Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravanzo, Cristiane Maravelli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vieira, Almir Martins, Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203
Resumo: O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.
id UFSP_253459080cb30e3f65449cb059482bff
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/49500
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fioravanzo, Cristiane MaravelliVieira, Almir MartinsClaro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]2019-01-21T10:29:58Z2019-01-21T10:29:58Z2016Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016.1518-1634https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203WOS000376536300010.pdf10.15628/holos.2016.2203WOS:000376536300010O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.Long-distance education (LDE) is one of the most important issues in the academic debate when it comes to discuss alternative ways of teaching, learning and university extension. Along with this matter, this article deals with the importance of feedback derived from academic activities of the above-mentioned way of teaching. Some models of feedback evaluation have been compared to the "bank education idea" criticized by brazilian researcher Paulo Freire. The research adopted a case study approach, with a 157 LDE students sample. The questionnaire has been developed with 4 assumptions based in the students point of view, taking to account the importance of feedback evaluation. As a result, some issues related to the student/teacher relationship have been identified, as well as democracy, autonomy and lower-level of hierarchy from teacher to student.UMESP - Universidade Metodista de São Paulo - Sao Bernardo Do Campo, SP, BrazilUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Sao Paulo, BrazilUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Sao Paulo, BrazilWeb of Science107-123porCentro federal educacao tecnologica rio grande norteHolosEnsino a distânciaTecnologiaAvaliaçãoDevolutivaLong-Distance EducationTechnologyEvaluationFeedbackEvaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenarioAvaliação Devolutiva: Elementos Indissociáveis no Contexto do Ensino Superior a Distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000376536300010.pdfapplication/pdf552502${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/1/WOS000376536300010.pdf6600f374cffd4e9aaef0f7dfbf9990faMD51open accessTEXTWOS000376536300010.pdf.txtWOS000376536300010.pdf.txtExtracted texttext/plain57598${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/23/WOS000376536300010.pdf.txt84e37789c5289dd089d54c48743e988fMD523open accessTHUMBNAILWOS000376536300010.pdf.jpgWOS000376536300010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/25/WOS000376536300010.pdf.jpgb95a9c6ec6a5108a99de95610fcbf24eMD525open access11600/495002023-06-03 01:49:10.802open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49500Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:49:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.en.fl_str_mv Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação Devolutiva: Elementos Indissociáveis no Contexto do Ensino Superior a Distância
title Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
spellingShingle Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
Fioravanzo, Cristiane Maravelli
Ensino a distância
Tecnologia
Avaliação
Devolutiva
Long-Distance Education
Technology
Evaluation
Feedback
title_short Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
title_full Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
title_fullStr Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
title_full_unstemmed Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
title_sort Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
author Fioravanzo, Cristiane Maravelli
author_facet Fioravanzo, Cristiane Maravelli
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
author_role author
author2 Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravanzo, Cristiane Maravelli
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia
Avaliação
Devolutiva
topic Ensino a distância
Tecnologia
Avaliação
Devolutiva
Long-Distance Education
Technology
Evaluation
Feedback
dc.subject.eng.fl_str_mv Long-Distance Education
Technology
Evaluation
Feedback
description O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-21T10:29:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-21T10:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1518-1634
dc.identifier.file.none.fl_str_mv WOS000376536300010.pdf
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2016.2203
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000376536300010
identifier_str_mv Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016.
1518-1634
WOS000376536300010.pdf
10.15628/holos.2016.2203
WOS:000376536300010
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Holos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107-123
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro federal educacao tecnologica rio grande norte
publisher.none.fl_str_mv Centro federal educacao tecnologica rio grande norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/1/WOS000376536300010.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/23/WOS000376536300010.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/25/WOS000376536300010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6600f374cffd4e9aaef0f7dfbf9990fa
84e37789c5289dd089d54c48743e988f
b95a9c6ec6a5108a99de95610fcbf24e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764217707659264