Avaliação comportamental e eletrofisiológica da audição em indivíduos gagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Raquel [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23043
Resumo: Introdução: As alteracoes de fala e linguagem podem estar associadas com alteracoes no processamento da informacao recebida via o sentido da audicao. Estudos demonstraram que existe uma correlacao entre o processamento das informacoes auditivas, as vias visuais e a dificuldade de linguagem expressiva, a qual pode ter manifestacao na fluencia da fala e ser caracterizada como gagueira. Para a avaliacao dos processos neuroaudiologicos envolvidos na gagueira, pode-se realizar a avaliacao comportamental do processamento auditivo, potencial evocado auditivo de curta e longa latencia. Objetivo: Caracterizar e comparar as medidas eletrofisiologicas e comportamentais do processamento auditivo em individuos com e sem gagueira. Metodo: Foram selecionados 41 adultos (18 a 46 anos de idade), sendo que 20 individuos diagnosticados com gagueira, com grau de severidade de muito leve a severo que foram comparados com individuos sem gagueira, de mesma escolaridade e genero. Os individuos com gagueira realizaram avaliacao especifica da gagueira, e todos os individuos (com e sem gagueira) realizaram a avaliacao audiologica (audiometria tonal, vocal, imitanciometria e pesquisa dos reflexos acusticos), avaliacao comportamental do processamento auditivo, avaliacao eletrofisiologica (potencial evocado auditivo de curta e longa latencia). Os dados foram submetidos a analise estatistica, com nivel de significancia 0,05. Utilizando os testes de Fisher, Mann-Whitney, Qui quadrado e McNemar. Resultados: Os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracoes no processamento auditivo, sendo os testes em que foram encontradas diferencas estatisticas significantes quanto a alteracao foram teste dicotico nao verbal na etapa de atencao livre e escuta direcionada a direita e a esquerda, o teste SSW, o teste de memoria sequencial nao verbal e o teste dicotico consoante vogal. Na avaliacao do potencial evocado auditivo de curta latencia os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracao neste potencial, sendo a alteracao mais encontrada de tronco encefalico baixo. Na avaliacao do potencial evocado auditivo de longa latencia, os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracao, sendo a alteracao mais encontrada a ausencia do componente N2. Conclusao: Os individuos com gagueira apresentam maior ocorrencia de alteracoes no processamento auditivo, no potencial evocado auditivo de curta e longa latencia
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spelling Avaliação comportamental e eletrofisiológica da audição em indivíduos gagosBehavioral and electrophysiological hearing evaluation in stutterersHumanosAdultoGagueiraAudiçãoPotenciais Evocados AuditivosPotencial Evocado P300Introdução: As alteracoes de fala e linguagem podem estar associadas com alteracoes no processamento da informacao recebida via o sentido da audicao. Estudos demonstraram que existe uma correlacao entre o processamento das informacoes auditivas, as vias visuais e a dificuldade de linguagem expressiva, a qual pode ter manifestacao na fluencia da fala e ser caracterizada como gagueira. Para a avaliacao dos processos neuroaudiologicos envolvidos na gagueira, pode-se realizar a avaliacao comportamental do processamento auditivo, potencial evocado auditivo de curta e longa latencia. Objetivo: Caracterizar e comparar as medidas eletrofisiologicas e comportamentais do processamento auditivo em individuos com e sem gagueira. Metodo: Foram selecionados 41 adultos (18 a 46 anos de idade), sendo que 20 individuos diagnosticados com gagueira, com grau de severidade de muito leve a severo que foram comparados com individuos sem gagueira, de mesma escolaridade e genero. Os individuos com gagueira realizaram avaliacao especifica da gagueira, e todos os individuos (com e sem gagueira) realizaram a avaliacao audiologica (audiometria tonal, vocal, imitanciometria e pesquisa dos reflexos acusticos), avaliacao comportamental do processamento auditivo, avaliacao eletrofisiologica (potencial evocado auditivo de curta e longa latencia). Os dados foram submetidos a analise estatistica, com nivel de significancia 0,05. Utilizando os testes de Fisher, Mann-Whitney, Qui quadrado e McNemar. Resultados: Os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracoes no processamento auditivo, sendo os testes em que foram encontradas diferencas estatisticas significantes quanto a alteracao foram teste dicotico nao verbal na etapa de atencao livre e escuta direcionada a direita e a esquerda, o teste SSW, o teste de memoria sequencial nao verbal e o teste dicotico consoante vogal. Na avaliacao do potencial evocado auditivo de curta latencia os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracao neste potencial, sendo a alteracao mais encontrada de tronco encefalico baixo. Na avaliacao do potencial evocado auditivo de longa latencia, os individuos com gagueira apresentaram maior ocorrencia de alteracao, sendo a alteracao mais encontrada a ausencia do componente N2. Conclusao: Os individuos com gagueira apresentam maior ocorrencia de alteracoes no processamento auditivo, no potencial evocado auditivo de curta e longa latencia Introduction: Speech and language disorders may be associated with difficulties in processing the information received through the sense of hearing. Studies have shown a correlation between the auditory processing, visual pathways and expressive language disorders which can cause speech fluency problems characterized as stuttering. To assess the neuroaudiological process involved in stuttering one can perform an evaluation of the central auditory processing, an evaluation of the shortlatency auditory evoked potential and an evaluation of the longlatency auditory evoked potential. Objective: This study has the purpose of characterizing and comparing the results obtained on the evaluation of the central auditory process and the evaluation of the auditory evoked potentials of individuals with and without stuttering. Method: 41 adults participated on this study (18 to 46 years old), 20 of them had diagnosed stuttering ranging from very mild to severe. These individuals were compared to individuals without stuttering with the same educational level and gender. All individuals with stuttering were submitted to a stuttering evaluation, basic audiological assessment (puretone thresholds, speech recognition thresholds, word recognition test, tympanometry, and acoustic reflex threshold), the evaluation of the central auditory processing and evaluation of the auditory evoked potentials (brainstem and longlatency auditory evoked potential). Data were statistically analyzed with the Fisher test, the Mann – Whitney test, the ChiSquared test and McNemar test (P< 0.05). Results: Data collected suggested that individuals who stutter tend to show auditory processing disorder. Statistically differences were found on the dichotic digits test (free recall and selective attention task), the SSW test, the pitch pattern sequence test (PPS – nonverbal) and the dichotic nonsense syllables test. The auditory evoked potential results presented by this group also showed variations. The most common findings were the alteration on the lower brainstem on the shortlatency evoked potential and the absence of N2 wave component on the longlatency evoked potential. Conclusion: Individuals who stutter tend to present central auditory processing disorders and alterations on the brainstem and longlatency auditory evoked potentials.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gil, Daniela [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6363626867862971http://lattes.cnpq.br/3088182605673960Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Prestes, Raquel [UNIFESP]2015-12-06T23:46:31Z2015-12-06T23:46:31Z2014info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion101 f.application/pdfPRESTES, Raquel. Avaliação comportamental e eletrofisiológica da audição em indivíduos gagos. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.Tese-14233.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T12:44:38Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/23043Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T12:44:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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