Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/64997
Resumo: A tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários? Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade.
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