Iconografia Paulistana: um estudo das pinturas "Rua 25 de Março", de Antonio Ferrigno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Stefanie Clarice Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62912
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo e análise das paisagens homônimas Rua 25 de Março, do pintor italiano Antonio Ferrigno (1863-1940). As três obras possuem dimensões semelhantes, e representam a paisagem da Rua 25 de Março tomada de um mesmo ponto de vista, apresentando elementos similares em três diferentes versões. Seus respectivos acervos são uma Coleção Particular e dois museus paulistanos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. As obras também fazem parte de um conjunto maior de paisagens urbanas produzidas pelo artista ao longo dos doze anos em que esteve no Brasil (1893-1905), as quais retratam a região da Várzea do Carmo, local de representação de outras paisagens da iconografia paulistana. Também são analisadas as contribuições de Ferrigno para a produção sobre a cidade paulista, ao lado de artistas brasileiros e estrangeiros atuantes em São Paulo no final do século XIX, e para a temática urbana, dialogando com seus mestres, colegas e outros artistas italianos ou presentes na Itália durante o período de sua formação.
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