Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Barreto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP], De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026
Resumo: O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.
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spelling Ferreira, Paula BarretoCohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:44:51Z2015-06-14T13:44:51Z2012-08-01FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo e DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.967-9720080-6234http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026S0080-62342012000400026.pdfS0080-62342012000400026-pt.pdfS0080-6234201200040002610.1590/S0080-62342012000400026WOS:000309241800026O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.El mapeo conceptual (MC) es una estrategia de enseñanza que puede utilizarse para resolución de casos clínicos, más allá de su trabajosa ejecución manual. Se objetivó describir los desafíos y contribuciones del software CMAP Tools® para la construcción de mapas conceptuales enfocados a resolución de casos clínicos. Metodología descriptiva, cuantitativa, con estudiantes de tercer año de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Se aplicó estrategia de enseñanza, datos recolectados mediante técnica del grupo focal. Los resultados evidenciaron que el software facilita y garantiza la organización, visualización y correlación de datos, aunque con dificultades iniciales relacionadas al manejo de las herramientas de las que dispone. Se concluye en que el software CMAP Tools® facilitó la construcción de MC por sus recursos de formateo y auto-formateo, y que deberían implantarse estrategias de orientación para la fase inicial de utilización.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELO967-972porUniversidade de São Paulo, Escola de EnfermagemRevista da Escola de Enfermagem da USPEducação em enfermagemTecnologia educacionalMapasSoftwareEducation, nursingEducational technologyMapsSoftwareSoftware CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagemSoftware CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsSoftware CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0080-62342012000400026.pdfapplication/pdf545241${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7220/1/S0080-62342012000400026.pdf9c1505f09b5cc8891c484949f9f35d1dMD51open accessS0080-62342012000400026-pt.pdfS0080-62342012000400026-pt.pdfapplication/pdf1004345${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7220/3/S0080-62342012000400026-pt.pdf19a6c09d93f46dd82bae470d2cb2ef79MD53open accessTEXTS0080-62342012000400026.pdf.txtS0080-62342012000400026.pdf.txtExtracted texttext/plain27018${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7220/2/S0080-62342012000400026.pdf.txt5ca5d7a0750381a59db3a078513fb90fMD52open accessS0080-62342012000400026-pt.pdf.txtS0080-62342012000400026-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain29364${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7220/4/S0080-62342012000400026-pt.pdf.txteec6ada7597c4854bf96f7e858b8bf9eMD54open access11600/72202016-10-20 03:00:45.117open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652016-10-20T05:00:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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