Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz-Moreno,Lidia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pittamiglio,Silvia Elsa Lizarralde, Furusato,Meiry Akiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000400017
Resumo: As novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.
id UNESP-8_6c6fa7ed1cbfeb2c544b9627507065fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832008000400017
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em SaúdeTecnologia educacionalLista de discussãoEstratégias de ensino-aprendizagemConstrutivismoEducação em saúdeAs novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.UNESP2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000400017Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.27 2008reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832008000400017info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz-Moreno,LidiaPittamiglio,Silvia Elsa LizarraldeFurusato,Meiry Akikopor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832008000400017Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
spellingShingle Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
Ruiz-Moreno,Lidia
Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
title_short Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_full Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_fullStr Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_full_unstemmed Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
title_sort Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
author Ruiz-Moreno,Lidia
author_facet Ruiz-Moreno,Lidia
Pittamiglio,Silvia Elsa Lizarralde
Furusato,Meiry Akiko
author_role author
author2 Pittamiglio,Silvia Elsa Lizarralde
Furusato,Meiry Akiko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz-Moreno,Lidia
Pittamiglio,Silvia Elsa Lizarralde
Furusato,Meiry Akiko
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
topic Tecnologia educacional
Lista de discussão
Estratégias de ensino-aprendizagem
Construtivismo
Educação em saúde
description As novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832008000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.27 2008
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518069690368