insert people in literate societies like ours, not even the literacy that Rojo (2010) defines as fundamental in education, like the “multi-semiotics”. It is worrying when we observe the disadvantaged position of not or poor schooled young people and adults in literate societies. The goal of promoting literacy practices, fostering learning through situations related to the subjects’ social practices, seems impaired in the analyzed contexts.113 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alfabetização/letramentoGêneros do discursoCadernosEJALiteracySpeech genresNotebooksEJAGêneros do discurso e letramentos possíveis: um estudo dos cadernos escolares nas turmas de alfabetização de Jovens e Adultos no município de Guarulhos/SP.Speech Genres and possible literacy: a study of school notebooks in young people and adults’ literacy in Guarulhos/SP.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679262023-06-07 11:12:27.28metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67926Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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