O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253 |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade. |
id |
UFSP_2cb6426d2f176e39fa5772e804f61564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66253 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São PauloThe curricular internship: an experience report on initial training in the course of Pedagogy at the Federal University of São PauloEstágio curricularResidência pedagógicaFormação de professoresEducação básicaEsse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSerrão, Célia Regina Batista [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]2023-01-05T18:06:35Z2023-01-05T18:06:35Z2023-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion38 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T05:13:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66253Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T05:13:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo The curricular internship: an experience report on initial training in the course of Pedagogy at the Federal University of São Paulo |
title |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
spellingShingle |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP] Estágio curricular Residência pedagógica Formação de professores Educação básica |
title_short |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
title_full |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
title_fullStr |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
title_sort |
O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo |
author |
Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrão, Célia Regina Batista [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5786181991530429 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Residência pedagógica Formação de professores Educação básica |
topic |
Estágio curricular Residência pedagógica Formação de professores Educação básica |
description |
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-05T18:06:35Z 2023-01-05T18:06:35Z 2023-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268333702250496 |