Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67751 |
Resumo: | A partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor. |
id |
UFSP_2bde9efc04325ff13858b44791cf7e8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67751 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/4291908233389825Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]2023-06-07T12:56:04Z2023-06-07T12:56:04Z2014SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.https://repositorio.unifesp.br/11600/67751Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdfA partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor.From the analysis of Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), from the PNLD Guides and books produced during the subsequent decade, the essay aims to understand in what public policies guided the production of textbooks of the called elementary teaching (1st to 4th grades) in Brazil between 1994 and 2004, the first decade in which the assessment system PNLD was used. Likewise, the essay discusses how these books were possibly acting in "historical background" of teachers in this particular segment, not only through their content itself, with its selection of topics, texts, activities and methodology, but also through a particular agent: the teacher's manual.66 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)História CulturalLivro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Ensino de HistóriaCultura escolarMercado editorialManual do professorCultural HistoryTextbookNational Textbook Program (PNLD)Teaching of HistorySchool culturePublishingTeacher's manualEntre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004)Between the State and the market: the History textbook in the early grades of elementary school (1994 – 2004)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/677512023-06-07 09:56:04.854metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67751Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between the State and the market: the History textbook in the early grades of elementary school (1994 – 2004) |
title |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
spellingShingle |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP] História Cultural Livro didático Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Ensino de História Cultura escolar Mercado editorial Manual do professor Cultural History Textbook National Textbook Program (PNLD) Teaching of History School culture Publishing Teacher's manual |
title_short |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
title_full |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
title_fullStr |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
title_full_unstemmed |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
title_sort |
Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004) |
author |
Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4291908233389825 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro dos Reis [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultural Livro didático Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Ensino de História Cultura escolar Mercado editorial Manual do professor |
topic |
História Cultural Livro didático Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Ensino de História Cultura escolar Mercado editorial Manual do professor Cultural History Textbook National Textbook Program (PNLD) Teaching of History School culture Publishing Teacher's manual |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural History Textbook National Textbook Program (PNLD) Teaching of History School culture Publishing Teacher's manual |
description |
A partir da análise da Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos (1994), dos Guias do PNLD e dos próprios livros produzidos durante o decênio subsequente, pretende-se compreender em que medida as políticas públicas nortearam a produção dos livros didáticos do chamado ensino primário (1ª à 4ª séries) no Brasil entre 1994 e 2004, primeiro decênio em que o sistema de avaliação do PNLD foi empregado. Da mesma forma, discute-se como estes livros possivelmente deviam atuar na “formação histórica” de professores desse segmento em particular, não apenas através de seu conteúdo propriamente dito, com sua seleção de temas, textos, atividades e metodologia, mas também por meio de um agente particular: o manual do professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T12:56:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T12:56:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67751 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdf |
identifier_str_mv |
SILVA, Leandro dos Reis. Entre o Estado e o mercado: o livro didático de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1994 – 2004). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. Leandro dos Reis Silva_Monografia.pdf |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764281139167232 |