O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.
id UFSP_2cb6426d2f176e39fa5772e804f61564
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66253
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São PauloThe curricular internship: an experience report on initial training in the course of Pedagogy at the Federal University of São PauloEstágio curricularResidência pedagógicaFormação de professoresEducação básicaEsse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSerrão, Célia Regina Batista [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]2023-01-05T18:06:35Z2023-01-05T18:06:35Z2023-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion38 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T05:13:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66253Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T05:13:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
The curricular internship: an experience report on initial training in the course of Pedagogy at the Federal University of São Paulo
title O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
spellingShingle O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]
Estágio curricular
Residência pedagógica
Formação de professores
Educação básica
title_short O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
title_full O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
title_fullStr O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
title_full_unstemmed O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
title_sort O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
author Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]
author_facet Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Célia Regina Batista [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5786181991530429
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Residência pedagógica
Formação de professores
Educação básica
topic Estágio curricular
Residência pedagógica
Formação de professores
Educação básica
description Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-05T18:06:35Z
2023-01-05T18:06:35Z
2023-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268333702250496