O brincar de contar e construir histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beira, Renata Palhares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58375
Resumo: No decorrer do desenvolvimento infantil são encontrados diversos elementos que contribuem para a evolução desta etapa, sendo o brincar um dos principais componentes. A prática do brincar proporciona o desenvolvimento da habilidade de criação e possibilita a utilização da personalidade total do indivíduo. A criança quando permite ampliar o seu espaço lúdico, consegue criar, promovendo a expansão do real desenvolvimento, fazendo com que haja progresso na própria trajetória. Este trabalho objetiva apresentar os resultados em que foram avaliados: o comportamento lúdico, os interesses, as capacidades e dificuldades de crianças na fase pré-escolar. O trabalho teve como participantes: dez mães e seus respectivos filhos no Centro de Atendimento a Família (C.A.F.) “Só Pra Te Vê”, situado na Zona Noroeste de Santos. Os participantes foram selecionados respeitando os critérios de inclusão: crianças na faixa etária de 04 a 06 anos e a assinatura pelas mães do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As mães foram entrevistadas antes dos encontros de contação de histórias, para tal utilizou-se a versão adaptada transculturalmente da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 02. Este instrumento possibilita conhecer qual o interesse da criança, como se comunica, do que ela gosta, do que ela não gosta, os brinquedos preferidos, algumas característica de seu brincar, seus parceiros de brincadeira e sua atitude lúdica. Este foi aplicado novamente no final das intervenções, com a finalidade de observar modificações das respostas das mães quanto ao comportamento lúdico da criança. Para a coleta destes dados, utilizou-se um Diário de Observação composto por categorias relativas às características da atitude lúdica e para os itens observados e anotados para cada criança ao longo de cada uma das histórias, foram estabelecidos os seguintes critérios: apresenta seguramente o comportamento; apresenta o comportamento de forma insegura; não apresenta o comportamento; comportamento não observado. A região onde este trabalho foi desenvolvido é uma região marcada por considerável número de crianças em situação de vulnerabilidade social, que apresentam poucas oportunidades de expandir seu repertório através do brincar, devido às baixas condições socioeconômicas e também pelo empobrecimento de estímulo no período da infância. Os resultados apontam que os elementos lúdicos que os participantes tiveram maior desempenho ao longo das histórias foram: curiosidade, prazer e espontaneidade. Já nos aspectos como a criatividade, iniciativa, senso de humor, gosto pelo desafio, resolução de problemas e exploração de materiais, observou-se um menor rendimento. Notou-se que na fase inicial das intervenções as crianças se mostravam muito agitadas e com baixa concentração e no decorrer ficou evidente mudanças no comportamento destas, sendo possível observar o envolvimento, a concentração por um período maior, além da colaboração destas. Concluiu-se que apesar de alguns elementos do comportamento lúdico não terem tido uma evolução notável, o repertório dos participantes mostrou-se enriquecido a partir do brincar de contar histórias.
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O trabalho teve como participantes: dez mães e seus respectivos filhos no Centro de Atendimento a Família (C.A.F.) “Só Pra Te Vê”, situado na Zona Noroeste de Santos. Os participantes foram selecionados respeitando os critérios de inclusão: crianças na faixa etária de 04 a 06 anos e a assinatura pelas mães do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As mães foram entrevistadas antes dos encontros de contação de histórias, para tal utilizou-se a versão adaptada transculturalmente da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 02. Este instrumento possibilita conhecer qual o interesse da criança, como se comunica, do que ela gosta, do que ela não gosta, os brinquedos preferidos, algumas característica de seu brincar, seus parceiros de brincadeira e sua atitude lúdica. Este foi aplicado novamente no final das intervenções, com a finalidade de observar modificações das respostas das mães quanto ao comportamento lúdico da criança. Para a coleta destes dados, utilizou-se um Diário de Observação composto por categorias relativas às características da atitude lúdica e para os itens observados e anotados para cada criança ao longo de cada uma das histórias, foram estabelecidos os seguintes critérios: apresenta seguramente o comportamento; apresenta o comportamento de forma insegura; não apresenta o comportamento; comportamento não observado. A região onde este trabalho foi desenvolvido é uma região marcada por considerável número de crianças em situação de vulnerabilidade social, que apresentam poucas oportunidades de expandir seu repertório através do brincar, devido às baixas condições socioeconômicas e também pelo empobrecimento de estímulo no período da infância. Os resultados apontam que os elementos lúdicos que os participantes tiveram maior desempenho ao longo das histórias foram: curiosidade, prazer e espontaneidade. Já nos aspectos como a criatividade, iniciativa, senso de humor, gosto pelo desafio, resolução de problemas e exploração de materiais, observou-se um menor rendimento. Notou-se que na fase inicial das intervenções as crianças se mostravam muito agitadas e com baixa concentração e no decorrer ficou evidente mudanças no comportamento destas, sendo possível observar o envolvimento, a concentração por um período maior, além da colaboração destas. Concluiu-se que apesar de alguns elementos do comportamento lúdico não terem tido uma evolução notável, o repertório dos participantes mostrou-se enriquecido a partir do brincar de contar histórias.In the course of child development are found several elements that contribute to the evolution in this step, being the play one of the main components. The practice of playing provides the skill development of creation and allows use of the individual's total personality. When the child lets enlarge your playful space, could create, promoting the expansion of real development, making progress on its own trajectory. This work aims to present the results that have been assessed: the playful behavior, interests, skills and difficulties of children in the pre-school stage. Was developed with ten mothers and their children in Family Care Center (C.A.F.) "Só Pra Te Ver", situated in the North-west of Santos. They were selected respecting the criteria for inclusion: children aged years between 06 and 04 and the signing by the mothers of the term of free and informed contentment. Mothers were interviewed before the meetings of storytelling, it was used the culturally adapted version of the Interview with Parents About the Child's Playful Behavior (EIP) - version 02. This instrument allows knowing what the interests of the child, as communicates, what they likes, dislikes, and favorite toys, some feature of their play, their partners and their playful attitude. This was applied again at the end of the interventions, with the purpose of observing mothers replies modifications as to the child's playful behavior. For the collects these data, we used an Observation Diary composed of categories relative on characteristics of playful attitude and to observed items and noted for each child along each stories, have been established one of the following criteria: certainly presents the behavior; Unsafely; does not display and unobserved behavior. The region where this work was developed is a region marked by a large number of children in social vulnerability, which have few opportunities to expand his repertoire by playing, due to the low socio-economic conditions and also by the impoverishment of stimulus in the childhood. The results pointed out that the playful elements that participants had higher performance along the stories were: curiosity, joy and spontaneity. Already in aspects such as creativity, initiative, sense of humor, taste for challenge, problem-solving and exploration of materials, observed there was a lower yield. It was noted that in the initial phase of interventions the children were very agitated and with low concentration and in the course it was evident changes in the behavior of these, being possible to observe the involvement, the concentration for a longer period, in addition to the collaboration of these. It was concluded that although some elements of playful behavior did not have a remarkable shift, the repertoire of the participants showed up from enriched playing of storytellingUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3179063226554474http://lattes.cnpq.br/7078049735760803Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Beira, Renata Palhares [UNIFESP]2020-09-18T18:46:09Z2020-09-18T18:46:09Z2011-11-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion75 f.application/pdfBEIRA, Renata Palhares. O brincar de contar e construir histórias. 2011. 75 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58375porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T02:06:53Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58375Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T02:06:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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