Esforço mental e suscetibilidade à interferência na recuperação da memória episódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcus Vinicius Costa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6368367
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52856
Resumo: O esquecimento é a inabilidade de recuperar informações antes passíveis de recuperação. A Teoria da Interferência sugere que informações tendem a disputar a sua existência quando aprendidas pelos indivíduos, logo, o esquecimento seria justificado pela disputa de informações anteriores à entrada das memórias-alvo (Interferência Proativa) e posteriores a essa entrada (Interferência Retroativa). Atualmente há a hipótese de que a consolidação da memória seja prejudicada com a introdução de tarefas demandantes de esforço mental durante o tempo em que está ocorrendo (IR). O presente estudo se props a investigar com participantes saudáveis se a perda de informações relacionadas ao esforço mental poderia ser explicada pela interferência na consolidação da memória ou por causa da limitada capacidade de recursos mentais dos indivíduos para o controle de estímulos interfentes. Para mensurar o esforço mental foi analisado a dilatação da pupila dos indivíduos. O Experimento 1 (N - 20) replicou nosso estudo anterior que demonstrava uma possível inexistência do efeito interferente na consolidação da memória. O Experimento 2 (N – 22) testou como as tarefas realizadas no momento inicial da consolidação da memória poderiam influenciar recordação ao interferir com memórias mais lábeis, porém não encontrando este efeito. No Experimento 3 (N – 30) os participantes realizaram tarefas durante um intervalo maior de tempo, testando se a perda de informações seriam proveniente da IR na consolidação da memória ou de uma sobrecarga cognitiva, indicando a possibilidade da segunda hipótese ser mais explicativa. Finalmente, no Experimento 4 (N – 45), testamos em grupos como diferentes tarefas interferem na consolidação após uma sobrecarga cognitiva. Os resultados do nosso estudo indicam que não há efeito interferente do esforço mental na consolidação da memória, mas sim um efeito proativo e retroativo no modo de recuperação de informações que as pessoas dispõem para a evocação.
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A Teoria da Interferência sugere que informações tendem a disputar a sua existência quando aprendidas pelos indivíduos, logo, o esquecimento seria justificado pela disputa de informações anteriores à entrada das memórias-alvo (Interferência Proativa) e posteriores a essa entrada (Interferência Retroativa). Atualmente há a hipótese de que a consolidação da memória seja prejudicada com a introdução de tarefas demandantes de esforço mental durante o tempo em que está ocorrendo (IR). O presente estudo se props a investigar com participantes saudáveis se a perda de informações relacionadas ao esforço mental poderia ser explicada pela interferência na consolidação da memória ou por causa da limitada capacidade de recursos mentais dos indivíduos para o controle de estímulos interfentes. Para mensurar o esforço mental foi analisado a dilatação da pupila dos indivíduos. O Experimento 1 (N - 20) replicou nosso estudo anterior que demonstrava uma possível inexistência do efeito interferente na consolidação da memória. O Experimento 2 (N – 22) testou como as tarefas realizadas no momento inicial da consolidação da memória poderiam influenciar recordação ao interferir com memórias mais lábeis, porém não encontrando este efeito. No Experimento 3 (N – 30) os participantes realizaram tarefas durante um intervalo maior de tempo, testando se a perda de informações seriam proveniente da IR na consolidação da memória ou de uma sobrecarga cognitiva, indicando a possibilidade da segunda hipótese ser mais explicativa. Finalmente, no Experimento 4 (N – 45), testamos em grupos como diferentes tarefas interferem na consolidação após uma sobrecarga cognitiva. Os resultados do nosso estudo indicam que não há efeito interferente do esforço mental na consolidação da memória, mas sim um efeito proativo e retroativo no modo de recuperação de informações que as pessoas dispõem para a evocação.Forgetting is the inability to retrieve information that could be retrieved before. The Interference Theory suggests that information tends to dispute its existence when learned by individuals, so forgetting would be justified by the dispute of information prior to the entry of the target memories (Proactive Interference) and subsequent to that entry (Retroactive Interference). Currently, there is a hypothesis that memory consolidation is impaired by the introduction of tasks demanding cognitive effort during the time it is occurring. The present study aimed to investigate whether the loss of information related to cognitive effort could be explained by interference in memory consolidation or because of the limited ability of individuals' mental resources to control interfering stimuli. To measure cognitive effort we registered pupil dilation. Experiment 1 (N - 20) replicated our previous study that demonstrated a possible non - existence of the interfering effect on memory consolidation. Experiment 2 (N - 22) tested how the tasks performed at the initial moment of memory consolidation could influence recall by interfering with more labile memories, but this effect was not fund. In Experiment 3 (N - 30) the participants performed tasks over a longer period of time, testing whether loss of information would come from RI in memory consolidation or cognitive overload, indicating the possibility of the second hypothesis being more correct. Finally, in Experiment 4 (N - 45), we tested in groups how different tasks interfere in consolidation causing a cognitive overload. The results of our study indicate that there is no interfering effect of cognitive effort on memory consolidation, but rather a proactive and retroactive effect on the retrieval of information that people have for evocation.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)FAPESP: 2013/24847-2Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)99 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EsquecimentoInterferência retroativaConsolidação da memóriaEsforço mentalPupilometriaForgetfulnessRetroactive interferenceConsolidation of the memoryEffort mentalPupilometryEsforço mental e suscetibilidade à interferência na recuperação da memória episódicaMental effort and susceptibility to Interference on episodic memory retrieval.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaPsicobiologiaCiências da SaúdeCogniçãoORIGINALMARCUS VINICIUS COSTA ALVES - A.pdfMARCUS VINICIUS COSTA ALVES - A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf2001199${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52856/2/MARCUS%20VINICIUS%20COSTA%20ALVES%20-%20A.pdf233c228044f01d3e33daf080aad268a9MD52open access11600/528562023-07-04 15:07:25.798open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52856Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-04T18:07:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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