Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.
id UFSP_220eae985c88b88d8af7cba710376acc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60366
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?Educação de Jovens e Adultos (EJA)evasão escolarretorno escolar na EJAEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.OutraUniversidade Federal de São PauloGraciano, Mariangêla [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8133929640899337Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]2021-03-11T20:07:31Z2021-03-11T20:07:31Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfSOARES, E. B. G. (2021)https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366porUNIFESP - GUARULHOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T04:18:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T04:18:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
title Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
spellingShingle Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
evasão escolar
retorno escolar na EJA
title_short Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
title_full Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
title_fullStr Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
title_full_unstemmed Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
title_sort Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?
author Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]
author_facet Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graciano, Mariangêla [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/8133929640899337
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
evasão escolar
retorno escolar na EJA
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
evasão escolar
retorno escolar na EJA
description Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11T20:07:31Z
2021-03-11T20:07:31Z
2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, E. B. G. (2021)
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366
identifier_str_mv SOARES, E. B. G. (2021)
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNIFESP - GUARULHOS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1824718250092527616