Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6443529
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52299
Resumo: Esta Dissertação De Mestrado Visa A Analisar A Forma Como Se Organizam, Do Ponto De Vista Interacional, As Ações De Colaboração E Construção Da Atenção Conjunta Envolvendo Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectro Do Autismo (Tea) E Seus Familiares. Daremos Enfoque A Essa Organização Interacional Através Da Mobilização De Recursos Interacionais, Verbais, Gestuais E Materiais. Nosso Objetivo Central É Investigar Os Recursos Multimodais (Fala, Gestos, Objetos, Movimentos Corporais) Mobilizados Por Luiza (Pseudônimo Da Criança) E Também Por Seus Interlocutores Neurotípicos Durante Os Processos De Construção Conjunta De Ações Em Interações Cotidianas. De Acordo Com Lai, Lombardo E Baron-Cohen (2014), Tea É Descrito Clinicamente Como Uma Condição Que Afeta O Desenvolvimento Neurocognitivo E Compromete Em Graus E Formas Distintos O Engajamento Do Sujeito Na Construção Conjunta Da Atenção, Das Ações E Na Participação Em Interações Sociais. Ao Analisar A Forma Como Ações De Colaboração E Atenção Conjunta
id UFSP_2c7a667cb70b8755873dfeaa98860440
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52299
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cruz, Fernanda Miranda Da [UNIFESP]2020-03-25T11:43:41Z2020-03-25T11:43:41Z2018-08-24https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6443529https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522992018-0226.pdfEsta Dissertação De Mestrado Visa A Analisar A Forma Como Se Organizam, Do Ponto De Vista Interacional, As Ações De Colaboração E Construção Da Atenção Conjunta Envolvendo Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectro Do Autismo (Tea) E Seus Familiares. Daremos Enfoque A Essa Organização Interacional Através Da Mobilização De Recursos Interacionais, Verbais, Gestuais E Materiais. Nosso Objetivo Central É Investigar Os Recursos Multimodais (Fala, Gestos, Objetos, Movimentos Corporais) Mobilizados Por Luiza (Pseudônimo Da Criança) E Também Por Seus Interlocutores Neurotípicos Durante Os Processos De Construção Conjunta De Ações Em Interações Cotidianas. De Acordo Com Lai, Lombardo E Baron-Cohen (2014), Tea É Descrito Clinicamente Como Uma Condição Que Afeta O Desenvolvimento Neurocognitivo E Compromete Em Graus E Formas Distintos O Engajamento Do Sujeito Na Construção Conjunta Da Atenção, Das Ações E Na Participação Em Interações Sociais. Ao Analisar A Forma Como Ações De Colaboração E Atenção ConjuntaThis Master"S Thesis Aims At Analyzing The Way In Which The Collaborative Actions And The Joint Attention Are Organized In Interactions Involving A Child Diagnosed With Autism Spectrum Disorder (Asd) And Her Family Members, From The Interactional Perspective. We Will Focus On This Interactional Organization Through The Mobilization Of Interactive, Verbal, Gestural And Material Resources. Our Central Objective Is To Investigate The Multimodal Resources (Speech, Gestures, Objects, Body Movements) Mobilized By Luiza (Pseudonym Of The Child) And Also By Their Neurotypical Interlocutors During The Processes Of Joint Attention In Everyday Interactions. According To Lai, Lombardo And Baron-Cohen (2014), Asd Is Clinically Described As A Condition That Affects Neurocognitive Development And Compromises In Different Degrees And Forms The Engagement Of The Individual In The Joint Attention, In Actions And In The Participation In Social Interactions. In Analyzing How Collaborative Action And Joint Attention Are StructureDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Análise Linguístico-GestualTranstorno Do Espectro Do AutismoAtenção ConjuntaInteração CorporificadaMultimodalidadeLinguistic-Gestural AnalysisAutism Spectrum DisorderJoint AttentionEmbodied InteractionMultimodalityGestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasLingüística, Letras E ArtesLinguagem E CogniçãoORIGINAL2018-0226.pdfapplication/pdf2011307${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/1/2018-0226.pdf3fd898cb0a81b664ee6a1e5b4abef13fMD51open accessTEXT2018-0226.pdf.txt2018-0226.pdf.txtExtracted texttext/plain266431${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/2/2018-0226.pdf.txt057c8501f90a816acc8b26017697e424MD52open accessTHUMBNAIL2018-0226.pdf.jpg2018-0226.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3626${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/4/2018-0226.pdf.jpg3de2286bd4b8f5d74b865ff29af66662MD54open access11600/522992023-05-15 09:41:21.113open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:41:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
title Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
spellingShingle Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]
Análise Linguístico-Gestual
Transtorno Do Espectro Do Autismo
Atenção Conjunta
Interação Corporificada
Multimodalidade
Linguistic-Gestural Analysis
Autism Spectrum Disorder
Joint Attention
Embodied Interaction
Multimodality
title_short Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
title_full Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
title_fullStr Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
title_full_unstemmed Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
title_sort Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
author Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]
author_facet Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Douglas Vidal [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Fernanda Miranda Da [UNIFESP]
contributor_str_mv Cruz, Fernanda Miranda Da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Linguístico-Gestual
Transtorno Do Espectro Do Autismo
Atenção Conjunta
Interação Corporificada
Multimodalidade
topic Análise Linguístico-Gestual
Transtorno Do Espectro Do Autismo
Atenção Conjunta
Interação Corporificada
Multimodalidade
Linguistic-Gestural Analysis
Autism Spectrum Disorder
Joint Attention
Embodied Interaction
Multimodality
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic-Gestural Analysis
Autism Spectrum Disorder
Joint Attention
Embodied Interaction
Multimodality
description Esta Dissertação De Mestrado Visa A Analisar A Forma Como Se Organizam, Do Ponto De Vista Interacional, As Ações De Colaboração E Construção Da Atenção Conjunta Envolvendo Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectro Do Autismo (Tea) E Seus Familiares. Daremos Enfoque A Essa Organização Interacional Através Da Mobilização De Recursos Interacionais, Verbais, Gestuais E Materiais. Nosso Objetivo Central É Investigar Os Recursos Multimodais (Fala, Gestos, Objetos, Movimentos Corporais) Mobilizados Por Luiza (Pseudônimo Da Criança) E Também Por Seus Interlocutores Neurotípicos Durante Os Processos De Construção Conjunta De Ações Em Interações Cotidianas. De Acordo Com Lai, Lombardo E Baron-Cohen (2014), Tea É Descrito Clinicamente Como Uma Condição Que Afeta O Desenvolvimento Neurocognitivo E Compromete Em Graus E Formas Distintos O Engajamento Do Sujeito Na Construção Conjunta Da Atenção, Das Ações E Na Participação Em Interações Sociais. Ao Analisar A Forma Como Ações De Colaboração E Atenção Conjunta
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6443529
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52299
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0226.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6443529
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52299
identifier_str_mv 2018-0226.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/1/2018-0226.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/2/2018-0226.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52299/4/2018-0226.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fd898cb0a81b664ee6a1e5b4abef13f
057c8501f90a816acc8b26017697e424
3de2286bd4b8f5d74b865ff29af66662
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764194695610368