Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Nilza da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP], Santos, Gabriel Gustavo dos, Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP]
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71090
Resumo: Este relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições.
id UFSP_15914387c743c27d858bf7cc48e85d15
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71090
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.Educação superiorUniversidades estaduaisPrograma de ações afirmativasPolítica de cotasPopulação negraRacismoDireito à educaçãoEste relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições.SoU_Ciênciahttp://lattes.cnpq.br/2994707153442186http://lattes.cnpq.br/6564510847928702http://lattes.cnpq.br/7478896619252611http://lattes.cnpq.br/0089874187263445Silva, Maria Nilza daMinhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]Santos, Gabriel Gustavo dosDias, André Luiz Vieira [UNIFESP]2024-05-12T00:59:29Z2024-05-12T00:59:29Z2024-05info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion418application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71090porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T23:50:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T23:50:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
title Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
spellingShingle Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
Silva, Maria Nilza da
Educação superior
Universidades estaduais
Programa de ações afirmativas
Política de cotas
População negra
Racismo
Direito à educação
title_short Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
title_full Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
title_fullStr Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
title_full_unstemmed Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
title_sort Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
author Silva, Maria Nilza da
author_facet Silva, Maria Nilza da
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Santos, Gabriel Gustavo dos
Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP]
author_role author
author2 Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Santos, Gabriel Gustavo dos
Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2994707153442186
http://lattes.cnpq.br/6564510847928702
http://lattes.cnpq.br/7478896619252611
http://lattes.cnpq.br/0089874187263445
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Nilza da
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Santos, Gabriel Gustavo dos
Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Universidades estaduais
Programa de ações afirmativas
Política de cotas
População negra
Racismo
Direito à educação
topic Educação superior
Universidades estaduais
Programa de ações afirmativas
Política de cotas
População negra
Racismo
Direito à educação
description Este relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-12T00:59:29Z
2024-05-12T00:59:29Z
2024-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/71090
url https://hdl.handle.net/11600/71090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 418
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv SoU_Ciência
publisher.none.fl_str_mv SoU_Ciência
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268279870455808