Iconografia Paulistana: um estudo das pinturas "Rua 25 de Março", de Antonio Ferrigno.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62912 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o estudo e análise das paisagens homônimas Rua 25 de Março, do pintor italiano Antonio Ferrigno (1863-1940). As três obras possuem dimensões semelhantes, e representam a paisagem da Rua 25 de Março tomada de um mesmo ponto de vista, apresentando elementos similares em três diferentes versões. Seus respectivos acervos são uma Coleção Particular e dois museus paulistanos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. As obras também fazem parte de um conjunto maior de paisagens urbanas produzidas pelo artista ao longo dos doze anos em que esteve no Brasil (1893-1905), as quais retratam a região da Várzea do Carmo, local de representação de outras paisagens da iconografia paulistana. Também são analisadas as contribuições de Ferrigno para a produção sobre a cidade paulista, ao lado de artistas brasileiros e estrangeiros atuantes em São Paulo no final do século XIX, e para a temática urbana, dialogando com seus mestres, colegas e outros artistas italianos ou presentes na Itália durante o período de sua formação. |
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Iconografia Paulistana: um estudo das pinturas "Rua 25 de Março", de Antonio Ferrigno.Antonio FerrignoIconografia PaulistanaSéculo XIXPaisagem UrbanaEste trabalho tem como objetivo o estudo e análise das paisagens homônimas Rua 25 de Março, do pintor italiano Antonio Ferrigno (1863-1940). As três obras possuem dimensões semelhantes, e representam a paisagem da Rua 25 de Março tomada de um mesmo ponto de vista, apresentando elementos similares em três diferentes versões. Seus respectivos acervos são uma Coleção Particular e dois museus paulistanos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. As obras também fazem parte de um conjunto maior de paisagens urbanas produzidas pelo artista ao longo dos doze anos em que esteve no Brasil (1893-1905), as quais retratam a região da Várzea do Carmo, local de representação de outras paisagens da iconografia paulistana. Também são analisadas as contribuições de Ferrigno para a produção sobre a cidade paulista, ao lado de artistas brasileiros e estrangeiros atuantes em São Paulo no final do século XIX, e para a temática urbana, dialogando com seus mestres, colegas e outros artistas italianos ou presentes na Itália durante o período de sua formação.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2020/04185-9Universidade Federal de São PauloDias, Elainehttp://lattes.cnpq.br/8651231758923233http://lattes.cnpq.br/9173897264294713Moysés, Stefanie Clarice Ramos2022-02-16T18:45:07Z2022-02-16T18:45:07Z2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion113application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:28:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62912Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:28:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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