Estudo sobre a prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas em um Instituto Federal de Educação no estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9245556 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64729 |
Resumo: | O uso de álcool e outras drogas têm afetado inúmeras pessoas ao redor do mundo, causando milhares de mortes a cada ano, podendo trazer diversos outros prejuízos como: incapacidades, consequências à saúde, dependência, etc. Dados apontam que os adolescentes e os jovens são vulneráveis ao uso de drogas e são mais propensos a se colocarem em risco em razão deste uso, havendo a necessidade da existência de intervenções preventivas a este respeito, assim, a escola se torna um ambiente importante para a realização das ações junto a este público. Dessa forma, o presente estudo objetivou estudar, por meio de questionário online com servidores, a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em um “Instituto Federal de Educação”, buscando compreender a prevalência, características e tipos de ações existentes nesse sentido, assim como dificuldades e obstáculos para a sua implementação. Para complementar o referido estudo, realizou-se também uma revisão integrativa dos relatos de experiência sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas em escolas brasileiras, com o objetivo de conhecer como são feitas as ações interventivas em relação ao uso de drogas nas escolas. Os resultados da revisão integrativa demonstraram que a grande maioria das intervenções preventivas no contexto escolar brasileiro foram feitas em instituições educacionais públicas; mais da metade das ações atingiram apenas uma escola/campus, dentre as quais houveram algumas que foram realizadas apenas para uma única sala/turma, ou para um número pequeno de estudantes, não alcançando toda a escola; grande parte foram feitas por meio de projetos de extensão universitária, sem a participação dos pais, e sem uma participação ativa dos docentes das escolas alvo (de ensino fundamental e médio) nas atividades realizadas. No estudo com os profissionais do instituto federal de educação participaram 63 servidores de 28 campi da instituição localizados em diversas cidades do Estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a prevenção, quando realizada, é feita na grande maioria das vezes por meio de palestras pontuais e sem regularidade; 71,4% dos servidores disseram que seu campus não possui projeto ou programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em vigor atualmente, e outros 27% nunca ouviram falar sobre a existência de algum projeto ou programa em vigor em seu campus. As dificuldades e obstáculos encontrados foram: falta de capacitação; dúvidas de como agir; sensação de não estar devidamente preparado para atuar frente a esta questão; falta de apoio da comunidade escolar (docentes, pais, servidores administrativos, comunidade do entorno da escola) e de sensibilização sobre o tema das drogas; falta de apoio institucional; rara existência de discussões e eventos sobre o assunto dentro da escola. Finalmente, consideramos necessária a realização de mais pesquisas científicas sobre o tema, em especial envolvendo as práticas e experiências no contexto escolar, e maior divulgação de estudos científicos. |
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Silva, Debora Cavalcante Da [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloAvallone, Denise De Micheli [UNIFESP]2022-07-22T13:21:35Z2022-07-22T13:21:35Z2020-06-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9245556https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64729DEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdfO uso de álcool e outras drogas têm afetado inúmeras pessoas ao redor do mundo, causando milhares de mortes a cada ano, podendo trazer diversos outros prejuízos como: incapacidades, consequências à saúde, dependência, etc. Dados apontam que os adolescentes e os jovens são vulneráveis ao uso de drogas e são mais propensos a se colocarem em risco em razão deste uso, havendo a necessidade da existência de intervenções preventivas a este respeito, assim, a escola se torna um ambiente importante para a realização das ações junto a este público. Dessa forma, o presente estudo objetivou estudar, por meio de questionário online com servidores, a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em um “Instituto Federal de Educação”, buscando compreender a prevalência, características e tipos de ações existentes nesse sentido, assim como dificuldades e obstáculos para a sua implementação. Para complementar o referido estudo, realizou-se também uma revisão integrativa dos relatos de experiência sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas em escolas brasileiras, com o objetivo de conhecer como são feitas as ações interventivas em relação ao uso de drogas nas escolas. Os resultados da revisão integrativa demonstraram que a grande maioria das intervenções preventivas no contexto escolar brasileiro foram feitas em instituições educacionais públicas; mais da metade das ações atingiram apenas uma escola/campus, dentre as quais houveram algumas que foram realizadas apenas para uma única sala/turma, ou para um número pequeno de estudantes, não alcançando toda a escola; grande parte foram feitas por meio de projetos de extensão universitária, sem a participação dos pais, e sem uma participação ativa dos docentes das escolas alvo (de ensino fundamental e médio) nas atividades realizadas. No estudo com os profissionais do instituto federal de educação participaram 63 servidores de 28 campi da instituição localizados em diversas cidades do Estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a prevenção, quando realizada, é feita na grande maioria das vezes por meio de palestras pontuais e sem regularidade; 71,4% dos servidores disseram que seu campus não possui projeto ou programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em vigor atualmente, e outros 27% nunca ouviram falar sobre a existência de algum projeto ou programa em vigor em seu campus. As dificuldades e obstáculos encontrados foram: falta de capacitação; dúvidas de como agir; sensação de não estar devidamente preparado para atuar frente a esta questão; falta de apoio da comunidade escolar (docentes, pais, servidores administrativos, comunidade do entorno da escola) e de sensibilização sobre o tema das drogas; falta de apoio institucional; rara existência de discussões e eventos sobre o assunto dentro da escola. Finalmente, consideramos necessária a realização de mais pesquisas científicas sobre o tema, em especial envolvendo as práticas e experiências no contexto escolar, e maior divulgação de estudos científicos.The use of alcohol and other drugs has affected countless people around the world, causing thousands of deaths each year, and can bring several other losses such as: disabilities, health consequences, dependence, etc. Data indicate that adolescents and young people are vulnerable to drug use and are more likely to put themselves at risk due to this use, with the need for preventive interventions in this regard, thus, the school becomes an important environment for carrying out actions with this audience. Thus, this study aimed to study, through an online questionnaire with servers, the prevention of the use of alcohol and other drugs in a “Federal Education Institute”, seeking to understand the prevalence, characteristics and types of existing actions in this sense, as well difficulties and obstacles to its implementation. To complement this study, an integrative review of experience reports on the prevention of the use of alcohol and other drugs in Brazilian schools was also carried out, with the objective of knowing how interventional actions are carried out in relation to drug use in schools. The results of the integrative review demonstrated that the vast majority of preventive interventions in the Brazilian school context were carried out in public educational institutions; more than half of the actions reached only one school/campus, among which there were some that were carried out only for a single room/class, or for a small number of students, not reaching the entire school; most of them were carried out through university extension projects, without the participation of parents, and without the active participation of teachers from the target schools (elementary and high school) in the activities carried out. In the study with professionals from the federal education institute, 63 civil servants from 28 campuses from the institution participated in the study, located in several cities in the State of São Paulo. The results showed that the prevention, when carried out, is done in the great majority of the times by means of occasional lectures and without regularity; 71.4% of employees said that their campus does not currently have a project or program to prevent the use of alcohol and other drugs, and another 27% have never heard of the existence of a project or program in place on their campus. The difficulties and obstacles encountered were: lack of training; doubts about how to act; feeling of not being properly prepared to act on this issue; lack of support from the school community (teachers, parents, administrative staff, community around the school) and lack of awareness on the subject of drugs; lack of institutional support; rare discussions and events on the subject within the school. Finally, we consider it necessary to carry out more scientific research on the subject, especially involving practices and experiences in the school context, and greater dissemination of scientific studies.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)111 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Uso/Abuso De DrogasCiência Da ImplementaçãoTranstornos Relacionados Ao Uso De SubstânciasEscolaPreventionDrug Use/AbuseImplementation ScienceSubstance-Related DisordersSchoolEstudo sobre a prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas em um Instituto Federal de Educação no estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeDesenvolvimento Humano E SaúdeORIGINALDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdfDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdfapplication/pdf1711734${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64729/1/DEBORA%20CAVALCANTE%20DA%20SILVA.pdf838d0e57491ecf083567d6b119283a60MD51open accessTEXTDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdf.txtDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain276587${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64729/8/DEBORA%20CAVALCANTE%20DA%20SILVA.pdf.txtcf1357fdeab82df8635fed504132381cMD58open accessTHUMBNAILDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdf.jpgDEBORA CAVALCANTE DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3637${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64729/10/DEBORA%20CAVALCANTE%20DA%20SILVA.pdf.jpgc1caef63532cff451d0b36b613e351c2MD510open access11600/647292023-05-15 10:51:35.652open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64729Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:51:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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O uso de álcool e outras drogas têm afetado inúmeras pessoas ao redor do mundo, causando milhares de mortes a cada ano, podendo trazer diversos outros prejuízos como: incapacidades, consequências à saúde, dependência, etc. Dados apontam que os adolescentes e os jovens são vulneráveis ao uso de drogas e são mais propensos a se colocarem em risco em razão deste uso, havendo a necessidade da existência de intervenções preventivas a este respeito, assim, a escola se torna um ambiente importante para a realização das ações junto a este público. Dessa forma, o presente estudo objetivou estudar, por meio de questionário online com servidores, a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em um “Instituto Federal de Educação”, buscando compreender a prevalência, características e tipos de ações existentes nesse sentido, assim como dificuldades e obstáculos para a sua implementação. Para complementar o referido estudo, realizou-se também uma revisão integrativa dos relatos de experiência sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas em escolas brasileiras, com o objetivo de conhecer como são feitas as ações interventivas em relação ao uso de drogas nas escolas. Os resultados da revisão integrativa demonstraram que a grande maioria das intervenções preventivas no contexto escolar brasileiro foram feitas em instituições educacionais públicas; mais da metade das ações atingiram apenas uma escola/campus, dentre as quais houveram algumas que foram realizadas apenas para uma única sala/turma, ou para um número pequeno de estudantes, não alcançando toda a escola; grande parte foram feitas por meio de projetos de extensão universitária, sem a participação dos pais, e sem uma participação ativa dos docentes das escolas alvo (de ensino fundamental e médio) nas atividades realizadas. No estudo com os profissionais do instituto federal de educação participaram 63 servidores de 28 campi da instituição localizados em diversas cidades do Estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a prevenção, quando realizada, é feita na grande maioria das vezes por meio de palestras pontuais e sem regularidade; 71,4% dos servidores disseram que seu campus não possui projeto ou programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em vigor atualmente, e outros 27% nunca ouviram falar sobre a existência de algum projeto ou programa em vigor em seu campus. As dificuldades e obstáculos encontrados foram: falta de capacitação; dúvidas de como agir; sensação de não estar devidamente preparado para atuar frente a esta questão; falta de apoio da comunidade escolar (docentes, pais, servidores administrativos, comunidade do entorno da escola) e de sensibilização sobre o tema das drogas; falta de apoio institucional; rara existência de discussões e eventos sobre o assunto dentro da escola. Finalmente, consideramos necessária a realização de mais pesquisas científicas sobre o tema, em especial envolvendo as práticas e experiências no contexto escolar, e maior divulgação de estudos científicos. |
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