Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/68684 |
Resumo: | Esta tese reivindica, a partir dos passos 155e-165a do Parmênides de Platão, uma distinção conceitual de dois modos de compreender a participação em Platão. Estes modos se vinculam a dois termos distintos, a saber: μετέχειν e μεταλαμβάνειν. Μετέχειν designa um tipo de participação na qual o ente é àquilo que é, por natureza, por participar na Forma e a não ocorrência de tal participação acarreta a inexistência do ente. Μεταλαμβάνειν, por outro lado, designa propriedades adicionais à natureza do ente em relações temporais que podem iniciar e cessar sem que a natureza do participante seja alterada. Para que a fundamentação destes dois modos de participação seja conquistada a tese se faz em dois momentos: o primeiro deles é constatar que a distinção ocorre em Platão como se descreve no Parmênides em 155e-156a e em outros momentos da escritura platônica – como no Fédon 101c, 102d-103a, 103b-e, 104a-b e 104e-105; o segundo momento consiste em estabelecer as bases ontológicas para as distinções predicativas que ocorrem a partir dos dois sentidos de participação. Para tal propósito a tese tem para si os passos 255a-e do Sofista em anunciação aos gêneros supremos Mesmo e Outro de modo a reconhecer que os modos de predicação μετέχειν e μεταλαμβάνειν são fundamentados em razão dos gêneros, respectivamente. Por fim, a tese constata que as aporias da participação presentes no Parmênides 130a-131c não são letais à teoria da participação e à teoria das Formas tendo em vista a distinção conceitual engendrada e as bases ontológicas estabelecidas. |
id |
UFSP_29ab37cf954b1be80a5bbf46ad125605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/68684 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Sousa Neto, Otacilio Luciano de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7475719941500720http://lattes.cnpq.br/1506404802743893MARSOLSA, Mauricio Pagotto [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-07-19T16:17:48Z2023-07-19T16:17:48Z2023-05-02https://repositorio.unifesp.br/11600/68684Esta tese reivindica, a partir dos passos 155e-165a do Parmênides de Platão, uma distinção conceitual de dois modos de compreender a participação em Platão. Estes modos se vinculam a dois termos distintos, a saber: μετέχειν e μεταλαμβάνειν. Μετέχειν designa um tipo de participação na qual o ente é àquilo que é, por natureza, por participar na Forma e a não ocorrência de tal participação acarreta a inexistência do ente. Μεταλαμβάνειν, por outro lado, designa propriedades adicionais à natureza do ente em relações temporais que podem iniciar e cessar sem que a natureza do participante seja alterada. Para que a fundamentação destes dois modos de participação seja conquistada a tese se faz em dois momentos: o primeiro deles é constatar que a distinção ocorre em Platão como se descreve no Parmênides em 155e-156a e em outros momentos da escritura platônica – como no Fédon 101c, 102d-103a, 103b-e, 104a-b e 104e-105; o segundo momento consiste em estabelecer as bases ontológicas para as distinções predicativas que ocorrem a partir dos dois sentidos de participação. Para tal propósito a tese tem para si os passos 255a-e do Sofista em anunciação aos gêneros supremos Mesmo e Outro de modo a reconhecer que os modos de predicação μετέχειν e μεταλαμβάνειν são fundamentados em razão dos gêneros, respectivamente. Por fim, a tese constata que as aporias da participação presentes no Parmênides 130a-131c não são letais à teoria da participação e à teoria das Formas tendo em vista a distinção conceitual engendrada e as bases ontológicas estabelecidas.Não recebi financiamento180 f.porUniversidade Federal de São PauloPlatãoParticipaçãoPredicaçãoTempoTeoria das FormasTempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de PlatãoTime and Predication: Two Ways of Participation in Plato's "Parmenides"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)FilosofiaMetafísica, Ciência e LinguagemFilosofia AntigaORIGINALTese - Sistema Final.pdfTese - Sistema Final.pdfapplication/pdf1306038${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/1/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdfe88bd980f8c059a091d3738dfdaea093MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85833${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/2/license.txtbbfb2e29c5389d1d243783346412ca4dMD52open accessTEXTTese - Sistema Final.pdf.txtTese - Sistema Final.pdf.txtExtracted texttext/plain447275${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/6/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdf.txt61d2916a05e002e6170c27e32b57a599MD56open accessTHUMBNAILTese - Sistema Final.pdf.jpgTese - Sistema Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3434${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/8/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdf.jpg310c74f595fd04e1636b0a95c50c539bMD58open access11600/686842023-07-19 13:40:16.277open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-19T16:40:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Time and Predication: Two Ways of Participation in Plato's "Parmenides" |
title |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
spellingShingle |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão Sousa Neto, Otacilio Luciano de [UNIFESP] Platão Participação Predicação Tempo Teoria das Formas |
title_short |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
title_full |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
title_fullStr |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
title_full_unstemmed |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
title_sort |
Tempo e predicação: dois modos de participação no "Parmênides" de Platão |
author |
Sousa Neto, Otacilio Luciano de [UNIFESP] |
author_facet |
Sousa Neto, Otacilio Luciano de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7475719941500720 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1506404802743893 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Neto, Otacilio Luciano de [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARSOLSA, Mauricio Pagotto [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
MARSOLSA, Mauricio Pagotto [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Platão Participação Predicação Tempo Teoria das Formas |
topic |
Platão Participação Predicação Tempo Teoria das Formas |
description |
Esta tese reivindica, a partir dos passos 155e-165a do Parmênides de Platão, uma distinção conceitual de dois modos de compreender a participação em Platão. Estes modos se vinculam a dois termos distintos, a saber: μετέχειν e μεταλαμβάνειν. Μετέχειν designa um tipo de participação na qual o ente é àquilo que é, por natureza, por participar na Forma e a não ocorrência de tal participação acarreta a inexistência do ente. Μεταλαμβάνειν, por outro lado, designa propriedades adicionais à natureza do ente em relações temporais que podem iniciar e cessar sem que a natureza do participante seja alterada. Para que a fundamentação destes dois modos de participação seja conquistada a tese se faz em dois momentos: o primeiro deles é constatar que a distinção ocorre em Platão como se descreve no Parmênides em 155e-156a e em outros momentos da escritura platônica – como no Fédon 101c, 102d-103a, 103b-e, 104a-b e 104e-105; o segundo momento consiste em estabelecer as bases ontológicas para as distinções predicativas que ocorrem a partir dos dois sentidos de participação. Para tal propósito a tese tem para si os passos 255a-e do Sofista em anunciação aos gêneros supremos Mesmo e Outro de modo a reconhecer que os modos de predicação μετέχειν e μεταλαμβάνειν são fundamentados em razão dos gêneros, respectivamente. Por fim, a tese constata que as aporias da participação presentes no Parmênides 130a-131c não são letais à teoria da participação e à teoria das Formas tendo em vista a distinção conceitual engendrada e as bases ontológicas estabelecidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T16:17:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-19T16:17:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/68684 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/68684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/1/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/6/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68684/8/Tese%20-%20Sistema%20Final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e88bd980f8c059a091d3738dfdaea093 bbfb2e29c5389d1d243783346412ca4d 61d2916a05e002e6170c27e32b57a599 310c74f595fd04e1636b0a95c50c539b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764112389734400 |