Impactos causados por diferentes tipos de modelos de veículos na precificação de seguros auto na cidade de São Paulo utilizando modelos GAMLSS e o método de simulações de Monte Carlo
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63125 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar como os diferentes tipos de modelos de veículos impactam no prêmio de seguro para cobertura de roubo e furto na cidade de São Paulo, considerando como covariáveis os anos de uso do veículo, sua classificação de risco, sexo e faixa etária do condutor. Para isso os modelos de automóveis foram classificados utilizando a base de dados disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que traz todos os boletins de ocorrência registrados para roubo e furto de veículos na cidade de São Paulo. Os dados para estimação das variáveis foram obtidos através da AUTOSEG, disponibilizada pela SUSEP em seu site. O GAMLSS foi utilizado para estimação dos parâmetros de frequência e severidade, para as distribuições Binomial Negativa e Gama, respectivamente. Como resultado, diferente do esperado, as classificações de risco não foram significativas para a frequência média de roubos e furtos de veículos, e foi possível inferir que automóveis classificados como de maior risco pela base da SSP/SP tem uma severidade menor, ou seja, são veículos classificados como populares. |
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Impactos causados por diferentes tipos de modelos de veículos na precificação de seguros auto na cidade de São Paulo utilizando modelos GAMLSS e o método de simulações de Monte CarloGAMLSSPrecificaçãoSimulações de Monte CarloAUTOSEGO presente trabalho tem por objetivo identificar como os diferentes tipos de modelos de veículos impactam no prêmio de seguro para cobertura de roubo e furto na cidade de São Paulo, considerando como covariáveis os anos de uso do veículo, sua classificação de risco, sexo e faixa etária do condutor. Para isso os modelos de automóveis foram classificados utilizando a base de dados disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que traz todos os boletins de ocorrência registrados para roubo e furto de veículos na cidade de São Paulo. Os dados para estimação das variáveis foram obtidos através da AUTOSEG, disponibilizada pela SUSEP em seu site. O GAMLSS foi utilizado para estimação dos parâmetros de frequência e severidade, para as distribuições Binomial Negativa e Gama, respectivamente. Como resultado, diferente do esperado, as classificações de risco não foram significativas para a frequência média de roubos e furtos de veículos, e foi possível inferir que automóveis classificados como de maior risco pela base da SSP/SP tem uma severidade menor, ou seja, são veículos classificados como populares.The present work aims to identify how the different types of vehicle models impact the insurance premium for coverage of robbery and theft in the city of São Paulo, considering as covariates the years of vehicle use, the risk classification, sex and the drives’s age. For this, the car models were classified using the database provided by the São Paulo Public Security Department, which brings all the police reports registered for robbery and theft of vehicles in the city of São Paulo. The data for estimating the variables were obtained through AUTOSEG, made available by SUSEP on its website. GAMLSS was used to estimate the frequency and severity parameters for the Negative Binomial and Gamma distributions, respectively. As a result, different from what was expected, the risk classifications were not significant for the average frequency of vehicle robbery and thefts, and it was possible to infer that vehicles classified as being at greater risk by the SSP/SP base have a lower severity, that is, they are vehicles classified as popular.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMaluf, Luiz Augusto Finger França [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6412359719314902http://lattes.cnpq.br/6670171603691980Azevêdo, Beatriz Margarida Zanotto de [UNIFESP]2022-02-23T21:44:07Z2022-02-23T21:44:07Z2022-02-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfAZEVÊDO, Beatriz Margarida Zanotto de. Impactos causados por diferentes tipos de modelos de veículos na precificação de seguros auto na cidade de São Paulo utilizando modelos GAMLSS e o método de simulações de Monte Carlo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:05:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63125Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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