O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672
Resumo: Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor.
id UFSP_2bf8d696862d493ebd29487c8f9e0b73
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/58188
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]2020-09-01T13:21:18Z2020-09-01T13:21:18Z2017Revista Olhares. Guarulhos, v. 5, n. 2, p. 189-209, 2017.2317-7853https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672WOS000424917000012.pdf10.34024/olhares.2017.v5.672WOS:000424917000012Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor.This study reveals how games, understood as way of playing, may benefit the learning and schooling process in the early years of the Elementary School. The discussions are based on the historical-cultural psychology which recognizes and attributes an important role for playing in the process of the child development. The contributions of playing for the child development are exposed and the games Kalah and NIM are discussed as resources which, problematized during action of playing, allow the dialogue with and between the children and highlight the mathematical concepts involved. Drawing on this dialogue and this problematization, different perspectives and thinking strategies may be developed for the learning of mathematical concepts, as well as the arguing and ideas that use these concepts. Finally, it is highlighted the possibility of using games as a triggering element of mathematics learning and the importance of this learning in order to play better.Univ Fed Sao Paulo, Programa Posgrad Educ & Saude Infancia & Adolesce, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, PPGE, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Programa Posgrad Educ & Saude Infancia & Adolesce, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, PPGE, Sao Paulo, BrazilWeb of Science189-209porUniv Fed Sao Paulo, Dept EducationRevista Olharesjogos e brincadeirasensino de matemáticaanos iniciais do ensino fundamentalgames and children playmathematics learningearly years of elementary schoolO jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?Games in mathematics classes in the early years: why? What for? How?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGuarulhos52info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000424917000012.pdfapplication/pdf420452${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/1/WOS000424917000012.pdf7104bd9c501c7f164bf8342ffd721990MD51open accessTEXTWOS000424917000012.pdf.txtWOS000424917000012.pdf.txtExtracted texttext/plain47804${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/23/WOS000424917000012.pdf.txt8969ac5bf3b5bd73d54842b7546230a8MD523open accessTHUMBNAILWOS000424917000012.pdf.jpgWOS000424917000012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4749${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/25/WOS000424917000012.pdf.jpg25305e16550ad619202154324578933cMD525open access11600/581882023-06-03 01:52:42.649open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/58188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:52:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Games in mathematics classes in the early years: why? What for? How?
title O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
spellingShingle O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
jogos e brincadeiras
ensino de matemática
anos iniciais do ensino fundamental
games and children play
mathematics learning
early years of elementary school
title_short O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
title_full O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
title_fullStr O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
title_full_unstemmed O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
title_sort O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
author Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
author_facet Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
author_role author
author2 Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv jogos e brincadeiras
ensino de matemática
anos iniciais do ensino fundamental
topic jogos e brincadeiras
ensino de matemática
anos iniciais do ensino fundamental
games and children play
mathematics learning
early years of elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv games and children play
mathematics learning
early years of elementary school
description Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-01T13:21:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-01T13:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Olhares. Guarulhos, v. 5, n. 2, p. 189-209, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2317-7853
dc.identifier.file.none.fl_str_mv WOS000424917000012.pdf
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.672
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000424917000012
identifier_str_mv Revista Olhares. Guarulhos, v. 5, n. 2, p. 189-209, 2017.
2317-7853
WOS000424917000012.pdf
10.34024/olhares.2017.v5.672
WOS:000424917000012
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Olhares
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189-209
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Education
publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Education
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/1/WOS000424917000012.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/23/WOS000424917000012.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/25/WOS000424917000012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7104bd9c501c7f164bf8342ffd721990
8969ac5bf3b5bd73d54842b7546230a8
25305e16550ad619202154324578933c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764280146165760