PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61716
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar quais as concepções das professoras sobre o movimento na Educação Infantil, desse questionamento surgiram três eixos: primeiro, como duas professoras da pré-escola da rede municipal de Guarulhos lidam com a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos, depois entender quais são os comportamentos aceitos e não aceitos por elas e, em seguida, no que elas se baseiam para tomar tais atitudes. Através de uma entrevista semiestruturada realizada por vídeo chamada com cada professora, percebeu-se que ambas iam ao encontro do ponto de vista que se desejou defender, ou seja, promover a compreensão do movimento como parte essencial do desenvolvimento infantil, baseando-se na teoria psicogenética de Henri Wallon. Diante disso, foi possível entender que os conflitos enfrentados pelas professoras para ofertarem atividades de movimento são: a quantidade de alunos por sala, os espaços restritos e o mobiliário, os professores antigos, alguns funcionários da escola e alguns familiares, todos esses fundamentados ou influenciados por ideias que compreendem o movimento de modo tradicional. Como estratégias para driblar esses obstáculos, as professoras constroem combinados com os alunos, os quais foram classificados como estratégias de convívio e identificados como mais importantes do que as estratégias de ensino para a pré-escola. A escola já possui uma tendência nova de valorizar mais o movimento, porém ela ainda forma e conforma os corpos das crianças, pois as práticas de movimento ficam limitadas por fatores externos enraizados culturalmente. A pesquisa retomou a discussão do cuidar e educar com crianças pequenas, defendeu melhorias para o ensino público brasileiro e para a formação de professores e ainda buscou reforçar a importância do movimento para o desenvolvimento infantil.
id UFSP_273c25450115a7f637502d32525b4eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61716
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relaçãoPreschool teachers and the need for movement in children aged 4 and 5 years: A study about the bases that guide this relationshipPré-escolaCorpoMovimentoEducaçãoA presente pesquisa buscou identificar quais as concepções das professoras sobre o movimento na Educação Infantil, desse questionamento surgiram três eixos: primeiro, como duas professoras da pré-escola da rede municipal de Guarulhos lidam com a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos, depois entender quais são os comportamentos aceitos e não aceitos por elas e, em seguida, no que elas se baseiam para tomar tais atitudes. Através de uma entrevista semiestruturada realizada por vídeo chamada com cada professora, percebeu-se que ambas iam ao encontro do ponto de vista que se desejou defender, ou seja, promover a compreensão do movimento como parte essencial do desenvolvimento infantil, baseando-se na teoria psicogenética de Henri Wallon. Diante disso, foi possível entender que os conflitos enfrentados pelas professoras para ofertarem atividades de movimento são: a quantidade de alunos por sala, os espaços restritos e o mobiliário, os professores antigos, alguns funcionários da escola e alguns familiares, todos esses fundamentados ou influenciados por ideias que compreendem o movimento de modo tradicional. Como estratégias para driblar esses obstáculos, as professoras constroem combinados com os alunos, os quais foram classificados como estratégias de convívio e identificados como mais importantes do que as estratégias de ensino para a pré-escola. A escola já possui uma tendência nova de valorizar mais o movimento, porém ela ainda forma e conforma os corpos das crianças, pois as práticas de movimento ficam limitadas por fatores externos enraizados culturalmente. A pesquisa retomou a discussão do cuidar e educar com crianças pequenas, defendeu melhorias para o ensino público brasileiro e para a formação de professores e ainda buscou reforçar a importância do movimento para o desenvolvimento infantil.This research sought to identify what are the conceptions of the teachers about the movement in preschool, from this question three axes emerged: first, how two preschool teachers, from the municipal system of Guarulhos, deal with the need of movement that 4 and 5 year old children have, then understand which behaviors are accepted and which are not accepted by these teachers and, finally, what they base themselves on to make such distinctions. Through a semi-structured interview, carried out by video call with each teacher, it was noted that both were in line with the point of view that was defended on the tesis, that is, to promote the understanding of movement activities as an essential part of child development, based on the theory of psychogenetics of Henri Wallon. Therefore, it was noted that the obstacles faced by these teachers to offer movement activities are: the number of students per classroom, the restricted spaces and furniture, the resistance from old teachers, some school employees and some family members, all of which are based or influenced by ideas that understand the movement in a traditional way. As strategies to get around such obstacles, the teachers create certain rules with the students, the agreements, which were classified as socializing strategies and identified as being more important than the teaching strategies for preschool. It was noted that the school has already made advancements in relation to children's freedom of movement, but it still shapes and conforms the bodies of the little ones, because even though the teachers are looking for improvements and strategies, movement activities are still limited by external factors that are culturally rooted. The research also resumed the discussion of caring and educating young children, defended improvements for Brazilian public education and for teacher development, and also sought to reinforce the importance of movement for child development.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSanches, Maria Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/8095556895659808Pereira, Carolina Silva2021-08-27T17:28:16Z2021-08-27T17:28:16Z15-07-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion138 f.application/pdfPEREIRA, Carolina Silva. Professores da pré-escola e a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T01:52:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61716Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T01:52:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
Preschool teachers and the need for movement in children aged 4 and 5 years: A study about the bases that guide this relationship
title PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
spellingShingle PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
Pereira, Carolina Silva
Pré-escola
Corpo
Movimento
Educação
title_short PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
title_full PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
title_fullStr PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
title_full_unstemmed PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
title_sort PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E A NECESSIDADE DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação
author Pereira, Carolina Silva
author_facet Pereira, Carolina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Maria Cecilia
http://lattes.cnpq.br/8095556895659808
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carolina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
Corpo
Movimento
Educação
topic Pré-escola
Corpo
Movimento
Educação
description A presente pesquisa buscou identificar quais as concepções das professoras sobre o movimento na Educação Infantil, desse questionamento surgiram três eixos: primeiro, como duas professoras da pré-escola da rede municipal de Guarulhos lidam com a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos, depois entender quais são os comportamentos aceitos e não aceitos por elas e, em seguida, no que elas se baseiam para tomar tais atitudes. Através de uma entrevista semiestruturada realizada por vídeo chamada com cada professora, percebeu-se que ambas iam ao encontro do ponto de vista que se desejou defender, ou seja, promover a compreensão do movimento como parte essencial do desenvolvimento infantil, baseando-se na teoria psicogenética de Henri Wallon. Diante disso, foi possível entender que os conflitos enfrentados pelas professoras para ofertarem atividades de movimento são: a quantidade de alunos por sala, os espaços restritos e o mobiliário, os professores antigos, alguns funcionários da escola e alguns familiares, todos esses fundamentados ou influenciados por ideias que compreendem o movimento de modo tradicional. Como estratégias para driblar esses obstáculos, as professoras constroem combinados com os alunos, os quais foram classificados como estratégias de convívio e identificados como mais importantes do que as estratégias de ensino para a pré-escola. A escola já possui uma tendência nova de valorizar mais o movimento, porém ela ainda forma e conforma os corpos das crianças, pois as práticas de movimento ficam limitadas por fatores externos enraizados culturalmente. A pesquisa retomou a discussão do cuidar e educar com crianças pequenas, defendeu melhorias para o ensino público brasileiro e para a formação de professores e ainda buscou reforçar a importância do movimento para o desenvolvimento infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 15-07-21
2021-08-27T17:28:16Z
2021-08-27T17:28:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Carolina Silva. Professores da pré-escola e a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61716
identifier_str_mv PEREIRA, Carolina Silva. Professores da pré-escola e a necessidade de movimento das crianças de 4 e 5 anos: Um estudo sobre as bases que norteiam essa relação. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268449488109568