Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Evandro José [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63979
Resumo: Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa consiste em um estudo histórico crítico acerca do sistema escravocrata responsável por estabelecer uma hegemonia racista no Brasil que inibiu a construção de uma identidade orgânica dos negros e deslegitima a cultura afrodescendente, como pode-se verificar em diferentes historiografias, nos currículos prescritos e na cultura da mídia e, em especial, nas histórias em quadrinhos. Ao propormos uma possível leitura da obra, refletimos sobre sua potencialidade para trabalhar o tema e promover uma discussão acerca do racismo estrutural em sala de aula. A fim de reduzir o distanciamento entre o currículo prescrito e o ativo, defendemos a importância do ensino de história contextualizado com a cultura escolar que deve guiar a escolha de materiais e conteúdos que auxiliam e conduzem o trabalho docente na formação do conhecimento histórico. Desse modo, apresentamos três propostas pedagógicas coerentes com a utilização dos quadrinhos na educação que objetivam uma transformação social: a de Dermeval Saviani, com a pedagogia histórico-crítica; a de István Mészáros, que pensa uma educação para além do capital; e a de Allan da Rosa, que elabora a Pedagoginga enquanto uma educação necessária para recuperar a ancestralidade do negro apagada pela hegemonia. Por fim, expomos duas formas possíveis de como levá-las ao ensino em concordância com as propostas pedagógicas analisadas no trabalho. Portanto, procuramos dar condições para que professores possam se apropriar de uma historiografia crítica que embasa a leitura de Angola Janga e, assim, possam promover um ensino coerente e de desenvolvimento crítico de seus alunos, estabelecendo uma pedagogia do conflito em contraposição à pedagogia do consenso presente nas prescrições curriculares que apenas reconhece as culturas minoritárias, mas não objetiva trazer as mudanças que almejamos alcançar.
id UFSP_239aa6f2045013783ac3e4cc1c90536b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63979
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidãoReading the comic-book novel Angola Janga in History teaching: a reflection on racism and slaveryAngola JangaEnsino de HistóriaHistórias em quadrinhosEscravidãoRacismoProfHistória.Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa consiste em um estudo histórico crítico acerca do sistema escravocrata responsável por estabelecer uma hegemonia racista no Brasil que inibiu a construção de uma identidade orgânica dos negros e deslegitima a cultura afrodescendente, como pode-se verificar em diferentes historiografias, nos currículos prescritos e na cultura da mídia e, em especial, nas histórias em quadrinhos. Ao propormos uma possível leitura da obra, refletimos sobre sua potencialidade para trabalhar o tema e promover uma discussão acerca do racismo estrutural em sala de aula. A fim de reduzir o distanciamento entre o currículo prescrito e o ativo, defendemos a importância do ensino de história contextualizado com a cultura escolar que deve guiar a escolha de materiais e conteúdos que auxiliam e conduzem o trabalho docente na formação do conhecimento histórico. Desse modo, apresentamos três propostas pedagógicas coerentes com a utilização dos quadrinhos na educação que objetivam uma transformação social: a de Dermeval Saviani, com a pedagogia histórico-crítica; a de István Mészáros, que pensa uma educação para além do capital; e a de Allan da Rosa, que elabora a Pedagoginga enquanto uma educação necessária para recuperar a ancestralidade do negro apagada pela hegemonia. Por fim, expomos duas formas possíveis de como levá-las ao ensino em concordância com as propostas pedagógicas analisadas no trabalho. Portanto, procuramos dar condições para que professores possam se apropriar de uma historiografia crítica que embasa a leitura de Angola Janga e, assim, possam promover um ensino coerente e de desenvolvimento crítico de seus alunos, estabelecendo uma pedagogia do conflito em contraposição à pedagogia do consenso presente nas prescrições curriculares que apenas reconhece as culturas minoritárias, mas não objetiva trazer as mudanças que almejamos alcançar.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloNemi, Ana Lúcia Lana [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=FE3CDFBC0C7E7058C9A48559A49D2C59.buscatextual_6https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B670BF66241CECB86FA2EB573595F6BABraga, Evandro José [UNIFESP]2022-06-14T19:40:16Z2022-06-14T19:40:16Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion180 f.application/pdfBRAGA, Evandro José. Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História – uma reflexão sobre o racismo e a escravidão. Evandro José Braga. – 2020. – 180f.https://hdl.handle.net/11600/63979porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T22:45:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63979Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T22:45:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
Reading the comic-book novel Angola Janga in History teaching: a reflection on racism and slavery
title Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
spellingShingle Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
Braga, Evandro José [UNIFESP]
Angola Janga
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Escravidão
Racismo
ProfHistória.
title_short Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
title_full Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
title_fullStr Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
title_full_unstemmed Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
title_sort Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
author Braga, Evandro José [UNIFESP]
author_facet Braga, Evandro José [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nemi, Ana Lúcia Lana [UNIFESP]
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=FE3CDFBC0C7E7058C9A48559A49D2C59.buscatextual_6
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B670BF66241CECB86FA2EB573595F6BA
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Evandro José [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Angola Janga
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Escravidão
Racismo
ProfHistória.
topic Angola Janga
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Escravidão
Racismo
ProfHistória.
description Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa consiste em um estudo histórico crítico acerca do sistema escravocrata responsável por estabelecer uma hegemonia racista no Brasil que inibiu a construção de uma identidade orgânica dos negros e deslegitima a cultura afrodescendente, como pode-se verificar em diferentes historiografias, nos currículos prescritos e na cultura da mídia e, em especial, nas histórias em quadrinhos. Ao propormos uma possível leitura da obra, refletimos sobre sua potencialidade para trabalhar o tema e promover uma discussão acerca do racismo estrutural em sala de aula. A fim de reduzir o distanciamento entre o currículo prescrito e o ativo, defendemos a importância do ensino de história contextualizado com a cultura escolar que deve guiar a escolha de materiais e conteúdos que auxiliam e conduzem o trabalho docente na formação do conhecimento histórico. Desse modo, apresentamos três propostas pedagógicas coerentes com a utilização dos quadrinhos na educação que objetivam uma transformação social: a de Dermeval Saviani, com a pedagogia histórico-crítica; a de István Mészáros, que pensa uma educação para além do capital; e a de Allan da Rosa, que elabora a Pedagoginga enquanto uma educação necessária para recuperar a ancestralidade do negro apagada pela hegemonia. Por fim, expomos duas formas possíveis de como levá-las ao ensino em concordância com as propostas pedagógicas analisadas no trabalho. Portanto, procuramos dar condições para que professores possam se apropriar de uma historiografia crítica que embasa a leitura de Angola Janga e, assim, possam promover um ensino coerente e de desenvolvimento crítico de seus alunos, estabelecendo uma pedagogia do conflito em contraposição à pedagogia do consenso presente nas prescrições curriculares que apenas reconhece as culturas minoritárias, mas não objetiva trazer as mudanças que almejamos alcançar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
2022-06-14T19:40:16Z
2022-06-14T19:40:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Evandro José. Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História – uma reflexão sobre o racismo e a escravidão. Evandro José Braga. – 2020. – 180f.
https://hdl.handle.net/11600/63979
identifier_str_mv BRAGA, Evandro José. Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História – uma reflexão sobre o racismo e a escravidão. Evandro José Braga. – 2020. – 180f.
url https://hdl.handle.net/11600/63979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1824718223885467648