Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113 |
Resumo: | O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização. |
id |
USP-24_4a69dd08389c1ed67fc3e30be35139da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/48113 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsSoftware CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagemSoftware CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermeríaEducationnursingEducational technologyMapsSoftwareEducación en enfermeríaTecnología educacionalMapasProgramas informáticosEducação em enfermagemTecnologia educacionalMapasSoftwareO mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.El mapeo conceptual (MC) es una estrategia de enseñanza que puede utilizarse para resolución de casos clínicos, más allá de su trabajosa ejecución manual. Se objetivó describir los desafíos y contribuciones del software CMAP Tools® para la construcción de mapas conceptuales enfocados a resolución de casos clínicos. Metodología descriptiva, cuantitativa, con estudiantes de tercer año de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Se aplicó estrategia de enseñanza, datos recolectados mediante técnica del grupo focal. Los resultados evidenciaron que el software facilita y garantiza la organización, visualización y correlación de datos, aunque con dificultades iniciales relacionadas al manejo de las herramientas de las que dispone. Se concluye en que el software CMAP Tools® facilitó la construcción de MC por sus recursos de formateo y auto-formateo, y que deberían implantarse estrategias de orientación para la fase inicial de utilización.Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4811310.1590/S0080-62342012000400026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 4 (2012); 967-972Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 4 (2012); 967-972Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 4 (2012); 967-9721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51910https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51911http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Paula BarretoCohrs, Cibelli RizzoDe Domenico, Edvane Birelo Lopes2012-12-13T19:50:00Zoai:revistas.usp.br:article/48113Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-12-13T19:50Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem Software CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermería |
title |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
spellingShingle |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students Ferreira, Paula Barreto Education nursing Educational technology Maps Software Educación en enfermería Tecnología educacional Mapas Programas informáticos Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapas Software |
title_short |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
title_full |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
title_fullStr |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
title_full_unstemmed |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
title_sort |
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students |
author |
Ferreira, Paula Barreto |
author_facet |
Ferreira, Paula Barreto Cohrs, Cibelli Rizzo De Domenico, Edvane Birelo Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cohrs, Cibelli Rizzo De Domenico, Edvane Birelo Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Paula Barreto Cohrs, Cibelli Rizzo De Domenico, Edvane Birelo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Educational technology Maps Software Educación en enfermería Tecnología educacional Mapas Programas informáticos Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapas Software |
topic |
Education nursing Educational technology Maps Software Educación en enfermería Tecnología educacional Mapas Programas informáticos Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapas Software |
description |
O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113 10.1590/S0080-62342012000400026 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000400026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51910 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 4 (2012); 967-972 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 4 (2012); 967-972 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 4 (2012); 967-972 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221734990774272 |