Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67751
Resumo: A partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor.
id UFSP_2bde9efc04325ff13858b44791cf7e8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67751
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/4291908233389825Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]2023-06-07T12:56:04Z2023-06-07T12:56:04Z2014SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.https://repositorio.unifesp.br/11600/67751Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdfA partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor.From the analysis of Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), from the PNLD Guides and books produced during the subsequent decade, the essay aims to understand in what public policies guided the production of textbooks of the called elementary teaching (1st to 4th grades) in Brazil between 1994 and 2004, the first decade in which the assessment system PNLD was used. Likewise, the essay discusses how these books were possibly acting in "historical background" of teachers in this particular segment, not only through their content itself, with its selection of topics, texts, activities and methodology, but also through a particular agent: the teacher's manual.66 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)História CulturalLivro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Ensino de HistóriaCultura escolarMercado editorialManual do professorCultural HistoryTextbookNational Textbook Program (PNLD)Teaching of HistorySchool culturePublishingTeacher's manualEntre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)Between the State and the market: the History textbook in the early grades of elementary school (1994 – 2004)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/677512023-06-07 09:56:04.854metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67751Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between the State and the market: the History textbook in the early grades of elementary school (1994 – 2004)
title Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
spellingShingle Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]
História Cultural
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História
Cultura escolar
Mercado editorial
Manual do professor
Cultural History
Textbook
National Textbook Program (PNLD)
Teaching of History
School culture
Publishing
Teacher's manual
title_short Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
title_full Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
title_fullStr Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
title_full_unstemmed Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
title_sort Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
author Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]
author_facet Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4291908233389825
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]
contributor_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História
Cultura escolar
Mercado editorial
Manual do professor
topic História Cultural
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História
Cultura escolar
Mercado editorial
Manual do professor
Cultural History
Textbook
National Textbook Program (PNLD)
Teaching of History
School culture
Publishing
Teacher's manual
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural History
Textbook
National Textbook Program (PNLD)
Teaching of History
School culture
Publishing
Teacher's manual
description A partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67751
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdf
identifier_str_mv SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764281139167232