Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71090 |
Resumo: | Este relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições. |
id |
UFSP_15914387c743c27d858bf7cc48e85d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71090 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios.Educação superiorUniversidades estaduaisPrograma de ações afirmativasPolítica de cotasPopulação negraRacismoDireito à educaçãoEste relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições.SoU_Ciênciahttp://lattes.cnpq.br/2994707153442186http://lattes.cnpq.br/6564510847928702http://lattes.cnpq.br/7478896619252611http://lattes.cnpq.br/0089874187263445Silva, Maria Nilza daMinhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]Santos, Gabriel Gustavo dosDias, André Luiz Vieira [UNIFESP]2024-05-12T00:59:29Z2024-05-12T00:59:29Z2024-05info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion418application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71090porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T23:50:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T23:50:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
title |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
spellingShingle |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. Silva, Maria Nilza da Educação superior Universidades estaduais Programa de ações afirmativas Política de cotas População negra Racismo Direito à educação |
title_short |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
title_full |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
title_fullStr |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
title_full_unstemmed |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
title_sort |
Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios. |
author |
Silva, Maria Nilza da |
author_facet |
Silva, Maria Nilza da Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Santos, Gabriel Gustavo dos Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Santos, Gabriel Gustavo dos Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2994707153442186 http://lattes.cnpq.br/6564510847928702 http://lattes.cnpq.br/7478896619252611 http://lattes.cnpq.br/0089874187263445 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Nilza da Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Santos, Gabriel Gustavo dos Dias, André Luiz Vieira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Universidades estaduais Programa de ações afirmativas Política de cotas População negra Racismo Direito à educação |
topic |
Educação superior Universidades estaduais Programa de ações afirmativas Política de cotas População negra Racismo Direito à educação |
description |
Este relatório técnico, intitulado “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios”, elaborado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresenta um diagnóstico sobre as ações afirmativas, notadamente a reserva de vagas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras e uma análise das políticas de cotas dessas instituições. A pesquisa se inicia com um levantamento bibliográfico e uma análise documental a fim de compreender a complexidade e a diversidade das políticas de cotas, contudo, enfrenta desafios de inconsistência nos dados e heterogeneidade dos sistemas de cotas por região e instituição. Foram utilizados também os microdados do Censo da Educação Superior (CES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2009 a 2022. O Censo é um instrumento fundamental para obtenção de dados e geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, além de ser uma ferramenta potente para a elaboração de estudos e pesquisas. O Censo coleta informações sobre as IES, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. A análise quantitativa concentrou-se nos estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades estaduais, e a qualitativa expandiu a compreensão dessas políticas e suas dinâmicas. Entre os principais resultados, destacam-se a inconsistência das informações prestadas por parte significativa das universidades públicas estaduais à plataforma de coleta de dados (Censup), do Inep, órgão público brasileiro responsável por organizá-las. Como consequência dessas lacunas, registra-se a impossibilidade de realizar uma análise consistente do impacto das políticas de ações afirmativas nessas instituições. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-12T00:59:29Z 2024-05-12T00:59:29Z 2024-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/71090 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
418 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SoU_Ciência |
publisher.none.fl_str_mv |
SoU_Ciência |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268279870455808 |