Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70518 |
Resumo: | O artigo problematiza imagem, poder e política a partir da relação entre o movimento Neopentecostal e o fenômeno das megaigrejas. Tem como hipótese que esta relação evidencia a complexa interação entre a interpretação teológica, a prática eclesiástica, a ação política e construções estéticas e imagéticas como instrumento de poder. Neste fenômeno, os discursos norteadores desse movimento moldam suas visões sobre autoridade, prosperidade, e a relação entre a fé e o sucesso material, desempenhando um papel crucial para entender a atuação dessas instituições. Essa interpretação pode influenciar as estratégias de captação de recursos e as mensagens pregadas, destacando a ideia de que o domínio das principais esferas estratégicas da sociedade (família, religião, artes e entretenimento, mídia, governo, educação e empresas) é parte de um "plano divino". Neste contexto, destaca-se, em influência nacional e internacional, a Igreja Lagoinha, liderada pela família Valadão, e atualmente presidida por André Valadão, como uma das pioneiras em implantar a visão expansionista e dominionista na era do engajamento digital, explorando e utilizando a imagem como ferramenta política, ideológica, e financeira. O artigo apresenta uma breve definição de conceitos e origens do Neopentecostalismo e os discursos teológicos que o perpassam (como a teologia da prosperidade e a teologia do domínio), analisa a estética caracterizada pela ideia de expansão e espetáculo estudando o caso da Igreja Lagoinha e suas repercussões, e busca, verificando os pontos em que se convergem esses fatores, propor uma reflexão sobre a tradição vigente que sustenta a mercantilização e politização do Evangelho, e usam a imagem e a comunicação midiática como instrumento de captação de fiéis, promovendo comportamentos e discursos transgressores e de ódio, em projetos particulares de poder, intolerância e polarização social. |
id |
UFSP_163a54edf737ae75f32d3d72c31ae093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70518 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética NeopentecostalReligiãoPoderEstéticaIntolerânciaPolarizaçãoO artigo problematiza imagem, poder e política a partir da relação entre o movimento Neopentecostal e o fenômeno das megaigrejas. Tem como hipótese que esta relação evidencia a complexa interação entre a interpretação teológica, a prática eclesiástica, a ação política e construções estéticas e imagéticas como instrumento de poder. Neste fenômeno, os discursos norteadores desse movimento moldam suas visões sobre autoridade, prosperidade, e a relação entre a fé e o sucesso material, desempenhando um papel crucial para entender a atuação dessas instituições. Essa interpretação pode influenciar as estratégias de captação de recursos e as mensagens pregadas, destacando a ideia de que o domínio das principais esferas estratégicas da sociedade (família, religião, artes e entretenimento, mídia, governo, educação e empresas) é parte de um "plano divino". Neste contexto, destaca-se, em influência nacional e internacional, a Igreja Lagoinha, liderada pela família Valadão, e atualmente presidida por André Valadão, como uma das pioneiras em implantar a visão expansionista e dominionista na era do engajamento digital, explorando e utilizando a imagem como ferramenta política, ideológica, e financeira. O artigo apresenta uma breve definição de conceitos e origens do Neopentecostalismo e os discursos teológicos que o perpassam (como a teologia da prosperidade e a teologia do domínio), analisa a estética caracterizada pela ideia de expansão e espetáculo estudando o caso da Igreja Lagoinha e suas repercussões, e busca, verificando os pontos em que se convergem esses fatores, propor uma reflexão sobre a tradição vigente que sustenta a mercantilização e politização do Evangelho, e usam a imagem e a comunicação midiática como instrumento de captação de fiéis, promovendo comportamentos e discursos transgressores e de ódio, em projetos particulares de poder, intolerância e polarização social.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloArantes, Pedro Fiori [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP]2024-01-16T17:22:15Z2024-01-16T17:22:15Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion34 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70518porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T18:25:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70518Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T18:25:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
title |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
spellingShingle |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP] Religião Poder Estética Intolerância Polarização |
title_short |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
title_full |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
title_fullStr |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
title_full_unstemmed |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
title_sort |
Imagens como Instrumento de Poder: O Evangelismo High-Tech e a Nova Estética Neopentecostal |
author |
Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP] |
author_facet |
Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7983341512092040 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião Poder Estética Intolerância Polarização |
topic |
Religião Poder Estética Intolerância Polarização |
description |
O artigo problematiza imagem, poder e política a partir da relação entre o movimento Neopentecostal e o fenômeno das megaigrejas. Tem como hipótese que esta relação evidencia a complexa interação entre a interpretação teológica, a prática eclesiástica, a ação política e construções estéticas e imagéticas como instrumento de poder. Neste fenômeno, os discursos norteadores desse movimento moldam suas visões sobre autoridade, prosperidade, e a relação entre a fé e o sucesso material, desempenhando um papel crucial para entender a atuação dessas instituições. Essa interpretação pode influenciar as estratégias de captação de recursos e as mensagens pregadas, destacando a ideia de que o domínio das principais esferas estratégicas da sociedade (família, religião, artes e entretenimento, mídia, governo, educação e empresas) é parte de um "plano divino". Neste contexto, destaca-se, em influência nacional e internacional, a Igreja Lagoinha, liderada pela família Valadão, e atualmente presidida por André Valadão, como uma das pioneiras em implantar a visão expansionista e dominionista na era do engajamento digital, explorando e utilizando a imagem como ferramenta política, ideológica, e financeira. O artigo apresenta uma breve definição de conceitos e origens do Neopentecostalismo e os discursos teológicos que o perpassam (como a teologia da prosperidade e a teologia do domínio), analisa a estética caracterizada pela ideia de expansão e espetáculo estudando o caso da Igreja Lagoinha e suas repercussões, e busca, verificando os pontos em que se convergem esses fatores, propor uma reflexão sobre a tradição vigente que sustenta a mercantilização e politização do Evangelho, e usam a imagem e a comunicação midiática como instrumento de captação de fiéis, promovendo comportamentos e discursos transgressores e de ódio, em projetos particulares de poder, intolerância e polarização social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 2024-01-16T17:22:15Z 2024-01-16T17:22:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70518 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268394689527808 |