A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caspon, Vanessa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8495912
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59635
Resumo: Esta dissertação busca analisar poemas das obras Ariel (2004), de Sylvia Plath (1932-1963), e A teus pés (2013), de Ana Cristina Cesar (1952-1983), tendo como foco a leitura de elementos que contribuam para a construção da subjetividade lírica em alguns de seus poemas. A partir das leituras dos poemas selecionados, bem como da fortuna crítica e contextos de produção a respeito de cada obra, observaremos uma tensão entre dois posicionamentos poéticos: a busca do leitor pelas coincidências entre acontecimentos biográficos e o texto poético, pelo desnudamento sentimental daquele que escreve os versos, e a escritura poética enquanto construção estética de linguagem. No caso de Sylvia Plath, investigaremos as tensões entre o jorro sentimental em versos, proposto pelos seus contemporâneos da estética chamada confessionalista dos anos 1950 e 1960; e o intenso diálogo da poeta com a tradição artístico-literária, bem como a acentuada construção formal de seus poemas, como por exemplo a construção de imagens caleidoscópicas dos segredos, confissões, corpos. Já em Ana Cristina Cesar, prescrutaremos a tensão entre a manifestação do poema dito espontâneo da então chamada poesia marginal da década de 1970, bem como a estratégia poética da escrita carioca em convidar seu interlocutor para um momento de intimidade e sua brusca ruptura para a criação poética, o diálogo com a tradição artístico-literária, o desvio da intimidade pela própria tessitura do texto poético. No que diz respeito ao trabalho de análise, selecionamos quatro poemas, sendo eles: “A Secret” e “Daddy”, presente na obra de Sylvia Plath; e “Atrás dos olhos das meninas sérias” e “Sete chaves”, de Ana Cristina Cesar. Utilizaremos como escopo crítico obras como a de Carl Rollyson (2015) e de Susan Van Dyne (2006), a respeito do período de produção e da recepção da obra de Sylvia Plath, bem como as contribuições de Italo Moriconi (1996) e de Marcos Siscar (2011) sobre a recepção e período de produção da obra de Ana Cristina Cesar.
id UFSP_20f3fb1dd478e9b9608ac631a0c31450
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59635
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Caspon, Vanessa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lasch, Markus Volker [UNIFESP]2021-01-19T16:34:10Z2021-01-19T16:34:10Z2019-03-29https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8495912https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59635VANESSA CASPON.pdfEsta dissertação busca analisar poemas das obras Ariel (2004), de Sylvia Plath (1932-1963), e A teus pés (2013), de Ana Cristina Cesar (1952-1983), tendo como foco a leitura de elementos que contribuam para a construção da subjetividade lírica em alguns de seus poemas. A partir das leituras dos poemas selecionados, bem como da fortuna crítica e contextos de produção a respeito de cada obra, observaremos uma tensão entre dois posicionamentos poéticos: a busca do leitor pelas coincidências entre acontecimentos biográficos e o texto poético, pelo desnudamento sentimental daquele que escreve os versos, e a escritura poética enquanto construção estética de linguagem. No caso de Sylvia Plath, investigaremos as tensões entre o jorro sentimental em versos, proposto pelos seus contemporâneos da estética chamada confessionalista dos anos 1950 e 1960; e o intenso diálogo da poeta com a tradição artístico-literária, bem como a acentuada construção formal de seus poemas, como por exemplo a construção de imagens caleidoscópicas dos segredos, confissões, corpos. Já em Ana Cristina Cesar, prescrutaremos a tensão entre a manifestação do poema dito espontâneo da então chamada poesia marginal da década de 1970, bem como a estratégia poética da escrita carioca em convidar seu interlocutor para um momento de intimidade e sua brusca ruptura para a criação poética, o diálogo com a tradição artístico-literária, o desvio da intimidade pela própria tessitura do texto poético. No que diz respeito ao trabalho de análise, selecionamos quatro poemas, sendo eles: “A Secret” e “Daddy”, presente na obra de Sylvia Plath; e “Atrás dos olhos das meninas sérias” e “Sete chaves”, de Ana Cristina Cesar. Utilizaremos como escopo crítico obras como a de Carl Rollyson (2015) e de Susan Van Dyne (2006), a respeito do período de produção e da recepção da obra de Sylvia Plath, bem como as contribuições de Italo Moriconi (1996) e de Marcos Siscar (2011) sobre a recepção e período de produção da obra de Ana Cristina Cesar.This work aims to analyze the books Ariel (2013), by Sylvia Plath (1932-1963), and A teus pés (2013), by Ana Cristina Cesar (1952-1983), focusing on elements that contribute to the construction of lyrical subjectivity in some of their poems. From the reading of the selected poems, as well as the critical works about them, this work aims to observ a tension between two poetical standings: the pursuit of the reader for coincidences between biographical happenings and the poetic text, for the cry of the heart of the one who writes the verses, and the poetic text while an aesthetic construction of language. In case of Sylvia Plath’s work, we will investigate the tensions between the sentimental flow in poetic verses, such as proposed by her contemporaries at the aesthetic called as confessionalist from the 1950s and the 1960s in the USA and in England; and the intense dialogue with literary and artistic tradition, as well as the keen formal composition of her poems, such as the kaleidoscopic imagery of the secrets, confessions, bodies. In Ana Cristina Cesar’s, we will analyze the tension between the manifestation of the poem called spontaneous of the named “poesia marginal” of the Brazilian 1970s, as well as the poetic strategy of inviting her reader to an intimate moment and her consequential rupture for poetic creationg, the dialogue with the artistic and literary traditions, the deviation of intimacy by the own poetic structure. For the analysis, we selected four poems: “A Secret” and “Daddy”, by Sylvia Plath; and “Atrás dos olhos das meninas sérias” and “Sete chaves”, by Ana Cristina Cesar. It is used as critical works such as Carl Rollyson’s (2015) and Susan Van Dyne’s (2006), concerning historical background of Sylvia Plath’s work; also, Italo Moriconi’s (1996) and Marcos Siscar’s (2006) texts on reception and literary production of Ana Cristina Cesar.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)90 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PoesiaAna Cristina CesarSylvia PlathConfessionalidadePoetryAna Cristina CesarSylvia PlathConfessionalismA intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plathinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasEstudos LiteráriosLiteratura E Autonomia: Entre Estética E ÉticaORIGINALVANESSA CASPON.pdfapplication/pdf1290354${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/1/VANESSA%20CASPON.pdf64e9ef22f48c3a69c354c49a7487eec4MD51open accessTEXTVANESSA CASPON.pdf.txtVANESSA CASPON.pdf.txtExtracted texttext/plain187327${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/2/VANESSA%20CASPON.pdf.txtfbb3c3a3a3005da41dc909def20ce730MD52open accessTHUMBNAILVANESSA CASPON.pdf.jpgVANESSA CASPON.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3987${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/4/VANESSA%20CASPON.pdf.jpg3cc9c48edf51b00a786b80e76e817c4eMD54open access11600/596352023-05-15 09:35:54.78open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59635Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:35:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
title A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
spellingShingle A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
Caspon, Vanessa [UNIFESP]
Poesia
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalidade
Poetry
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalism
title_short A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
title_full A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
title_fullStr A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
title_full_unstemmed A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
title_sort A intimidade era teatro: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath
author Caspon, Vanessa [UNIFESP]
author_facet Caspon, Vanessa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caspon, Vanessa [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lasch, Markus Volker [UNIFESP]
contributor_str_mv Lasch, Markus Volker [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalidade
topic Poesia
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalidade
Poetry
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Poetry
Ana Cristina Cesar
Sylvia Plath
Confessionalism
description Esta dissertação busca analisar poemas das obras Ariel (2004), de Sylvia Plath (1932-1963), e A teus pés (2013), de Ana Cristina Cesar (1952-1983), tendo como foco a leitura de elementos que contribuam para a construção da subjetividade lírica em alguns de seus poemas. A partir das leituras dos poemas selecionados, bem como da fortuna crítica e contextos de produção a respeito de cada obra, observaremos uma tensão entre dois posicionamentos poéticos: a busca do leitor pelas coincidências entre acontecimentos biográficos e o texto poético, pelo desnudamento sentimental daquele que escreve os versos, e a escritura poética enquanto construção estética de linguagem. No caso de Sylvia Plath, investigaremos as tensões entre o jorro sentimental em versos, proposto pelos seus contemporâneos da estética chamada confessionalista dos anos 1950 e 1960; e o intenso diálogo da poeta com a tradição artístico-literária, bem como a acentuada construção formal de seus poemas, como por exemplo a construção de imagens caleidoscópicas dos segredos, confissões, corpos. Já em Ana Cristina Cesar, prescrutaremos a tensão entre a manifestação do poema dito espontâneo da então chamada poesia marginal da década de 1970, bem como a estratégia poética da escrita carioca em convidar seu interlocutor para um momento de intimidade e sua brusca ruptura para a criação poética, o diálogo com a tradição artístico-literária, o desvio da intimidade pela própria tessitura do texto poético. No que diz respeito ao trabalho de análise, selecionamos quatro poemas, sendo eles: “A Secret” e “Daddy”, presente na obra de Sylvia Plath; e “Atrás dos olhos das meninas sérias” e “Sete chaves”, de Ana Cristina Cesar. Utilizaremos como escopo crítico obras como a de Carl Rollyson (2015) e de Susan Van Dyne (2006), a respeito do período de produção e da recepção da obra de Sylvia Plath, bem como as contribuições de Italo Moriconi (1996) e de Marcos Siscar (2011) sobre a recepção e período de produção da obra de Ana Cristina Cesar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8495912
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59635
dc.identifier.file.none.fl_str_mv VANESSA CASPON.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8495912
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59635
identifier_str_mv VANESSA CASPON.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/1/VANESSA%20CASPON.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/2/VANESSA%20CASPON.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59635/4/VANESSA%20CASPON.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64e9ef22f48c3a69c354c49a7487eec4
fbb3c3a3a3005da41dc909def20ce730
3cc9c48edf51b00a786b80e76e817c4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764125599694848