Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/64997 |
Resumo: | A tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários? Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade. |
id |
UFSP_12f182ddb36633498ed5c008e4469a0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/64997 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuáriosAirbagCarrosTributaçãoVeículosA tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários? Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade.Universidade Federal de São PauloMachado, Eduardo Luiz [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8965282450665242Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP]2022-08-01T16:47:45Z2022-08-01T16:47:45Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion17 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/64997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T05:02:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/64997Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T05:02:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
title |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
spellingShingle |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP] Airbag Carros Tributação Veículos |
title_short |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
title_full |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
title_fullStr |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
title_full_unstemmed |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
title_sort |
Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários |
author |
Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/8965282450665242 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Airbag Carros Tributação Veículos |
topic |
Airbag Carros Tributação Veículos |
description |
A tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários? Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01T16:47:45Z 2022-08-01T16:47:45Z 2022-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/64997 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/64997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268353930330112 |