O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58369
Resumo: O brincar é a principal atividade no desempenho ocupacional da criança. É através do brincar que a criança percebe o mundo exterior e constrói o seu próprio mundo. Ela se desenvolve, aprende, se comunica por intermédio do brincar e isto se dá de uma maneira muito particular devido a sua cultura lúdica. Mesmo sendo muito utilizado no cotidiano da criança, o brincar não possui uma concepção tão clara. Baseado nisto este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em revistas de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, (Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP) sobre os trabalhos publicados entre 2005 e 2010 que fazem referência ao brincar e à utilização de instrumentos que avaliam esta atividade. A busca foi realizada pelos sites das revistas, via assuntos, através dos termos: brincar, jogo(s), brincadeira(s), brinquedo(s), atividade(s) lúdica(s), cultura lúdica, e instrumento(s) de avaliação. Os vinte e dois manuscritos encontrados foram agrupados quanto ao ano, local de publicação, tipos de trabalho encontrados, áreas temáticas nas quais o brincar foi utilizado e sobre a finalidade do brincar apresentado nestas publicações (como um recurso terapêutico ou como um fim em si mesmo). Após análise percebeu-se que os artigos apresentam concepções que se complementam entre si. Não foi encontrado nenhum artigo que relata o uso de instrumentos de avaliação desta atividade na atuação do terapeuta ocupacional. Com base nos resultados foi realizada a finalização do trabalho, contribuindo para um retrato real do papel do brincar na prática do terapeuta ocupacional relatados nos periódicos utilizados.
id UFSP_150e3d5edc1bfef41d0607cc323d74b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58369
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográficaBrincarAtividade lúdicaCultura lúdicaInstrumento de avaliaçãoTerapia ocupacionalPlayPlayful activityPlayful cultureInstrument evaluationOccupational therapyO brincar é a principal atividade no desempenho ocupacional da criança. É através do brincar que a criança percebe o mundo exterior e constrói o seu próprio mundo. Ela se desenvolve, aprende, se comunica por intermédio do brincar e isto se dá de uma maneira muito particular devido a sua cultura lúdica. Mesmo sendo muito utilizado no cotidiano da criança, o brincar não possui uma concepção tão clara. Baseado nisto este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em revistas de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, (Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP) sobre os trabalhos publicados entre 2005 e 2010 que fazem referência ao brincar e à utilização de instrumentos que avaliam esta atividade. A busca foi realizada pelos sites das revistas, via assuntos, através dos termos: brincar, jogo(s), brincadeira(s), brinquedo(s), atividade(s) lúdica(s), cultura lúdica, e instrumento(s) de avaliação. Os vinte e dois manuscritos encontrados foram agrupados quanto ao ano, local de publicação, tipos de trabalho encontrados, áreas temáticas nas quais o brincar foi utilizado e sobre a finalidade do brincar apresentado nestas publicações (como um recurso terapêutico ou como um fim em si mesmo). Após análise percebeu-se que os artigos apresentam concepções que se complementam entre si. Não foi encontrado nenhum artigo que relata o uso de instrumentos de avaliação desta atividade na atuação do terapeuta ocupacional. Com base nos resultados foi realizada a finalização do trabalho, contribuindo para um retrato real do papel do brincar na prática do terapeuta ocupacional relatados nos periódicos utilizados.Play is the main activity in the child's occupational performance. It is through play that child perceives the outside world and builds his or her own world. The child develops, learns, communicates through play and it takes a very particular way because of their playful culture. Although widely used in daily life of the child, the play does not have a clear conception. Based on that, this study aimed to conduct a literature review in the journal Occupational Therapy State of São Paulo, (Journal of Occupational Therapy and UFSCar Journal of Occupational Therapy, USP) on the papers published between 2005 and 2010 that reference the play and the use of instruments that assess this activity. The search was conducted by the journal's websites, via issues, through the terms: to play, game (s), fun, toy (s), playful activity (ies), playful culture and instrument(s) of evaluation. The twenty-two manuscripts were grouped according to year and place of publication, types of work found, thematic areas in which the play was used and the purpose of play presented in these publications (such as a therapeutic or as an end in itself). After analysis it was noticed that the articles present concepts that complement each other. We found no paper reporting the use of assessment tools in the performance of this activity of the occupational therapist. Based on the results was carried out finishing work, contributing to a real picture of the role of play in the practice of occupational therapist reported in the journals usedUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/2870030155902589Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]2020-09-18T17:40:24Z2020-09-18T17:40:24Z2011-11-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56 f.application/pdfDAMASCENO, Mariane Ferraz. O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58369porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T02:00:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58369Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T02:00:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
title O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
spellingShingle O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]
Brincar
Atividade lúdica
Cultura lúdica
Instrumento de avaliação
Terapia ocupacional
Play
Playful activity
Playful culture
Instrument evaluation
Occupational therapy
title_short O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
title_full O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
title_fullStr O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
title_sort O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica
author Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]
author_facet Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7118155019861351
http://lattes.cnpq.br/2870030155902589
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Atividade lúdica
Cultura lúdica
Instrumento de avaliação
Terapia ocupacional
Play
Playful activity
Playful culture
Instrument evaluation
Occupational therapy
topic Brincar
Atividade lúdica
Cultura lúdica
Instrumento de avaliação
Terapia ocupacional
Play
Playful activity
Playful culture
Instrument evaluation
Occupational therapy
description O brincar é a principal atividade no desempenho ocupacional da criança. É através do brincar que a criança percebe o mundo exterior e constrói o seu próprio mundo. Ela se desenvolve, aprende, se comunica por intermédio do brincar e isto se dá de uma maneira muito particular devido a sua cultura lúdica. Mesmo sendo muito utilizado no cotidiano da criança, o brincar não possui uma concepção tão clara. Baseado nisto este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em revistas de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, (Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP) sobre os trabalhos publicados entre 2005 e 2010 que fazem referência ao brincar e à utilização de instrumentos que avaliam esta atividade. A busca foi realizada pelos sites das revistas, via assuntos, através dos termos: brincar, jogo(s), brincadeira(s), brinquedo(s), atividade(s) lúdica(s), cultura lúdica, e instrumento(s) de avaliação. Os vinte e dois manuscritos encontrados foram agrupados quanto ao ano, local de publicação, tipos de trabalho encontrados, áreas temáticas nas quais o brincar foi utilizado e sobre a finalidade do brincar apresentado nestas publicações (como um recurso terapêutico ou como um fim em si mesmo). Após análise percebeu-se que os artigos apresentam concepções que se complementam entre si. Não foi encontrado nenhum artigo que relata o uso de instrumentos de avaliação desta atividade na atuação do terapeuta ocupacional. Com base nos resultados foi realizada a finalização do trabalho, contribuindo para um retrato real do papel do brincar na prática do terapeuta ocupacional relatados nos periódicos utilizados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
2020-09-18T17:40:24Z
2020-09-18T17:40:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMASCENO, Mariane Ferraz. O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58369
identifier_str_mv DAMASCENO, Mariane Ferraz. O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268354418966528