Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA. |
id |
UFSP_220eae985c88b88d8af7cba710376acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60366 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?Educação de Jovens e Adultos (EJA)evasão escolarretorno escolar na EJAEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.OutraUniversidade Federal de São PauloGraciano, Mariangêla [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8133929640899337Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]2021-03-11T20:07:31Z2021-03-11T20:07:31Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfSOARES, E. B. G. (2021)https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366porUNIFESP - GUARULHOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T04:18:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T04:18:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
title |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
spellingShingle |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP] Educação de Jovens e Adultos (EJA) evasão escolar retorno escolar na EJA |
title_short |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
title_full |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
title_fullStr |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
title_full_unstemmed |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
title_sort |
Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo? |
author |
Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP] |
author_facet |
Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graciano, Mariangêla [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/8133929640899337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) evasão escolar retorno escolar na EJA |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) evasão escolar retorno escolar na EJA |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11T20:07:31Z 2021-03-11T20:07:31Z 2021-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, E. B. G. (2021) https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366 |
identifier_str_mv |
SOARES, E. B. G. (2021) |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
UNIFESP - GUARULHOS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1824718250092527616 |