Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP], Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000400017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4718
Resumo: New electronic mediation technologies challenge the players in the educational process and make it necessary to define the pedagogical model adopted. The aim of this study was to analyze discussion lists as a teaching and learning strategy for a semi-distant educational proposal. A discussion list was created within the discipline of Educational Practices of a health education specialization program. The core issues guiding the data analysis were the expectations, possibilities, difficulties and role of the discussion list within the teaching and learning process from the students' point of view. The difficulties were centered on the availability of internet access, inexperience, time management and lack of personal contact. Space-time facility, expansion of asynchronous communication channels and creation of a collaborative learning community were among the possibilities highlighted.
id UFSP_11cac01b1e949bcfa3a8634638df6c93
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/4718
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em SaúdeDiscussion lists as a teaching and learning strategy for postgraduate health studiesLista de discusión como estrategia de enseñanza-aprendizaje en el postgrado en saludEducational technologyDiscussion listTeaching and learning strategiesConstructivismHealth educationTecnologia educacionalLista de discussãoEstratégias de ensino-aprendizagemConstrutivismoEducação em saúdeNew electronic mediation technologies challenge the players in the educational process and make it necessary to define the pedagogical model adopted. The aim of this study was to analyze discussion lists as a teaching and learning strategy for a semi-distant educational proposal. A discussion list was created within the discipline of Educational Practices of a health education specialization program. The core issues guiding the data analysis were the expectations, possibilities, difficulties and role of the discussion list within the teaching and learning process from the students' point of view. The difficulties were centered on the availability of internet access, inexperience, time management and lack of personal contact. Space-time facility, expansion of asynchronous communication channels and creation of a collaborative learning community were among the possibilities highlighted.Las nuevas tecnologías de mediación electrónica desafían a los actores del proceso educativo y requieren la definición del modelo pedagógico adoptado. El objetivo de este trabajo es analizar la lista de discusión como estrategia de la enseñanza-aprendizaje en una propuesta educativa semi-presencial. La lista de discusión se creó en la disciplina Prácticas Educativas del curso de especialización en Educación en Salud. Los núcleos que orientan el análisis de los datos son: expectativas, posibilidades, dificultades y papel de la lista de discusión en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la óptica de los discentes. Las dificultades se centraron en la disponibilidad de acceso a Internet, inexperiencia, administración del tiempo y ausencia de contacto personal. Respecto a las posibilidades, se destacan las facilidades espacio-temporales, la ampliación de los canales de comunicación asíncrona y la creación de una comunidad colaborativa de aprendizaje.As novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELOUNESPUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]2015-06-14T13:38:54Z2015-06-14T13:38:54Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion883-892application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000400017Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 12, n. 27, p. 883-892, 2008.10.1590/S1414-32832008000400017S1414-32832008000400017.pdf1414-3283S1414-32832008000400017http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4718porInterface - Comunicação, Saúde, Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T05:40:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/4718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T05:40:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
Discussion lists as a teaching and learning strategy for postgraduate health studies
Lista de discusión como estrategia de enseñanza-aprendizaje en el postgrado en salud
title Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
spellingShingle Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Educational technology
Discussion list
Teaching and learning strategies
Constructivism
Health education
Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
title_short Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_full Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_fullStr Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_full_unstemmed Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_sort Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
author Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
author_facet Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]
author_role author
author2 Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educational technology
Discussion list
Teaching and learning strategies
Constructivism
Health education
Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
topic Educational technology
Discussion list
Teaching and learning strategies
Constructivism
Health education
Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
description New electronic mediation technologies challenge the players in the educational process and make it necessary to define the pedagogical model adopted. The aim of this study was to analyze discussion lists as a teaching and learning strategy for a semi-distant educational proposal. A discussion list was created within the discipline of Educational Practices of a health education specialization program. The core issues guiding the data analysis were the expectations, possibilities, difficulties and role of the discussion list within the teaching and learning process from the students' point of view. The difficulties were centered on the availability of internet access, inexperience, time management and lack of personal contact. Space-time facility, expansion of asynchronous communication channels and creation of a collaborative learning community were among the possibilities highlighted.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2015-06-14T13:38:54Z
2015-06-14T13:38:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000400017
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 12, n. 27, p. 883-892, 2008.
10.1590/S1414-32832008000400017
S1414-32832008000400017.pdf
1414-3283
S1414-32832008000400017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4718
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000400017
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4718
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 12, n. 27, p. 883-892, 2008.
10.1590/S1414-32832008000400017
S1414-32832008000400017.pdf
1414-3283
S1414-32832008000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 883-892
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268430125105152