Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500 https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203 |
Resumo: | O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada. |
id |
UFSP_253459080cb30e3f65449cb059482bff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/49500 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Fioravanzo, Cristiane MaravelliVieira, Almir MartinsClaro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]2019-01-21T10:29:58Z2019-01-21T10:29:58Z2016Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016.1518-1634https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203WOS000376536300010.pdf10.15628/holos.2016.2203WOS:000376536300010O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada.Long-distance education (LDE) is one of the most important issues in the academic debate when it comes to discuss alternative ways of teaching, learning and university extension. Along with this matter, this article deals with the importance of feedback derived from academic activities of the above-mentioned way of teaching. Some models of feedback evaluation have been compared to the "bank education idea" criticized by brazilian researcher Paulo Freire. The research adopted a case study approach, with a 157 LDE students sample. The questionnaire has been developed with 4 assumptions based in the students point of view, taking to account the importance of feedback evaluation. As a result, some issues related to the student/teacher relationship have been identified, as well as democracy, autonomy and lower-level of hierarchy from teacher to student.UMESP - Universidade Metodista de São Paulo - Sao Bernardo Do Campo, SP, BrazilUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Sao Paulo, BrazilUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Sao Paulo, BrazilWeb of Science107-123porCentro federal educacao tecnologica rio grande norteHolosEnsino a distânciaTecnologiaAvaliaçãoDevolutivaLong-Distance EducationTechnologyEvaluationFeedbackEvaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenarioAvaliação Devolutiva: Elementos Indissociáveis no Contexto do Ensino Superior a Distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000376536300010.pdfapplication/pdf552502${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/1/WOS000376536300010.pdf6600f374cffd4e9aaef0f7dfbf9990faMD51open accessTEXTWOS000376536300010.pdf.txtWOS000376536300010.pdf.txtExtracted texttext/plain57598${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/23/WOS000376536300010.pdf.txt84e37789c5289dd089d54c48743e988fMD523open accessTHUMBNAILWOS000376536300010.pdf.jpgWOS000376536300010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/25/WOS000376536300010.pdf.jpgb95a9c6ec6a5108a99de95610fcbf24eMD525open access11600/495002023-06-03 01:49:10.802open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49500Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:49:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Avaliação Devolutiva: Elementos Indissociáveis no Contexto do Ensino Superior a Distância |
title |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
spellingShingle |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario Fioravanzo, Cristiane Maravelli Ensino a distância Tecnologia Avaliação Devolutiva Long-Distance Education Technology Evaluation Feedback |
title_short |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
title_full |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
title_fullStr |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
title_full_unstemmed |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
title_sort |
Evaluation and feedback: inseparable elements in the long-distance higher education scenario |
author |
Fioravanzo, Cristiane Maravelli |
author_facet |
Fioravanzo, Cristiane Maravelli Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fioravanzo, Cristiane Maravelli Vieira, Almir Martins Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia Avaliação Devolutiva |
topic |
Ensino a distância Tecnologia Avaliação Devolutiva Long-Distance Education Technology Evaluation Feedback |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Long-Distance Education Technology Evaluation Feedback |
description |
O EaD tem sido alvo de interesse de diversos pesquisadores com o intuito de oferecer alternativas e incremento nos processos de ensino, aprendizagem e extensão universitária. O presente estudo analisa a importância da devolutiva das atividades nesta modalidade de ensino. Relacionaram-se as formas de devolutivas com o modelo de superação bancária defendido por Paulo Freire. Chegou-se a algumas vertentes positivas em EaD que contribuem na abordagem da devolutiva e interação do conteúdo das avaliações. A estratégica metodológica foi um estudo de caso único. Seu protocolo consistiu na análise de amostra de 157 alunos do ensino a distância de uma instituição privada de ensino superior localizada no estado de São Paulo e que abrange todo o Brasil. O instrumento de coleta de dados foi composto por 26 afirmativas relativas baseadas em quatro constructos aplicados: aulaatividade, prova integrada presencial, planejamento semanal e fórum de dúvidas. A análise confirmou a importância da devolutiva de acordo com a perspectiva do alunado. Possibilitou ainda, identificar a relação da importância da devolutiva com o modelo Democratização, Autonomia nos estudos e Relação professor-aluno menos hierarquizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-21T10:29:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-21T10:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500 https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1518-1634 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
WOS000376536300010.pdf |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2016.2203 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000376536300010 |
identifier_str_mv |
Holos. Rio grande do norte, v. 32, n. 1, p. 107-123, 2016. 1518-1634 WOS000376536300010.pdf 10.15628/holos.2016.2203 WOS:000376536300010 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49500 https://doi.org/10.15628/holos.2016.2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Holos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
107-123 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro federal educacao tecnologica rio grande norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro federal educacao tecnologica rio grande norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/1/WOS000376536300010.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/23/WOS000376536300010.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49500/25/WOS000376536300010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6600f374cffd4e9aaef0f7dfbf9990fa 84e37789c5289dd089d54c48743e988f b95a9c6ec6a5108a99de95610fcbf24e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764217707659264 |