Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Barreto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cohrs, Cibelli Rizzo, De Domenico, Edvane Birelo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113
Resumo: O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.
id USP-24_4a69dd08389c1ed67fc3e30be35139da
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/48113
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsSoftware CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagemSoftware CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermeríaEducationnursingEducational technologyMapsSoftwareEducación en enfermeríaTecnología educacionalMapasProgramas informáticosEducação em enfermagemTecnologia educacionalMapasSoftwareO mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.El mapeo conceptual (MC) es una estrategia de enseñanza que puede utilizarse para resolución de casos clínicos, más allá de su trabajosa ejecución manual. Se objetivó describir los desafíos y contribuciones del software CMAP Tools® para la construcción de mapas conceptuales enfocados a resolución de casos clínicos. Metodología descriptiva, cuantitativa, con estudiantes de tercer año de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Se aplicó estrategia de enseñanza, datos recolectados mediante técnica del grupo focal. Los resultados evidenciaron que el software facilita y garantiza la organización, visualización y correlación de datos, aunque con dificultades iniciales relacionadas al manejo de las herramientas de las que dispone. Se concluye en que el software CMAP Tools® facilitó la construcción de MC por sus recursos de formateo y auto-formateo, y que deberían implantarse estrategias de orientación para la fase inicial de utilización.Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4811310.1590/S0080-62342012000400026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 4 (2012); 967-972Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 4 (2012); 967-972Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 4 (2012); 967-9721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51910https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51911http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Paula BarretoCohrs, Cibelli RizzoDe Domenico, Edvane Birelo Lopes2012-12-13T19:50:00Zoai:revistas.usp.br:article/48113Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-12-13T19:50Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Software CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermería
title Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
spellingShingle Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
Ferreira, Paula Barreto
Education
nursing
Educational technology
Maps
Software
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Mapas
Programas informáticos
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
title_short Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
title_full Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
title_fullStr Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
title_full_unstemmed Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
title_sort Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
author Ferreira, Paula Barreto
author_facet Ferreira, Paula Barreto
Cohrs, Cibelli Rizzo
De Domenico, Edvane Birelo Lopes
author_role author
author2 Cohrs, Cibelli Rizzo
De Domenico, Edvane Birelo Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Barreto
Cohrs, Cibelli Rizzo
De Domenico, Edvane Birelo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Educational technology
Maps
Software
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Mapas
Programas informáticos
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
topic Education
nursing
Educational technology
Maps
Software
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Mapas
Programas informáticos
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
description O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113
10.1590/S0080-62342012000400026
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000400026
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51910
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48113/51911
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 4 (2012); 967-972
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 4 (2012); 967-972
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 4 (2012); 967-972
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221734990774272