O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188 https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672 |
Resumo: | Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor. |
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Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]2020-09-01T13:21:18Z2020-09-01T13:21:18Z2017Revista Olhares. Guarulhos, v. 5, n. 2, p. 189-209, 2017.2317-7853https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58188https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.672WOS000424917000012.pdf10.34024/olhares.2017.v5.672WOS:000424917000012Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor.This study reveals how games, understood as way of playing, may benefit the learning and schooling process in the early years of the Elementary School. The discussions are based on the historical-cultural psychology which recognizes and attributes an important role for playing in the process of the child development. The contributions of playing for the child development are exposed and the games Kalah and NIM are discussed as resources which, problematized during action of playing, allow the dialogue with and between the children and highlight the mathematical concepts involved. Drawing on this dialogue and this problematization, different perspectives and thinking strategies may be developed for the learning of mathematical concepts, as well as the arguing and ideas that use these concepts. Finally, it is highlighted the possibility of using games as a triggering element of mathematics learning and the importance of this learning in order to play better.Univ Fed Sao Paulo, Programa Posgrad Educ & Saude Infancia & Adolesce, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, PPGE, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Programa Posgrad Educ & Saude Infancia & Adolesce, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, PPGE, Sao Paulo, BrazilWeb of Science189-209porUniv Fed Sao Paulo, Dept EducationRevista Olharesjogos e brincadeirasensino de matemáticaanos iniciais do ensino fundamentalgames and children playmathematics learningearly years of elementary schoolO jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?Games in mathematics classes in the early years: why? What for? How?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGuarulhos52info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000424917000012.pdfapplication/pdf420452${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/1/WOS000424917000012.pdf7104bd9c501c7f164bf8342ffd721990MD51open accessTEXTWOS000424917000012.pdf.txtWOS000424917000012.pdf.txtExtracted texttext/plain47804${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/23/WOS000424917000012.pdf.txt8969ac5bf3b5bd73d54842b7546230a8MD523open accessTHUMBNAILWOS000424917000012.pdf.jpgWOS000424917000012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4749${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58188/25/WOS000424917000012.pdf.jpg25305e16550ad619202154324578933cMD525open access11600/581882023-06-03 01:52:42.649open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/58188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:52:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Este trabalho revela como o jogo, entendido como uma forma de brincadeira, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões baseiam-se na psicologia histórico-cultural, que atribui função de destaque para a ação de brincar e a reconhece no processo de desenvolvimento infantil. Expõem-se as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança e discutem-se os jogos Kalah e NIM como recursos que, problematizados no decorrer da ação de jogar, permitem o diálogo com e entre as crianças e dão destaque aos conceitos matemáticos envolvidos. Desse diálogo e dessa problematização, diferentes perspectivas e estratégias de pensamento podem ser desenvolvidas para o aprendizado dos conceitos matemáticos, bem como a argumentação de ideias e estratégias que façam uso desses conceitos. Por fim, destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como elemento desencadeador de aprendizagens matemáticas e a importância dessas aprendizagens para jogar melhor. |
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